quinta-feira, 23 de maio de 2013

MINUTO DE SABEDORIA;230513


A grande dor de um pai
Um adolescente que cresceu no Sul da Espanha, em uma pequena comunidade chamada Estepona, conta que certo dia seu pai lhe disse que ele podia levá-lo de carro até um vilarejo isolado, mais ou menos a trinta quilômetros dali. 

A condição única era de que levasse o carro a uma oficina ali perto. Jason acabara de aprender a dirigir e aceitou na hora a gloriosa oportunidade. 

Levou o pai até a localidade, prometendo que retornaria às 4 horas da tarde. Foi até a oficina, deixou o carro para conserto e como tivesse algumas horas livres, decidiu assistir a dois filmes em um cinema perto da oficina. 

Empolgado pelos filmes, não viu a hora passar e quando acabou a sessão, eram seis horas. 

Ele estava com duas horas de atraso. Imaginou que seu pai ficaria muito zangado e nunca mais o deixaria dirigir. 

Por isso, pegou o carro na oficina e foi até o local onde deveria se encontrar com seu pai que aguardava, pacientemente, na esquina. 

Pediu desculpas pelo atraso e disse a ele que tinha vindo o mais rápido que pudera. O problema é que o carro havia necessitado uns consertos maiores e então se atrasara. 

Nunca mais Jason haveria de esquecer de como seu pai o olhou naquele momento. 

"Fico desapontado por você achar que precisa mentir para mim. Quando você não apareceu na hora combinada, liguei para a oficina para ver se havia acontecido alguma coisa e eles disseram que o carro já estava pronto há muito tempo. Você é que não tinha aparecido." 

Uma onda de culpa tomou conta de Jason, que resolveu contar toda a verdade. 

O pai ouviu com atenção, enquanto seu rosto se cobria de tristeza. 

"Estou muito triste. Não com você, mas comigo. Sabe, eu me dou conta de que fracassei como pai, já que depois de todos esses anos você ainda acha que precisa mentir para mim. 

Fracassei porque criei um filho que não consegue nem dizer a verdade ao próprio pai. Vou voltar para casa andando, para poder pensar onde errei todos esses anos." 

"Pai", disse Jason. "são trinta quilômetros até nossa casa. Está escuro. Você não pode voltar andando." 

Mas os protestos do garoto de nada adiantaram. O pai começou a andar pela estrada empoeirada..., mãos nos bolsos, cabisbaixo. 

Rapidamente, o adolescente pulou para dentro do carro e o seguiu de perto, esperando que ele fosse desistir. 

Durante todo o caminho, ele implorou, dizendo que estava muito arrependido. Mas o pai continuou a caminhar em silêncio, pensando e sofrendo. 

Jason dirigiu atrás dele por trinta quilômetros, numa média de oito quilômetros por hora. 

Ver seu pai sofrendo tanto física, quanto emocionalmente foi a experiência mais perturbadora e dolorosa que Jason já havia enfrentado. 

Foi, também, a melhor das lições. Ele se decidiu a nunca mais mentir. 

*** 

Pais decididos a bem orientarem seus filhos, têm posturas definidas e não se importam o quanto lhes custe para ensinar o que seja correto. 

Pode ser apenas uma longa caminhada de trinta quilômetros, ou pode ser uma quase interminável jornada de toda uma vida. 

O importante é que os filhos cresçam para a luz, o bem e o amor, porque este é o objetivo maior da vida na Terra.
 

Autor:
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no cap. "Um longo caminho para casa", de autoria de Jason Bocarro, do livro Histórias para aquecer o coração dos adolescentes, de Jack Canfield, Mark Victor Hansen e Kimberly Kirberger.
Som de Fundo:
"In The Morning Light"

