sábado, 10 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA:101112


Evangelho (Lucas 16,9-15)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
 

MINUTO DE SABEDORIA:101112

As dores de comunicar
Pe. Zezinho, scj 



Quarenta anos depois acharam o vale prometido.
Moisés não entrou. Foi punido por ter se excedido na liderança e matado demais.
Seu general, Josué teve a honra de levar o povo a terra boa e dadivosa!
Mas Josué também andou exagerando! Depois dele as tribos se dividiram. As brigas internas viraram massacres, estupros e latrocínios.
Como havia acontecido acerca de 700 anos antes no tempo de Jacó e seus filhos.
Agora mandavam os juízes e Israel não tinha um rei.
As tribos atuavam como hordas de sem terra querendo a terra dos outros. A de Dan não hesitou em massacrar o povo de Laís para Ordeiro conseguir terra. E agradeceu a Deus pela graça do massacre seguido de sagros e estupros.
Os guerreiros de Deus tinham se reduzido a isso. A história de Gedeão e Sansão merecem capítulo a parte.
Eram arruaceiros, terroristas, que usavam a fé para seus caprichos.
Havia gente boa em todas as tribos, mas na de Dan e de Benjamin a coisa escapou do controle. Tinham aderido ao banditismo em nome de Javé. Foram punidos pelas outras tribos.
Foi então que pediram ao bom e excelente juiz Samuel que lhes desse um rei. O excelente Samuel cuja história merecia vários livros foi um exemplo de israelita sério, ponderado, justo, desprendido, religioso.
Se vivesse hoje e fosse católico seria declarado santo e venerado como São Samuel, juiz de direito.
Samuel bem que avisou, mas as tribos não o ouviram.
Queriam porque queriam um rei. O rei custaria impostos, desviaria dinheiro para seu grupo e sua família, se não fosse justo mataria, pegaria as melhores mulheres do povo e seria pior dos que os reis invasores...
Bem que Samuel falou! Teimaram. Então, ele sagrou Saul. Não deu outra. Saul era um psicopata e além disso deprimido, um bipolar.
Variava da ternura para o ódio em minutos.
Samuel que ainda tinha autoridade apoiou o guerrilheiro Davi que na verdade não queria matar o rei que era pai de seu bom amigo Jonatas. Teve chance de matá-lo e não o fez.
Mas não teve jeito. Saul endoidou. Morreu doido.
Davi foi _________ como rei e entre um erro e outro numa e outra morte selvagem revelou-se _________ e foi um bom rei.
Santo ele não era, mas assumiu seus pecados. Era músico, poeta e pensador.
Pouco instruído, mas inteligente, chegou a mais de 80% de popularidade. Era o "cara" daqueles dias. Falou bobagens e fez bobagens, mas acertou mais do que errou. O país prosperou com ele.
Mas seus filhos não eram flor que se cheirasse. Teve inúmeros filhos, mas Roboão, Jeroboão, Salomão, os de mais destaque, também pintaram e bordaram. Jeroboão morreu enquanto caçava o pai para matá-lo...
Salomão o sucedeu no trono e as primeiras coisas que fez foi matar o meio irmão ( ) e muitos secretários e generais que tinham servido seu pai.
Tido como sábio e justo, Salomão foi um tremendo marketeiro.
Sabia se vender como "o cara". Abusou das estatísticas. Todos os números eram superlativos.
O "cara" era o máximo dos máximos. Nunca antes Israel tinha tido um rei como ele. Aliás o mundo nunca tinha ninguém mais do que ele.
Ele até falara duas vezes cara a cara com Javé e Javé achava que ele era o cara!
Escrevera mil poemas e canções, tinha mais de três mil pensamentos, tinha mil mulheres, fizera o maior templo, o mais palácio, tinha a maior cavalaria, tinha os maiores navios e os reis desfilavam para tê-lo por perto.
Nunca ninguém tinha tanto quanto ele.
Salomão tinha visto Deus duas vezes e sentia-se um semideus.
Cercado de mulheres, súditos, ouro, poder e marketing, celebrado como culto, justo, sábio, morreu adorando Quemós, Astarte e os deuses de suas mulheres.
O marketing que o levou foi o mesmo que o derrotou. Perdera a noção do limite.
O midiático Salomão perdera a perspectiva.
Por volta do ano 750 um tal Isaias desandou a profetizar sobre Javé e seu povo. Na concepção de Jeremias, Israel traíra Javé. Foi um dos maiores profetas de Israel. Dizem que foi assassinado por ( ) porque suas profecias incomodavam a aliança do rei com os ( ).
Não foi diferente com Jeremias (650 a.C) cem anos depois. Entrava e saía da prisão por condenar as alianças políticas do povo de Israel no já dividido reino de Judá e Israel.
Por volta de 760 a.C, um profeta menor, mas de boca grande desandou a dizer verdades contra um reino com o rei em altíssima operação. O rei era Jeroboão II. A economia ia de vento em polpa. O ouro corria solto. A corrupção, também. As mulheres esbanjavam fortunas. A exportação ia bem. Quem ia ser louco de ir contra um rei com pelo menos 90% de aprovação?
Jeroboão depois do marketeado Salomão era o "cara".
Pois não é que Amós este profeta colono, plantador de sicômoros e criador de ovelhas se pôs a questionar aquele progresso?
Dinheiro demais e violência e banditismo, mortes e latrocínios nas ruas e corrupção por toda a parte. Ele não era profeta nem dizia que filho de profeta, mas não precisa ser para ver que o reino de Israel do Norte estava indo para o buraco. Insegurança, violência e corrupção seriam a causa da ruína.
Proibiram-no de pregar no templo de Betel. Estava atrapalhando inclusive a fé...
Veio Oséias que disse a mesma coisa e foi visto como louco, doido varrido. Ele também não cooperava. Andou comendo excremento, fazendo caretas e dizendo coisas de doido. Mas estava drasticamente representando e mostrando no que seu povo se tornara: um povo que nadava em dinheiro, mas devorava porcaria.
Em 622 - 621 a.C os Assírios, tendo a frente ( ) derrotaram Israel e levaram ( ) pessoas para o exílio. Amós e Oséias estavam certos. 

