sábado, 20 de abril de 2013

MINUTO DE SABEDORIA;200413


·                                 O violino de uma corda só
·                                 2. Era uma vez um grande violinista chamado Paganini. Alguns diziam que ele era muito estranho. Outros, que era sobrenatural. Ninguém queria perder a oportunidade de ver seu espetáculo.   Numa certa noite, o palco repleto de admiradores, estava preparado para recebê-lo. A orquestra entrou e foi aplaudida, o maestro, ovacionado. Mas quando Paganini entrou, o público delirou. Paganini coloca o violino no ombro e o que se segue é indescritível ...
·                                 3. De repente, um som estranho interrompe o devaneio da platéia. Uma das cordas do violino arrebenta. O maestro parou. A orquestra parou. Mas Paganini continuava a tirar sons deliciosos de um violino com problemas. O maestro e a orquestra, empolgados, voltam a tocar.   Quando tudo parecia bem, outra corda quebra. Todos param novamente, menos Paganini, que continua a tirar sons maravilhosos. Empolgados, todos voltam a tocar.
·                                 4. Mas outro som perturbador ecoa no auditório. Mais uma corda. Todos param novamente. Mas Paganini não pára. Como se nada tivesse acontecido, ele esquece as dificuldades e avança tirando sons do impossível. O maestro e a orquestra impressionados, voltam a tocar.
·                                 5. O público parte do silêncio para a euforia, da inércia para o delírio. Paganini atinge a glória. Seu nome corre através do tempo. Ele não é apenas um violinista genial. É o símbolo do profissional diante do impossível ...
·                                 6. Problemas sempre surgem em nossa vida, mas eles sempre surgirão de forma inesperada.   Nem tudo estará perdido. Procure perceber que existirá uma corda que ainda pode ser tocada e é tocando nela que você exercerá o seu talento, a vida sempre lhe deixará uma. Nunca desista. Ainda existe a corda da persistência inteligente de “tentar mais uma vez”. Desperte o Paganini que existe em você e avance para vencer ...
·                                 7. Vitória é a arte de continuar onde outros resolvem parar. Quando tudo parece ruir, dê uma chance a você mesmo e vá em frente. Nunca a vida lhe quebrará todas as cordas. É sempre a corda esquecida que lhe dará o maior resultado. Mas, se por acaso, você estiver mesmo no fundo do poço, esta é a sua chance de tocar a melhor corda do Universo: Deus
·                                 8. E o som que você ouve a seguir o transformará num campeão...
9. Formatação: Juliana Ramires Texto: “ O Violino de Uma Corda Só ” Música: “ Violin Sonata ” Baby Einstein 

LITURGIA DIÁRIA;200413


Evangelho (João 6,60-69)

Sábado, 20 de Abril de 2013
3ª Semana da Páscoa



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de en­tregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 9,31-42)

Sábado, 20 de Abril de 2013
3ª Semana da Páscoa


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.
32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida.33Encontrou aí um homem chamado Eneias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Eneias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.
36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as obras boas que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias, ela ficou doente e morreu. Então levaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Co­mo Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!”
39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 115,12-17)

Sábado, 20 de Abril de 2013
3ª Semana da Páscoa


— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? 

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.
— Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me que­brastes os grilhões da escravidão: Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.

Santa Inês de Montepulciano

20 de Abril

Santa Inês de MontepulcianoA santa de hoje nasceu no centro da Itália, em Montepulciano, no ano de 1274. Sua família tinha muitas posses, mas possuía também o essencial para uma vida familiar feliz: o amor a Jesus Cristo.

Muito jovem, sentiu o chamado a consagrar-se totalmente ao Senhor, ingressando na família Dominicana. Uma mulher de penitência, oração, recolhimento e busca da vontade de Deus, que a fez galgar altos degraus na vida mística.