MOMENTO DE REFLEXÃO;230513


·                                 O violino de uma corda só
·                                 2. Era uma vez um grande violinista chamado Paganini. Alguns diziam que ele era muito estranho. Outros, que era sobrenatural. Ninguém queria perder a oportunidade de ver seu espetáculo.   Numa certa noite, o palco repleto de admiradores, estava preparado para recebê-lo. A orquestra entrou e foi aplaudida, o maestro, ovacionado. Mas quando Paganini entrou, o público delirou. Paganini coloca o violino no ombro e o que se segue é indescritível ...
·                                 3. De repente, um som estranho interrompe o devaneio da platéia. Uma das cordas do violino arrebenta. O maestro parou. A orquestra parou. Mas Paganini continuava a tirar sons deliciosos de um violino com problemas. O maestro e a orquestra, empolgados, voltam a tocar.   Quando tudo parecia bem, outra corda quebra. Todos param novamente, menos Paganini, que continua a tirar sons maravilhosos. Empolgados, todos voltam a tocar.
·                                 4. Mas outro som perturbador ecoa no auditório. Mais uma corda. Todos param novamente. Mas Paganini não pára. Como se nada tivesse acontecido, ele esquece as dificuldades e avança tirando sons do impossível. O maestro e a orquestra impressionados, voltam a tocar.
·                                 5. O público parte do silêncio para a euforia, da inércia para o delírio. Paganini atinge a glória. Seu nome corre através do tempo. Ele não é apenas um violinista genial. É o símbolo do profissional diante do impossível ...
·                                 6. Problemas sempre surgem em nossa vida, mas eles sempre surgirão de forma inesperada.   Nem tudo estará perdido. Procure perceber que existirá uma corda que ainda pode ser tocada e é tocando nela que você exercerá o seu talento, a vida sempre lhe deixará uma. Nunca desista. Ainda existe a corda da persistência inteligente de “tentar mais uma vez”. Desperte o Paganini que existe em você e avance para vencer ...
·                                 7. Vitória é a arte de continuar onde outros resolvem parar. Quando tudo parece ruir, dê uma chance a você mesmo e vá em frente. Nunca a vida lhe quebrará todas as cordas. É sempre a corda esquecida que lhe dará o maior resultado. Mas, se por acaso, você estiver mesmo no fundo do poço, esta é a sua chance de tocar a melhor corda do Universo: Deus
·                                 8. E o som que você ouve a seguir o transformará num campeão...
·                                  

VOLANTE DE CÂNTICOS PARA MÊS DE JUNHO 2013; 230513


 Paróquia Jesus, Maria   e   José.   Pastoral   da  
  Liturgia.    Volante    Mês    de  Junho 2013.      WWW.pjmjfortaleza.blogspot.com 

                                                                                                                          01. Levanta, és Igreja também! E Deus quer fazer uma obra acontecer na tua vida.  2.Desperta tu que dormes, e a luz do Senhor; Encherá de esplendor a tua vida.  3.Somos povo de Deus, Ele espera de nós; Uma resposta, nosso sim. Somos povos de Deus, Ele luta por nós; E a vitória já foi conquistada.


02. Tu anseias  eu bem sei, por salvação  tens desejo de banir a escuridão abre  pois de par em par teu coração e deixa a luz do céu entrar.
Deixa a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar ) Deixa a luz do céu entrar ( deixa a luz céu entrar ) abre bem as portas do teu coração e deixa a luz do céu entrar.
2. Cristo a luz do céu , em ti quer habitar para as trevas do pecado dissipar, teu caminho e coração iluminar e deixa a luz do céu entrar.  (REFRÃO)
3. Que alegria andar ao brilho dessa luz vida eterna e paz no coração produz Oh! Aceita agora o salvador Jesus e deixa a luz do céu entrar.  (REFRÃO)
  
03. Eis-me aqui Senhor! (2x)
Pra fazer Tua Vontade pra viver do Teu Amor (2x) Eis-me aqui Senhor!

 1. O Senhor é o Pastor que me conduz Por caminhos nunca vistos me enviou. Sou chamado a ser fermento sal e luz E por isso respondi: aqui estou!
2.Ele pôs em minha boca uma canção  Me ungiu como profeta e trovador. Da história e da vida do meu povo E por isso respondi: aqui estou!
3.Ponho a minha confiança no Senhor Da esperança sou chamado a ser sinal. Seu ouvido se inclinou ao meu clamor E por isso respondi: aqui estou!
 
04.  Tomado pela mão com Jesus eu vou. Sigo-o  como    ovelha   que   encontrou pastor.  Tomado  pela  mão  com Jesus eu vou, aonde ele for.  (bis)
2. Se Jesus me diz: amigo, deixa tudo e vem comigo, onde tudo é mais formoso e mais feliz. Se Jesus me diz: amigo, deixa tudo e vem comigo, eu minha mão porei na sua e irei com ele.
3. Eu te levarei amigo a um lugar comigo onde o sol e as estrelas brilham mais. Eu te levarei amigo a um lugar comigo onde tudo é mais formoso e mais feliz.