www.padrezezinhoscj.com 

SANTO DO DIA:101112

 


  

10 de novembro

São Leão I
Eleito com o nome de Leão I, foi um dos maiores pontífices da história do cristianismo, embora pouco se saiba sobre sua vida antes de ocupar a Cátedra de Pedro. É venerado por sua profunda sabedoria, suas extraordinárias virtudes e sua brilhante direção, como relatam os historiadores e teólogos.

Leão nasceu por volta do ano 400, na região da Toscana, onde está situada a cidade de Roma. Tornou-se sacerdote muito jovem e fez carreira consolidada num trabalho brilhante. Em 430, já era arcediácono e depois foi conselheiro dos papas Celestino I e Xisto III. Era tão respeitado e conceituado que, após a morte deste último papa, foi eleito para substituí-lo Com o título de Leão I, assumiu o governo da Igreja em agosto do ano 440.

Eram tempos difíceis. Por um lado, o Império Romano esfacelava-se e já não conseguia conter as hordas de bárbaros que invadiam e saqueavam seus domínios. Por outro lado, a Igreja enfrentava divisões e dissidências doutrinárias em seu interior. Um panorama tão sombrio que só não levou o Ocidente ao caos por causa da atuação de Leão I nos dois terrenos: o espiritual e o material.

Na esfera espiritual, ele permaneceu firme, defendendo as verdades do catolicismo diante das grandes heresias que sacudiram o século V, e atuou participando de discussões, encontros e concílios. Foi nessa época que escreveu um dos documentos mais importantes para a fé: a "Carta dogmática a Flaviano", o patriarca de Constantinopla, defendendo as posições ortodoxas do cristianismo. "Pedro falou pela boca de Leão", diziam os sacerdotes da Igreja que acabavam concordando com os argumentos. Estão guardados mais de cem dos seus sermões, além de cento e quarenta e três cartas contendo ensinamentos sobre a fé cristã, seguidos e respeitados ainda hoje.

Já no plano material, era o único que poderia conseguir, graças ao seu prestígio e à sua eloqüência, que o terrível rei Átila, comandante dos bárbaros hunos, não destruísse Roma e a Itália. A missão poderia ser fatal, pois Átila já invadira, conquistara e destruíra a ferro e fogo o norte do país. Mesmo assim Leão I foi ao seu encontro e saiu vitorioso da situação. Mais tarde, foi a vez de conter os vândalos, que, liderados pelo chefe bárbaro Genserico, entraram em Roma. Só não atearam fogo à Cidade Eterna e não dizimaram sua população graças à atuação do grande pontífice.

Não existem relatos sobre os seus últimos dias de vida. O livro dos papas diz que Leão I governou vinte e um anos, um mês e treze dias. Faleceu no dia 10 de novembro de 461 e foi sepultado na Basílica de São Pedro, em Roma. O papa Bento XIV proclamou-o doutor da Igreja em 1754. Leão I foi o primeiro papa a receber o título de "o Magno". São Leão Magno...rogai por nós.
 