Próximo do lugar em que ela vivia, havia uma casa de prostituição, e Inês se compadecia dessas mulheres, e ofereceu penitências e orações por elas. Aquele lugar de pecado, virou lugar de oração, e muitas daquelas se converteram e algumas até entraram para a vida religiosa. Um grande milagre de Santa Inês ainda em vida.

Morreu com 43 anos de idade, e seu último conselho às suas irmãs foi: “Minhas filhas, amai-vos umas às outras porque a caridade é o sinal dos filhos de Deus!”.

Santa Inês de Montepulciano, rogai por nós! 

MOMENTO DE REFLEXÃO;200413


Catequese Mistagógica
MISTAGOGIA do catequista, ou catequista mistagogo.

Em primeiro lugar é necessário
compreender o significado de MISTAGOGIA. Se você procurar em um
dicionário, verá que MISTAGOGIA significa INICIAR NOS
MISTÉRIOS DE UMA RELIGIÃO, isto é, introduzir uma pessoa nos
mistério da fé de determinada Religião.
Assim, MISTAGOGIA CRISTÃ
significa iniciar aqueles que querem fazer a caminhada de fé na
comunidade cristã, seguindo os passos de Jesus, nos Mistérios
da Fé Cristã, cujo centro e ápice é o próprio Jesus Cristo.
Dessa forma, não se pode falar
de Mistagogia do catequista, pois ela sempre se refere aos
mistérios de Fé, mistérios de Deus, de Jesus Cristo, do
Espírito Santo.
Falar em Catequista Mistagogo é
na verdade uma redundância, pois a missão primordial do
catequista é exatamente a de educar na fé, isto é, a de
introduzir no mistério da salvação os catequizandos que lhe
são confiados, de tal forma que eles façam uma experiência de
fé que os leve à vivência dessa fé em suas vidas. Portanto, a
MISTAGOGIA é parte integrante do SER CATEQUISTA, sem a qual não
há educação da fé, mas apenas transmissão de conhecimento
que não leva à conversão.
Talvez, ai esteja o motivo de
hoje se falar em Catequista Mistagogo, como uma busca para se
redescobrir o papel mistagógico do catequista, essencial

Catequese, pois todo catequizando somente se tornará um
verdadeiro cristão quando tiver a capacidade de viver
pessoalmente tudo o que professa e o que celebra.
A Catequese deve ser
mistagógica por excelência. Catequista mistagogo é aquele que
testemunha a própria fé e sabe conduzir os catequizandos a
penetrarem os mistérios da encarnação, vida, morte e
ressurreição de Jesus Cristo, para emergirem transformados em
novas criaturas e a partir dessa experiência viverem
integralmente a fé professada no dia a dia da existência.
A Catequese necessita de
Catequistas Mistagogos, mas uma pessoa só se torna mistagoga
quando primeiro fez a sua própria experiência de fé para
depois testemunhá-la na vida. Não há como conduzir a outros,
aquele que é cego – “tira primeiro a trava do teu olho” (Mt
7,5). Sem um verdadeiro e profundo mergulho nos mistérios da fé
cristã, que transforme a nossa vida e nos faça viver a
conversão cotidiana não estaremos aptos a catequizar, mas
apenas a transmitir conhecimentos, como professores de história
cristã. E isso não leva ninguém à conversão, não abre as
portas para os mistérios de Cristo.