05. Aleluia, aleluia! Tu és Pedro, aleluia/ Aleluia, aleluia! Tu és Pedro, aleluia.
És a rocha viva Cristo te escolheu/ Quando a Simão Pedro disse: Eu te darei / Do meu Reino as chaves, eis a minha Igreja/ Sobre esta pedra edificarei. Cristo Salvador, a pedra angular/ Que ampara tudo, pois é homem-Deus/ Escolheu a Pedro para sustentar/ Como rocha viva o edifício seu. Eis que estarei convosco ate o fim/ Do inferno as forças não triunfarão/ Foi Jesus, um dia, que falou assim/ Dando a sua Igreja perenização.

06.  Ofertas singelas, pão e vinho sobre a mesa colocamos.  Sinal do trabalho que fizemos e aqui depositamos.
É teu também nosso coração.
Aceita, Senhor, a nossa oferta  que será depois, na certa,  o teu próprio ser: (2x)
2. Recebe, Senhor da natureza, todo o fruto que colhemos.  Recebe o louvor de nossas obras e o progresso que fizemos. É teu também nosso coração.
3. Sabemos que tudo tem valor depois que a terra visitaste;  Embora tivéssemos pecado, foi bem mais o que pagaste. É teu também nosso coração.

07.  Quem nos separará? Quem vai nos separar?  Do amor de cristo Quem nos separará?   Se ele é por nós, Quem será, quem será contra nós?
Quem vai nos separar do amor de cristo? Quem será?
2. Nem a espada ou perigo, Nem os erros do meu irmão! Nenhuma das criaturas, Nem a condenação.
3. Nem a vida, Nem a morte, A tristeza ou aflição, Nem o passado nem presente, O futuro  nem  opressão.
4.  Nem as alturas, Nem os abismo, Nem tão pouco a perseguição. Nem a angústia, a dor, a fome, Nem a tribulação.
 
08.  A mesa santa que preparamos,  mãos que se elevam  a ti, ó Senhor.   O pão e o vinho, frutos da terra,  duro trabalho, carinho e amor.  Ô, ô, ô, recebe, Senhor!  Ô, ô, recebe, Senhor!
2.  Flores, espinhos, dor e alegria.  Pais, mães e filhos diante do altar.  A nossa oferta, em nova festa,  a nossa dor vem, Senhor, transformar.  Ô, ô, ô, recebe, Senhor!  Ô, ô, recebe, Senhor!
3.  A vida nova, nova família,  que celebramos, aqui tem lugar.  Tua bondade, vem com fartura.  É só saber reunir, partilhar. * Ô, ô, ô, recebe, Senhor!  Ô, ô, recebe, Senhor!


09.   Vou te oferecer a vida e tudo que eu já sei viver. Tempo e trabalho, amor que eu espalho, são coisas que me fazem crer.
2-  Vou te oferecer o pranto, aquilo que é meu sofrer. Paz que ainda não sei e tudo que errei, são coisas que me fazem crer.
3-  Pão e vinho são sinais do teu amor, neles vou saber viver. Alegria e dor, eu vou te oferecer. São coisas que me fazem crer.

10. Procuro abrigo nos corações, de porta em porta desejo entrar.  Se alguém me acolhe com gratidão,  faremos juntos a refeição.
2.  Eu nasci pra caminhar assim,  dia e noite, vou até o fim.  O meu rosto o forte sol queimou,  meu cabelo o orvalho já molhou.  Eu cumpro a ordem do meu coração.
3.  Vou batendo até alguém abrir.  Não descanso: o amor me faz seguir.  É feliz quem ouve a minha  voz,  e  abre a porta, entro bem veloz.  Eu cumpro a ordem do meu coração.
4.  Junto à mesa vou sentar depois  e faremos  refeição, nós
dois.  Sentirá seu coração arder; e esta chama tenho que acender.  Eu cumpro a ordem do meu coração.
4. Aqui dentro o amor nos entretém;  e lá fora, o dia eterno
vem.   Finalmente nós seremos
um,  e teremos tudo em comum.  Eu cumpro a ordem do meu coração.

