terça-feira, 14 de maio de 2013

VOLANTE


  Volante de Cânticos: Dias 19 - 31 de maio 2013  (  Pentecostes / Visitação de N. Senhora )

C. Entrada  (Pentecostes)
01-  Quando o Espírito de Deus soprou o mundo inteiro se iluminou. A esperança na terra brotou, e um povo novo deu-se as mãos e caminhou.
Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador. Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor.
Quando Jesus a terra visitou, a Boa Nova da justiça anunciou. O cego viu, o surdo escutou, e os oprimidos das correntes libertou.
Nosso poder está na união. O mundo novo vem de Deus e dos irmãos. Vamos lutando contra a divisão, e preparando a festa da libertação.

C. Entrada  (Santíssima Trindade.)
02 - Bom é poder está aqui amando, adorando e exaltando, a Santíssima Trindade que estará aqui para fazer santo o lugar.
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém. Louvemos e adoremos ao nosso Deus Trino.
Em nome do  Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém. Podes entrar Senhor, neste lugar. 


C. Entrada  (Corpo Cristo)
03 -  Todos convidados/ cheguem ao banquete do Senhor/
Festa preparada, bem participada/ Venham partilhar do pão do amor.
Cristo pão dos pobres/ Juntos nesta mesa/ Pois a Eucaristia faz a Igreja/
Cristo pão dos pobres/ Juntos nesta mesa/ Pois a Eucaristia faz a Igreja.
2. Vejam quanta fome/ Muitos lares sem ternura e pão/
Dor e violência, quanta resistência/ Vamos acolher a cada irmão.
3. Vamos gente unida/ Resgatar a paz desta cidade/
Ser o sal da terra, ser a luz do mundo/ Espalhar justiça e caridade.
4. Jovens e famílias/ vida nova venham assumir/
Evangelizando, Cristo anunciando/ Para o mundo novo construir.
5.Páscoa celebrada/ Nosso testemunho é conversão/
Corpo ofertado, sangue derramado/ Vou ser solidário na missão.
C. Entrada  (Mariano)
04  -  Uma entre todas foi a escolhida Foste tu Maria, a serva preferida.
Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.
Maria, cheia de graça e consolo. Vem caminhar com teu povo, nossa Mãe sempre serás (2x)
Roga pelos pecadores desta terra. Roga pelo povo que em seu Deus espera. Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.


C. Ofertório (Pentecostes) 
05 -  As sementes que me deste e que não eram pra guardar./ Pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.
Refrão: Dos meus dons que recebi/ pelo Espírito do amor/ Trago os frutos que colhi/ e em tua mesa  quero pôr. (Bis)
2. Pelos campos deste mundo quero sempre semear/ Os talentos que me deste pra eu mesmo cultivar.
3. Quanto mais eu for plantado, mais terei para colher/ Quanto mais eu for colhendo, mais terei a oferecer.
 

Ofertório   (SS Trindade)
06 - Quando esse tudo era nada  só três Pessoas havia. Numa comunicação de amor, em total e perfeita harmonia. Uma doou-se na criação, a outra doou-se na encarnação. E a terceira se doa e trabalha na Igreja por nossa santificação.
Nossa oferta na Trindade Santa, de nossas vidas, talentos e bens, apresentemos pra que as consagrem, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Nossa oferta na Trindade Santa, de nossas vidas, talentos e bens, ofereçamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Temos que ser solidários, saber nossos bens partilhar. tal qual amor Trinitário, que se doa no comunicar. O Pai doou-se no Filho. O Filho se deu a nós por amor. E o Espírito Santo, no Pai e no Filho, prestemos o nosso louvor.

Ofertório  (Corpo Cristo)
07 -  Nesta mesa da irmandade a nossa comunidade se oferece a ti, Senhor. Nosso sonho e nossa luta, nossa fé, nossa conduta te entregamos com amor.
Novo jeito de sermos Igreja, nós buscamos, Senhor, na tua mesa (2x)  
1.        Neste pão te oferecemos, os mutirões que fazemos, a partilha, a produção. Neste vinho a alegria que floresce cada dia dentro da nossa união.
2.        Nesta Bíblia bem aberta encontramos a luz certa para aqui oferecer. Ela reúne o teu povo na busca de um mundo novo onde os pobres vão viver.

Ofertório  
(Visitação de N. Senhora)
08 - Uma noite de suor sobre o barco em alto mar. O céu começa a clarear: a tua rede está vazia. Mas a voz que te chama te mostrará um outro mar, e sobre muitos corações, a tua rede lançarás.
-Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz. E serás servo de cada homem, servo por amor: sacerdote da humanidade.
-Caminhavas no silêncio, esperando além da dor, que a semente que tu lançavas no bom terreno germinasse. Mas o coração exulta porque o campo já esta dourado: o grão maduro pelo o sol no celeiro pode entrar.