 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

MOMENTO DE REFLEXÃO;190413


·                                 O Homem de Bem
·                                 

2. O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza Se ele interroga sua consciência sobre seus próprios atos pergunta se não violou essa lei se não praticou o mal se fez todo o bem que podia se desperdiçou voluntariamente uma ocasião de ser útil se ninguém tem do que se queixar dele pergunta, enfim, se fez aos outros tudo o que desejava que os outros fizessem por ele
·                                 3. Tem fé em Deus, em sua bondade, em sua justiça, e em sua sabedoria sabe que nada acontece sem a sua permissão, e submete-se à sua vontade em todas as coisas Tem fé no futuro; por isso coloca os bens espirituais acima dos bens temporais Ele sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem se lamentar
·                                 4. O homem de bem, inspirado pelo sentimento de caridade e de amor ao próximo faz o bem pelo bem sem esperança de retorno retribui o mal com o bem toma a defesa do fraco contra o forte e sempre sacrifica o seu interesse pela justiça Encontra satisfação nos benefícios que distribui nos serviços que presta nas alegrias que proporciona nas lágrimas que faz estancar nas consolações que proporciona aos aflitos
·                                 5. Seu primeiro ímpeto é pensar nos outros, antes de pensar em si é buscar o interesse dos outros antes do seu próprio O egoísta, ao contrário calcula as vantagens e as perdas de toda ação generosa O homem de bem é humano, é bom e benevolente para todo mundo, sem distinção de raças nem de crenças porque vê irmãos em todos os homens Respeita todas as convicções sinceras nos outros e não amaldiçoa aqueles que não pensam como ele
·                                 6. Em todas as circunstâncias a caridade é o seu guia reconhece que aquele que prejudica o seu semelhante com palavras maldosas, que fere a suscetibilidade de pessoas com o seu orgulho ou o seu desdém... ... que não desiste diante da idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, mesmo leve, quando poderia evitá-la, falta ao dever do amor ao próximo e não merece a clemência do Senhor
·                                 7. Não tem ódio, nem rancor, nem desejo de vingança a exemplo de Jesus ele perdoa e esquece as ofensas e só se lembra dos benefícios ... porquanto sabe que será perdoado assim como ele mesmo houver perdoado
·                                 8. Não sente prazer em procurar os defeitos dos outros nem em colocá-los em evidência Se a necessidade a isso o obriga, procura sempre o bem que pode atenuar o mal Estuda as suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente para combatê-las Todos os seus esforços são empregados para que amanhã possa dizer que existe nele algo melhor do que na véspera
·                                 9. Não procura fazer valer nem seu espírito nem seus talentos a custa de outros ao contrário, aproveita todas as oportunidades para fazer sobressair as qualidades dos outros Não se envaidece da sua fortuna nem das suas vantagens pessoais porque sabe que tudo quanto lhe foi dado pode ser retirado
·                                 10. Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos porque sabe que se trata de um depósito do qual terá que prestar contas sabe também que o emprego que lhes pode dar mais prejudicial para si mesmo é o de utilizá-los para a satisfação das suas paixões Se a ordem social colocou pessoas sob a sua dependência ele as trata com bondade e benevolência, porquanto perante Deus, são iguais a ele
·                                 11. A pessoa subordinada por sua vez compreende os deveres da sua posição e tem escrúpulos em não cumpri-los conscienciosamente Usa a sua autoridade para lhes levantar o moral e não para esmagá-los com o seu orgulho e evita tudo o que poderia tornar sua posição subalterna mais penosa ainda
·                                 12. O homem de bem, enfim respeita nos seus semelhantes todos os direitos que as leis da Natureza lhes concede como desejaria que os seus fossem respeitados
·                                 13. O que acabamos de expor não é a enumeração completa de todas as qualidades que distinguem o homem de bem mas todo aquele que se esforça para possuir as que aqui foram citadas está no caminho que conduz a todas as outras
·                                 14. Formatado por: Juliana Ramires Texto: “O Homem de Bem”  

MARIA: UM LUGAR DE DIREITO EM NOSSO CORAÇÃO;190413


MARIA: UM LUGAR DE DIREITO EM NOSSO CORAÇÃO

"Ela é toda de Deus. Por isso, é também nossa mestra de vida cristã."
"A devoção mariana constitui uma admirável riqueza da nossa fé. Mãe de Jesus e nossa, Maria de Nazaré ocupa um lugar especial no coração do povo brasileiro". Assinada pelo bispo Dom Edson de Castro Homem, a obra Maria da nossa fé, editada por Paulinas, objetiva mostrar o verdadeiro lugar de Maria na história da salvação.