11.  Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão. Se fecharem uns poucos caminhos, mil trilhas nascerão. Muito tempo não dura a verdade, nestas margens estreitas demais. Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais!
É Jesus este pão da igualdade, viemos pra comungar. Com a luta sofrida do povo que quer ter voz, ter vez, lugar. Comungar é tornar-se um perigo, viemos pra incomodar. Com a fé e união os nossos passos um dia vão chegar.
2.  O Espírito é vento incessante, que nada há de prender. Ele sopra até no absurdo que a gente não quer ver. No banquete da festa de uns poucos, só rico se sentou. Nosso Deus fica ao lado dos pobres colhendo o que sobrou.
3.  O poder tem raízes na areia, o tempo faz cair. União é a rocha que o povo usou pra construir. Toda luta verá o seu dia nascer da escuridão. Ensaiamos a festa e a alegria fazendo comunhão.
                                                                                                                                                                   12.  Tu te abeiraste da praia,  não buscaste nem sábios, nem ricos;  somente queres que eu te siga.
Senhor, tu me olhaste nos olhos, A sorrir, pronunciaste meu nome.  Lá na praia eu larguei o meu barco,  junto a ti, buscarei outro mar.
2. Tu, sabes bem que em meu barco  eu não tenho nem ouro, nem espadas;  somente redes e o meu trabalho.
3. Tu, minhas mãos solicitas,  meu cansaço que a outros descanse, amor que almeja seguir amando.
4. Tu, pescador de outros lagos,  ânsia eterna de homens que esperam.  Bondoso amigo que assim me chamas.

13. Senhor, estou nesse momento aqui, em tuas chagas eu vou pedir:
Cura-me, cura-me e lava o meu passado com teu sangue derramado.
2. Senhor a minha dor dentro de mim;  Os erros que eu cometi:  Cura-me, cura-me e lava o meu passado com teu sangue derramado...
Vem ser a voz, que me aconselha;
Vem ser o ar, que eu respiro;
Pois tu és o pão, que me sustenta;
Tu és o Deus, que me alimenta.
Cura-me Senhor, Cura-me Senhor,
Enxuga ás minhas lágrimas de dor.
Cura-me Senhor, cura-me Senhor...
Enxuga ás minhas lágrimas de amor.
 
14.   Senhor, eu sei que é teu este lugar, todos querem te adorar, toma tu a direção.  Sim oh vem, oh santo espírito os espaços preencher.  Reverência à tua voz vamos fazer.
Podes reinar, Senhor Jesus, oh sim. Teu poder teu povo sentirá/ que bom, senhor, saber que estás presente aqui. Reina, senhor, neste lugar.
2. Visita cada irmão, oh meu senhor, dá-lhe paz interior e razões pra te louvar. Desfaz todas tristezas, incertezas, desamor, glorifica o teu nome, oh meu senhor.


15. Pescador, fixo meu olhar no horizonte desse imenso mar. Sei que não posso mais voltar.  Sigo assim, certo da missão que tenho que cumprir, continuar os passos do meu Senhor.
E eu vou jogar minhas redes onde o Senhor me mandar. 
Certo de que vou enchê-las de almas pro Reino de Deus.
2. Sim Senhor, eu Te amo de todo o coração, não vou te negar. Vou cuidar dos Teus.  Vou falar sem medo a toda alma que encontrar,  vou remar pra dentro desse mar. (refrão)
3-E eu vou jogar minhas redes onde o Senhor me mandar. 
Certo de que vou enchê-las de almas pro Reino de Deus.
4-Eu, um simples Pedro, um pescador. Chamado por Deus a buscar outro mar.  (refrão)

 16Coração Santo, tu reinarás, tu nosso encanto, sempre serás.
1.  Jesus amável, Jesus bondoso, tão amoroso, ó Deus de amor. Aos teus pés venho, se tu me deixas, humildes queixas, sentido expor.
2. Divino peito, que amor inflama, em viva chama, de eterna luz. Porque trazê-la tão ocultada, não adorada, doce Jesus!

17.   Cristo é minha vida, Cristo é o meu viver. Ele me amou e mandou que eu ame você!
2. Não pode amar Deus quem não ama o seu irmão.
Não serve pra Deus quem não serve o seu irmão. (2x)

18. Eu lovarei Eu louvarei   (2x) Eu lovarei o meu Senhor.
1. João viu o mundo dos redimidos, E todos louvaram ao Senhor, Uns oravam, outros cantavam e todos louvavam ao Senhor.
2. Todos unidos, alegres cantavam, Glória e louvores ao Senhor, Glória ao Pai, glória ao Filho, Glória ao Espírito Santo de Amor.
3.  Somos filhos de ti, Pai eterno, Tu nos criaste por amor. Nós te adoramos, te bendizemos, E todos louvamos ao Senhor

19.   Busca em Jesus a plenitude do Santo Espírito e do seu amor, Deixa que ele te envolva em seu calor. Deixa Jesus cuidar das coisas, Que atormentam teu Viver, Qual luz do alto, Ele Virá sobre o teu ser!
Ó, Ó, Ó, Cristo, meu Cristo,
Vem em mim morar. (bis)
Ò, vem cantar com alegria, Encher de paz teu coração,
Ergue o braço e louva a Deus em oração. A Ele dá tuas tristezas, desilusões e tua cruz, Então terás a Vida em nome de Jesus.
 