PJMJ; GALERIA DE FOTOS:051112

REUNIÃO TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA JESUS, MARIA E JOSÉ EM 05 NOVEMBRO DE 2012                          
























PJMJ; SANTA MISSA;041112

MOMENTOS DA CELEBRAÇÃO DOMINGO DIA 04 NOVEMBRO 2012 (17Hs00), CELEBRADA PELA Pe. ASSIS COM A PARTICIPAÇÃO NA LITURGIA E CÂNTICOS DA EQUIPE DO TERÇO DOS HOMENS PJMJ










THPJMJ-ANT.BEZRRRA:311012

 O TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA JESUS, MARIA E JOSÉ AGRADECE A COMUNIDADE SANTA TEREZINHA (AUTRAN NUNES ) O CONVITE A PARTICIPAR DO MOMENTO EM AÇÃO DE GRAÇAS PELA PASSAGEM DO 8º ANIVERSÁRIO DE EVAGELIZAÇÃO CELEBRADA PELO SEMINARISTA,JOÃO.(JOÃOZINHO)







TERÇO NA PRAÇA:041112











O TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA JESUS, MARIA E JOSÉ AGRADECE A COMUNIDADE ROSA MÍSTICA O CONVITE E A PARTICIPAÇÃO NO TERÇO NA PRAÇA DE SUA COMUNIDADE.
A COMUNIDADE DO TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA JESUS, MARIA E JOSÉ PARABENIZA O COMPANHEIRO DE CAMINHADA MARCELI GOMES PELA PASSAGEM DE SEU ANIVERSÁRIO.



A COMUNIDADE  DO TERÇO DOS HOMENS DA  PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO, FOI  CONVIDADA PARA A RECITAÇÃO DO SANTO TERÇO MARIANO.

LEITURA E REFLEXÃO DO EVANGELHO FEITA PELA COMUNIDADE   RAINHA DA PAZ.

O ENCERRAMENTO DO TERÇO FEITO PELA SRa D. AUXILIADORA MINISTRA DA EUCARISTIA DA PARÓQUIA JESUS, MARIA E JOSÉ, COM A BENÇÃO FINAL.


PARABÉNS COMUNIDADE ROSA MISTICA. 


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA:081112


Evangelho (Lucas 15,1-10)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar.2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.
8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA:081112







8 de novembro

São Godofredo
Os pais de Godofredo rezaram muito para que Deus lhes desse um herdeiro. Até que, em 1066, ele nasceu no castelo da família em Soissons, onde foi batizado com um nome que já apontava a direção que seguiria. Godofredo quer dizer paz de Deus, e foi o que este francês espalhou por onde passou durante toda a vida.

Com cinco anos, foi entregue para ser educado pelos monges beneditinos e do convívio com a religiosidade nunca mais se afastou. Quando a educação se completou, foi para o Convento de São Quintino e ordenou-se sacerdote aos vinte e cinco anos de idade.

A sua integridade de caráter, profundidade nos conhecimentos dos assuntos da fé, bem como a visão social que demonstrava, logo chamaram a atenção dos superiores. Tanto que foi nomeado abade do Convento de Nogent, com a delicada missão de restabelecer as regras disciplinares dos monges, muito afastados do ideal da vida cristã. Em poucos anos a comunidade mudou completamente, tornando-se um centro que atraía religiosos de outras localidades que ali passaram a buscar orientação e conselhos de Godofredo.

Quando os monges de um convento famoso, rico e poderoso o convidaram para ser o abade, ele recusou. O que desejava era viver no seguimento de Cristo, dedicando-se à caridade e trabalhando no amparo e proteção aos pobres e doentes, e não o poder ou a ostentação. Era comum ver os mendigos e leprosos participando da sua mesa, pois acolhia todos os necessitados com abrigo e esmolas fartas. Suas virtudes levaram o povo e o clero a eleger Godofredo bispo de Amiens, mas ele só aceitou a diocese depois de receber ordem escrita do próprio papa.

Outra missão difícil para Godofredo. Lá, os ricos e poderosos preferiam a vida de muitos vícios, prazeres e luxos, sem nenhuma virtude e ligação com os ensinamentos cristãos. Começou empregando toda a força e eloqüência de sua pregação contra esses abusos denunciando-os do próprio púlpito. O que quase lhe causou a morte num atentado encomendado. Colocaram veneno em seu vinho, mas o plano foi descoberto antes.

Considerando-se inapto, renunciou ao cargo e retirou-se para um local ermo. Só que nem os superiores, nem o povo aceitaram a demissão e Godofredo foi reconduzido ao cargo. Mas foi por pouco tempo. Durante uma peregrinação à igreja de São Crispim e São Crispiniano, situada em Soissons, sua cidade natal, ele adoeceu. Morreu no dia 8 de novembro de 1115, no convento dedicada aos dois santos padroeiros dos sapateiros, onde foi enterrado. São Godofredo...Rogai por nós.