Atento ao rigor das expressões teológicas, o autor utiliza linguagem simples e acessível, permitindo a todos os fiéis reconhecerem a coerência e o alcance da doutrina e do culto marianos na Igreja Católica. Levanta questões que intrigam os cristãos como a relação de Maria com José, se ela teve ou não outros filhos e esclarece o valor da veneração das imagens, distinguindo-a do culto de adoração a Deus.

Explica que o lugar de Maria na história da salvação tem suas raízes no livro do Gênesis, no relato da queda de Adão e Eva, estende-se por toda a Antiga Aliança e é, por assim dizer, definido no Novo Testamento. Sobre esta base os cristãos construíram através da história uma imagem de Maria, como fruto do reconhecimento da posição que ela ocupa em relação a Jesus, Filho de Deus encarnado, concebido do Espírito Santo.

Pessoalmente, na fé, Maria assume seu papel e se torna ao mesmo tempo expressão ilibada da vida cristã e da Igreja, comunidade dos que acolhem, na fé, o gesto salvador de Deus. Esse papel de Maria, que constitui a base de sua presença no conjunto do culto que lhe é prestado, nem sempre é compreensível para quem não participa da mesma fé, mas está firmemente apoiado nos dados que temos a respeito da história de Maria e que são inteiramente compatíveis com o que sabemos de Deus e de seu gesto salvador.

Ao fim de cada capítulo, Dom Edson apresenta algumas questões que ajudam a avaliar a assimilação do conteúdo nele exposto e facilitam o trabalho, que pode ser desenvolvido em equipe, em salas de aula ou encontros de catequese. Cada capítulo é enriquecido com uma prece a Maria, em continuidade com seu respectivo tema.

Título: Maria da nossa fé
Autor: Dom Edson de Castro Homem

LITURGIA DIÁRIA;190413


Evangelho (João 6,52-59)

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2013
3ª Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 9,1-20)

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2013
3ª Semana da Páscoa

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”
5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”.7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.
10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ana­nias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12E numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista.13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”.
15Mas o Senhor disse a Ana­nias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.
18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 116)

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2013
3ª Semana da Páscoa

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
— Pois comprovado é o seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!


Santa Ema

19 de Abril

Santa EmaPor parte de mãe, não existia testemunho nem incentivo à santidade. O chamado que ela tinha no coração era ao matrimônio. Casou-se com o conde Ludgero e teve um filho, cujo chamado era para a vocação sacerdotal. Iluminado pelo testemunho da mãe, tornou-se sacerdote e depois bispo.

Ao ficar viúva, essa santa discerniu e decidiu consagrar sua viuvez ao Senhor, numa vida de oração expressa na caridade. Muitos conventos e abadias foram construídos graças à sua generosidade. Ela vivia no meio da sociedade, administrando seus bens para o beneficio do próximo.

Santa Ema passou os últimos momentos de sua vida numa abadia, após 40 anos de dedicação a Deus, faleceu em 1045.

Depois de muito tempo abriram seu túmulo, e encontraram o seu corpo todo em pó, exceto a sua mão direita estava intacta, pois era com essa mão que ela praticava a caridade ao próximo. Um sinal de que a santidade passa pela caridade.

Santa Ema, rogai por nós!


Pensamento do dia

Quanto mais fé num lar, mais se ilumina a família e mais próxima estará da idéia de paraíso.
Richard Steele

quinta-feira, 18 de abril de 2013

MINUTO DE SABEDORIA;180413





Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;
Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;
O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,
Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço.
Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites.
Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo;
Traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova;
Acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos;
Lança a tua sorte conosco; teremos todos uma só bolsa!
Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas;
Porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue.
Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave.
No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas.
São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.
A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.
Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:
Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,
Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,
Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.
Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.
Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.
Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:
Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.
Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá.
Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.