 

  PASTORAL DA LITURGIA 
   * Este Volante  será usado para    
   as Celebrações do Mês de Junho.

VOLANTE MUSICAS/PENTECOSTES-VISITAÇÃO N. SENHORA140513


           Volante de Cânticos: Dias 19 - 31 de maio 2013  (  Pentecostes / Visitação de N. Senhora )




C. Entrada  (Pentecostes)
01-  Quando o Espírito de Deus soprou o mundo inteiro se iluminou. A esperança na terra brotou, e um povo novo deu-se as mãos e caminhou.
Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador. Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor.
Quando Jesus a terra visitou, a Boa Nova da justiça anunciou. O cego viu, o surdo escutou, e os oprimidos das correntes libertou.
Nosso poder está na união. O mundo novo vem de Deus e dos irmãos. Vamos lutando contra a divisão, e preparando a festa da libertação.

C. Entrada  (Santíssima Trindade.)
02 - Bom é poder está aqui amando, adorando e exaltando, a Santíssima Trindade que estará aqui para fazer santo o lugar.
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém. Louvemos e adoremos ao nosso Deus Trino.
Em nome do  Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém. Podes entrar Senhor, neste lugar. 


C. Entrada  (Corpo Cristo)
03 -  Todos convidados/ cheguem ao banquete do Senhor/
Festa preparada, bem participada/ Venham partilhar do pão do amor.
Cristo pão dos pobres/ Juntos nesta mesa/ Pois a Eucaristia faz a Igreja/
Cristo pão dos pobres/ Juntos nesta mesa/ Pois a Eucaristia faz a Igreja.
2. Vejam quanta fome/ Muitos lares sem ternura e pão/
Dor e violência, quanta resistência/ Vamos acolher a cada irmão.
3. Vamos gente unida/ Resgatar a paz desta cidade/
Ser o sal da terra, ser a luz do mundo/ Espalhar justiça e caridade.
4. Jovens e famílias/ vida nova venham assumir/
Evangelizando, Cristo anunciando/ Para o mundo novo construir.
5.Páscoa celebrada/ Nosso testemunho é conversão/
Corpo ofertado, sangue derramado/ Vou ser solidário na missão.
C. Entrada  (Mariano)
04  -  Uma entre todas foi a escolhida Foste tu Maria, a serva preferida.
Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.
Maria, cheia de graça e consolo. Vem caminhar com teu povo, nossa Mãe sempre serás (2x)
Roga pelos pecadores desta terra. Roga pelo povo que em seu Deus espera. Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.


C. Ofertório (Pentecostes) 
05 -  As sementes que me deste e que não eram pra guardar./ Pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.
Refrão: Dos meus dons que recebi/ pelo Espírito do amor/ Trago os frutos que colhi/ e em tua mesa  quero pôr. (Bis)
2. Pelos campos deste mundo quero sempre semear/ Os talentos que me deste pra eu mesmo cultivar.
3. Quanto mais eu for plantado, mais terei para colher/ Quanto mais eu for colhendo, mais terei a oferecer.
 

Ofertório   (SS Trindade)
06 - Quando esse tudo era nada  só três Pessoas havia. Numa comunicação de amor, em total e perfeita harmonia. Uma doou-se na criação, a outra doou-se na encarnação. E a terceira se doa e trabalha na Igreja por nossa santificação.
Nossa oferta na Trindade Santa, de nossas vidas, talentos e bens, apresentemos pra que as consagrem, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Nossa oferta na Trindade Santa, de nossas vidas, talentos e bens, ofereçamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Temos que ser solidários, saber nossos bens partilhar. tal qual amor Trinitário, que se doa no comunicar. O Pai doou-se no Filho. O Filho se deu a nós por amor. E o Espírito Santo, no Pai e no Filho, prestemos o nosso louvor.

Ofertório  (Corpo Cristo)
07 -  Nesta mesa da irmandade a nossa comunidade se oferece a ti, Senhor. Nosso sonho e nossa luta, nossa fé, nossa conduta te entregamos com amor.
Novo jeito de sermos Igreja, nós buscamos, Senhor, na tua mesa (2x)  
1.        Neste pão te oferecemos, os mutirões que fazemos, a partilha, a produção. Neste vinho a alegria que floresce cada dia dentro da nossa união.
2.        Nesta Bíblia bem aberta encontramos a luz certa para aqui oferecer. Ela reúne o teu povo na busca de um mundo novo onde os pobres vão viver.

Ofertório  
(Visitação de N. Senhora)
08 - Uma noite de suor sobre o barco em alto mar. O céu começa a clarear: a tua rede está vazia. Mas a voz que te chama te mostrará um outro mar, e sobre muitos corações, a tua rede lançarás.
-Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz. E serás servo de cada homem, servo por amor: sacerdote da humanidade.
-Caminhavas no silêncio, esperando além da dor, que a semente que tu lançavas no bom terreno germinasse. Mas o coração exulta porque o campo já esta dourado: o grão maduro pelo o sol no celeiro pode entrar.

C. Comunhão  (Pentecostes)
09  - O Espírito é luz que ilumina convoca e anima a Igreja em missão. Renova a esperança e anuncia o dia da festa e da libertação.
Creio no Espírito Santo que renova o homem com a liturgia. Creio no Espírito Santo que mata a fome na Eucaristia.
Ao irmão que, faminto ao meu lado, sedento de paz, com fome de amor. Não falte a justa partilha, na mesa do pobre o pão do Senhor.
Ele ajuda a escrever a história, recriando a vida, faz um mundo novo. E faz na Igreja a memória de olhos abertos pra fome do povo.
 
 
Sua face em mistérios se encobre, no fogo, no vento, na água, no pão. Porém se revela no pobre, e se faz parceiro da libertação.

C. Comunhão   (SS Trindade)
10 - Ao recebermos, Senhor tua presença sagrada, pra confirmar teu amor, faz de nós tua morada. Surge um sincero louvor, brota a semente plantada. Faz-nos seguir teu caminho, sempre trilhar tua estrada.
Desamarrem as sandálias e descansem, este chão é terra santa, irmãos meus! Venham, orem, comam, cantem, venham todos. E renovem a esperança no Senhor.
O Filho de Deus com o Pai, e o Espírito Santo: nesta Trindade um só ser, que pede a nós sermos santos. Dá-nos, Jesus, teu poder de se doar sem medida. Deixa que compreendamos Que este é o sentido da vida.
Ao virmos te receber, nós te pedimos, ó Cristo, faze vibrar  nosso ser, indo ao encontro ao Pai Santo. Sem descuidar dos irmãos, mil faces da tua face. Faze que o coração sinta a força da Caridade.

C. Comunhão  (Corpo Cristo)
11 -  Bem vindos à mesa do Pai,/ onde o Filho se faz fraternal refeição./ É Cristo a forte comida,/ o pão que dá vida com amor-comunhão. Vinde, ó irmãos, adorai,/ vinde, adorai o Senhor./ A Eucaristia nos faz igreja,/ comunidade de amor. (bis)
2. Partimos o único pão,/ no altar refeição,/ ó mistério de amor!/ Nós somos sinais da unidade na fé,/ na verdade, convosco, ó Senhor!
3. No longo caminho que temos,/ o pão que comemos nos sustentará./ E Cristo, o pão repartido,/ que o povo sofrido vai alimentar.
4. Queremos servir a Igreja,/ na plena certeza de nossa missão./ Vivendo na Eucaristia,/ o pão da alegria e da libertação

C. Comunhão   (Visitação de N. Senhora)
12 - Quão grande graça após uma consagração feita por Pedro, por Tiago ou por João. A mãe que alimentou Jesus em seu ser comunga agora o Deus comunhão
Quanta alegria a de Maria, receber Jesus na Eucaristia. O corpo do Filho que um dia ela gerou, foi ela quem primeiro O comungou. Eu imagino que naquela refeição, estava junto aquela que sempre O seguiu. A Mãe que deu a luz o Cristo meu Senhor comeu do pão que o Filho serviu. Quanta alegria a de Maria que gerou O Deus que em seu ventre um dia alimentou. Ser novamente sua morada por isso és bendita e agraciada


13 - O Corpo que era Dele eu comerei agora. O Sangue que era Dele meu será. A Vida que era dele, eu viverei agora, o Sonho que era dele meu será. A farinha molhada na água é o pão. A farinha molhada na fé é Jesus. Eis o sonho que o mundo não quis entender. Quem não comer, não viverá. Muita uva amassada no pé é o vinho. Muita uva amassada na fé é Jesus. Eis o sonho que o mundo não quis entender. Quem não beber, não viverá.