MOMENTO DE REFLEXÃO;180413


·                                 Uma Conversa com Deus
·                                 2. Imaginemos a oração do Pai-Nosso meditada numa conversa com Deus
·                                 3. Pai-nosso que estais no céu...” Sim? Estou aqui.... Por favor, não me interrompa, estou rezando! Mas você me chamou! Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou rezando... ” Pai-nosso que estais no céu”... Você voltou a me chamar... Fiz o quê? Você disse: “Pai-nosso que estais no céu” Então estou aqui. Como posso lhe ajudar? Mas eu não quis dizer isso... eu estou rezando... Rezo o Pai-nosso todos os dias, me sinto bem rezando assim É como se fosse um dever E não me sinto bem até concluir a oração...
·                                 4. Mas como você pode dizer “Pai-Nosso”, se não se lembra que todos são teus irmãos, como pode dizer “que estais no céu”, se não sabe que o céu é a paz, que o céu é amor infinito? Realmente ainda não tinha pensado nisso... Mas, continue com a oração... “Santificado seja o Vosso nome...” Espera aí! O que você quer dizer com isso? Quero dizer... quer dizer, é... sei lá o que significa... Como é que eu vou saber? Faz parte da oração, só isso! “Santificado” significa digno de respeito, santo, sagrado... Agora entendi. Mas nunca tinha pensado no sentido dessa palavra “SANTIFICADO”... Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu...
·                                 5. Você está falando sério? Claro! Porque não? E o que você faz para que isso aconteça? O que faço? Nada! É que faz parte da oração Além disso, seria bom que o Senhor tivesse um controle de tudo o que acontecesse no Céu, e na Terra também Tenho controle sobre você? Bem, eu freqüento a igreja! Não foi isso que Eu perguntei. De que forma você trata os seus irmãos, qual a maneira como você gasta o seu dinheiro, e o pouco tempo que você dedica a Mim?
·                                 6. Por favor Senhor. Pára de criticar! Desculpa. Pensei que você estava pedindo para que fosse feita a minha vontade. Se isso acontecer tem que ser com aqueles que rezam, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza e a comunidade Está certo, tens razão. Acho que nunca aceito a sua vontade, pois reclamo de tudo: se cai chuva, peço sol, se faz muito sol reclamo do calor, se faz frio, continuo a reclamar, se estou doente peço saúde, não cuido dela, deixo de me alimentar convenientemente ou como demasiado... É ótimo você reconhecer tudo isso. Vamos trabalhar juntos Eu e você... mas olha, vamos ter vitórias e derrotas.... Eu estou gostando dessa sua nova atitude...
·                                 7. Olha Senhor, preciso terminar agora Esta oração está demorando muito mais do que o costume... Vou continuar: o pão-nosso de cada dia nos dai hoje..; Espere! Você está pedindo pão material? Nem só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando você me pedir o pão, lembre-se daqueles que nem conhecem o pão. Pode me pedir o que quiser, desde que me veja como um Pai amoroso! Estou interessado na próxima parte da sua oração. Continue! Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido... E o seu irmão desprezado? Senhor, ele já me criticou várias vezes e não era verdade o que dizia... Agora não consigo perdoar. Preciso de me vingar...
·                                 8. Mas, e a sua oração? O que quer dizer a sua oração? Você me chamou e eu estou aqui, quero que saia desta oração transfigurado, estou apreciando a sua honestidade Mas não é bom carregar o peso da ira dentro de si, não acha? Acho que me sentiria melhor se me vingasse! Não sente não! Vai se sentir pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pense na tristeza que me causaria e pense na sua tristeza agora. Eu posso mudar tudo para você. Basta querer... Pode? Mas como? Perdoe o seu irmão, Eu lhe dou o meu perdão e alivio... Mas Senhor, eu não posso perdoar... Então não me peça perdão também!
·                                 9. Mais uma vez está certo! Mais do que querer me vingar, quero a paz com o Senhor. Está bem, está bem... eu perdôo a todos, mas me ajuda Senhor... Mostre-me o caminho certo... para mim e para os meus inimigos O que você me pede é maravilhoso, estou muito feliz com você... E você... como estás se sentindo? Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca tinha me sentido assim! É tão bom falar com Deus... Mas ainda não terminamos a oração. Continue...
·                                 10. E não me deixeis cair em tentações, mas livrai-nos do mal...&Ótimo, vou fazer exatamente o que me pede, mas não se coloque em situações onde possa ser tentado... O que quer dizer com isso? Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar em coisas ruins e em intrigas... Abandone a maldade e o ódio... Isso tudo vai conduzi-lo pelo caminho errado... Não use tudo isso como uma saída de emergência! Não estou entendendo! Claro que entende! Você já fez isso comigo várias vezes. Você entra no erro e depois corre para me pedir socorro... Senhor, estou envergonhado!
·                                 11. Você pede ajuda, mas logo em seguida volta a errar, para em seguida, mais uma vez negociar comigo! Estou com muita vergonha, me perdoa Senhor! Claro que perdôo! Sempre perdôo quem está disposto a perdoar também, mas não se esqueça, quando me chamar, lembre-se da nossa conversa, medite em cada palavra que fala! Termine a sua oração...
·                                 12. Terminar? Está bem... &;Amém!& O que quer dizer “Amém”? Não sei, é o final da oração... Você só deve dizer “Amém” quando aceita dizer tudo o que eu quero, quando concorda com a minha vontade, quando segue os meus mandamentos, porque “AMÉM” quer dizer: assim seja, concordo com tudo o que orei...
·                                 13. Senhor, obrigado por me ensinar esta oração e por me fazer entendê-la... Eu amo cada um dos meus filhos, amo mais ainda aqueles que querem sair do mau caminho e se libertar... Eu te abençôo e fica com a minha paz! Obrigado, Senhor! Estou muito feliz por saber que você é meu amigo! 

LITURGIA DIÁRIA;180413


Evangelho (João 6,44-51)

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2013
3ª Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 8,26-40)

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2013
3ª Semana da Páscoa


Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi.27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.
28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías.29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”
31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém mo explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.
34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”
38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eu­nuco. 39Quando saíram da á­gua, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evan­gelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 65)

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2013
3ª Semana da Páscoa


— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.
— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!
— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

Santo Apolônio

18 de Abril


Santo ApolônioSanto do século II, era uma figura pública, um senador. Pôde assistir e se deixar tocar pelo testemunho de inúmeros mártires no tempo de Nero.

Ele percebia naqueles cristãos, que viviam dentro de um contexto pagão, o único e verdadeiro Deus presente naqueles martírios por amor a Cristo.

Já adulto, com a ajuda do Papa Eleutério, ele quis ser cristão e foi muto bem formado até chegar à graça do Batismo.

Apolônio, como muitos, ao se deparar com a lei de Nero, teve que se dizer, pois também foi denunciado.

Ele não renunciou a Jesus, mesmo ocupando uma alta posição na sociedade. Seu amor a Deus foi concreto.

Santo Apolônio é exemplo, para que sejamos testemunhas do amor de Deus, onde quer que estejamos, na profissão que exerçamos, com a idade que tenhamos.

Santo Apolônio, rogai por nós!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