C. Meditação
14 -  Vinde, ó Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis. (2x)
-Acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito, E tudo será criado e renovareis a face da terra. (2x)    -Doce, doce Espírito Santo, exemplo quero ser da mãe do meu senhor.   -Doce, doce Espírito Santo, fazei também de mim, morada do senhor.   *Como um sacrário vivo levando o amor, revelando coisas que eu não sei, mistérios do grande autor, se eu conhecer, por nada eu trocarei. (2x)     *Se eu conhecer por nada eu trocarei. (3x)
 
15 - Se um dia um anjo declarou que Tu eras cheia de Deus, Agora penso quem sou eu para não te dizer, também: Cheia de graça, ó Mãe... Cheia de graça, ó Mãe, Agraciada...
Se a palavra ensinou que todos hão de concordar, E as gerações te proclamar, agora eu também direi:
Tu és bendita, ó Mãe... Tu és bendita, ó Mãe...Bem aventurada...   Surgiu um grande sinal no céu, uma mulher revestida de sol,  A lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa... Não com que se comparar, Perfeito é quem te criou, Se o Criador te coroou... Te coroamos, ó Mãe... Te coroamos, ó Mãe...Te coroamos, ó Mãe, Nossa Rainha...   (bis)

16 - Caminhando na praia deserta me vi a pensar  no mistério da Trindade Santa. Quando ao longe um menino tentava com uma concha, colocar o mar num buraquinho na areia. Logo me aproximei dizendo a ele  que era um trabalho em vão. Qual surpresa, era um anjo! Que me olhou e então me disse: “É mais fácil pôr o mar aqui, que compreenderes A Trindade e todo o seu mistério” Caminhando na praia deserta, me vi a pensar no mistério da Trindade Santa.


17 - Oh, minh’alma retorna a tua paz, Como criança bem tranquila no regaço acolhedor de sua mãe (2x)
Minha mãe, é a Virgem Maria. É ela, que agora vai me acolher, me abraçar, me perdoar, me compreender. Me acalmar, me ensinar, me educar, me formar, me amar (2x)
Oh, minh’alma, retorna a tua paz.

C. Final
18 - Senhor, eu quero obedecer a Tua voz. Derrama o Teu Espírito sobre todos nós. Senhor, eu quero mergulhar, me comprometer. Entrar na intimidade do Teu coração.
Derrama em nós Tua unção.
Derrama o Teu amor aqui. Derrama o Teu amor aqui. Faz chover sobre nós Água Viva (2x)   Uma igreja renovada. Povo santo reunido. Famílias restauradas, Pelo poder do Teu Espírito Derrama o Teu amor aqui. Derrama o Teu amor aqui. Faz chover sobre nós Água Viva (4x)

19- Quem é Esta que avança como Aurora / Temível como exército em ordem de batalha / Brilhante como o sol e como a lua / Mostrando os caminhos aos filhos seus / Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor / Oh, Oh, Oh, Meu Espírito exulta / em Deus, meu Salvador. /

20 -  Cristo quer fazer em mim uma obra nova e o meu coração quer modificar. (2x)    Ele tem muitos planos  pra mim vida quer me dar Basta abrir  o coração e ele agira.
Vem Espírito Santo, vem nos transformar. Vem Espírito Santo, teu amo nos dar(2x) Turururu  Turururu  a ....  a ... Turururu  Turururu  a ....  a ....

21 - Deus, quero louvar-tequero adorar-te, quero te servir, quero transmitir. Deus, quero louvar-te. Deus, quero louvar-te, quero adorar-te, sempre ao cantar eu só quero dar glórias ao meu Deus.Eu vou caminhando, vivendo o amor, erguendo os meus braços, eu louvo ao Senhor. Quero proclamá-lo no dia a dia, sempre cantando:Glória, aleluia! A l e l u i a...

                                                       Pastoral da Liturgia PJMJ