PARA REFLETIR;170413


  • 1. O dia mais belo? Hoje
  • 2. A coisa mais fácil? Errar
  • 3. O maior obstáculo? O medo
  • 4. O maior erro? O Abandono
  • 5. A raiz de todos os males? O egoísmo
  • 6. A distração mais bela? O trabalho
  • 7. A pior derrota ? O desânimo
  • 8. Os melhores professores? As crianças
  • 9. A primeira necessidade? Comunicar-se
  • 10. O que mais lhe faz feliz? Ser útil aos outros
  • 11. O maior mistério? A morte
  • 12. O pior defeito? O mau humor
  • 13. A pessoa mais perigosa? A mentirosa
  • 14. O pior sentimento? O rancor
  • 15. O presente mais belo? O perdão
  • 16. O mais imprescindível? O lar
  • 17. A rota mais rápida? O caminho certo
  • 18. A sensação mais agradável? A paz interior
  • 19. A proteção efetiva? O sorriso
  • 20. O melhor remédio? O otimismo
  • 21. A força mais potente do mundo? A F é
  • 22. As pessoas mais necessárias? Os pais
  • 23. A mais bela de todas as coisas? O amor
  • 24. A inteligência sem amor, te faz perverso. A justiça sem amor, te faz implacável. A diplomacia sem amor, te faz hipócrita. O êxito sem amor, te faz arrogante. A riqueza sem amor, te faz avaro. A docilidade sem amor te faz servil. A pobreza sem amor, te faz orgulhoso. A beleza sem amor, te faz ridículo. A autoridade sem amor, te faz tirano. O trabalho sem amor, te faz escravo. A simplicidade sem amor, te deprecia. A oração sem amor, te faz introvertido. A lei sem amor, te escraviza. A política sem amor, te deixa egoísta. A fé sem amor te deixa fanático. A cruz sem amor se converte em tortura. A vida sem amor... não tem sentido.........

  • Havia um homem que chamava-se Fleming e era um pobre lavrador escocês. Um dia, enquanto trabalhava para ganhar o pão para a sua família, ouviu um pedido de socorro proveniente de um pântano que havia na redondeza.
  • 2. O Sr. Fleming largou tudo o que estava a fazer e correu ao pântano. Lá, deparou-se com um rapazinho enterrado até à cintura, gritando por socorro e tentando desesperadamente e em vão, libertar-se do lamaçal onde caíra.
  • 3. O Sr. Fleming retirou o rapazinho do pântano, salvando-o assim da morte. No dia seguinte, chegou uma elegante carruagem à sua humilde casa, donde saiu um nobre elegantemente vestido, que se lhe dirigiu apresentando-se como o pai do rapazinho que salvara da morte certa.
  • 4. “ Quero recompensá-lo", disse o nobre. “O senhor salvou a vida do meu filho". “ Não, não posso aceitar dinheiro pelo que fiz”, respondeu o lavrador escocês. Nesse momento, o filho do lavrador assumou à porta da casa. "É seu filho?" perguntou o nobre. "Sim", respondeu orgulhosamente o humilde lavrador.
  • 5. Então, proponho-lhe o seguinte: Deixe-me proporcionar ao seu filho o mesmo nível de instrução que proporcionarei ao meu. Se o seu rapaz sair ao Senhor, não tenho dúvida alguma que se converterá num homem de que ambos nos orgulharemos."
  • 6. Então o Sr. Fleming aceitou. O filho do humilde lavrador frequentou as melhores escolas e licenciou-se em Medicina na famosa Escola Médica do St. Mary's Hospital de Londres
  • 7. O filho do Sr. Fleming se tornou um médico brilhante e ficou mundialmente conhecido como Dr. Alexander Fleming, o descobridor da Penicilina.
  • 8. Que siempre nos consuela Nos guía Anos depois, o “rapazinho”que havia sido salvo do pantano adoeceu com uma pneumonia.
  • 9. E desta vez, quem salvou a sua vida? ...A PENICILINA! Quem era o nobre, que investiu na formação do Dr. Alexander Fleming? Sir Randolph Churchill. E o filho do nobre, que foi duas vezes salvo pela família Fleming? Sir Winston Churchill.
  • 10. Alguém disse uma vez: O que vai, volta.
  • 11. Portanto... Trabalhe como se não precisasse do dinheiro. Ame como se nunca tivesse sido magoado. Dance como se ninguém estivesse te vendo.
  • 12. No puedes arreglar Cante como se ninguém ouvisse. Viva como se a Terra fosse o Céu.
  • 13. “ Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7
  • 14. Um sorriso é um bom Retorno!