C. Comunhão  (Pentecostes)
09  - O Espírito é luz que ilumina convoca e anima a Igreja em missão. Renova a esperança e anuncia o dia da festa e da libertação.
Creio no Espírito Santo que renova o homem com a liturgia. Creio no Espírito Santo que mata a fome na Eucaristia.
Ao irmão que, faminto ao meu lado, sedento de paz, com fome de amor. Não falte a justa partilha, na mesa do pobre o pão do Senhor.
Ele ajuda a escrever a história, recriando a vida, faz um mundo novo. E faz na Igreja a memória de olhos abertos pra fome do povo.
 
 
Sua face em mistérios se encobre, no fogo, no vento, na água, no pão. Porém se revela no pobre, e se faz parceiro da libertação.

C. Comunhão   (SS Trindade)
10 - Ao recebermos, Senhor tua presença sagrada, pra confirmar teu amor, faz de nós tua morada. Surge um sincero louvor, brota a semente plantada. Faz-nos seguir teu caminho, sempre trilhar tua estrada.
Desamarrem as sandálias e descansem, este chão é terra santa, irmãos meus! Venham, orem, comam, cantem, venham todos. E renovem a esperança no Senhor.
O Filho de Deus com o Pai, e o Espírito Santo: nesta Trindade um só ser, que pede a nós sermos santos. Dá-nos, Jesus, teu poder de se doar sem medida. Deixa que compreendamos Que este é o sentido da vida.
Ao virmos te receber, nós te pedimos, ó Cristo, faze vibrar  nosso ser, indo ao encontro ao Pai Santo. Sem descuidar dos irmãos, mil faces da tua face. Faze que o coração sinta a força da Caridade.

C. Comunhão  (Corpo Cristo)
11 -  Bem vindos à mesa do Pai,/ onde o Filho se faz fraternal refeição./ É Cristo a forte comida,/ o pão que dá vida com amor-comunhão. Vinde, ó irmãos, adorai,/ vinde, adorai o Senhor./ A Eucaristia nos faz igreja,/ comunidade de amor. (bis)
2. Partimos o único pão,/ no altar refeição,/ ó mistério de amor!/ Nós somos sinais da unidade na fé,/ na verdade, convosco, ó Senhor!
3. No longo caminho que temos,/ o pão que comemos nos sustentará./ E Cristo, o pão repartido,/ que o povo sofrido vai alimentar.
4. Queremos servir a Igreja,/ na plena certeza de nossa missão./ Vivendo na Eucaristia,/ o pão da alegria e da libertação

C. Comunhão   (Visitação de N. Senhora)
12 - Quão grande graça após uma consagração feita por Pedro, por Tiago ou por João. A mãe que alimentou Jesus em seu ser comunga agora o Deus comunhão
Quanta alegria a de Maria, receber Jesus na Eucaristia. O corpo do Filho que um dia ela gerou, foi ela quem primeiro O comungou. Eu imagino que naquela refeição, estava junto aquela que sempre O seguiu. A Mãe que deu a luz o Cristo meu Senhor comeu do pão que o Filho serviu. Quanta alegria a de Maria que gerou O Deus que em seu ventre um dia alimentou. Ser novamente sua morada por isso és bendita e agraciada


13 - O Corpo que era Dele eu comerei agora. O Sangue que era Dele meu será. A Vida que era dele, eu viverei agora, o Sonho que era dele meu será. A farinha molhada na água é o pão. A farinha molhada na fé é Jesus. Eis o sonho que o mundo não quis entender. Quem não comer, não viverá. Muita uva amassada no pé é o vinho. Muita uva amassada na fé é Jesus. Eis o sonho que o mundo não quis entender. Quem não beber, não viverá.

C. Meditação
14 -  Vinde, ó Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis. (2x)
-Acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito, E tudo será criado e renovareis a face da terra. (2x)    -Doce, doce Espírito Santo, exemplo quero ser da mãe do meu senhor.   -Doce, doce Espírito Santo, fazei também de mim, morada do senhor.   *Como um sacrário vivo levando o amor, revelando coisas que eu não sei, mistérios do grande autor, se eu conhecer, por nada eu trocarei. (2x)     *Se eu conhecer por nada eu trocarei. (3x)
 
15 - Se um dia um anjo declarou que Tu eras cheia de Deus, Agora penso quem sou eu para não te dizer, também: Cheia de graça, ó Mãe... Cheia de graça, ó Mãe, Agraciada...
Se a palavra ensinou que todos hão de concordar, E as gerações te proclamar, agora eu também direi:
Tu és bendita, ó Mãe... Tu és bendita, ó Mãe...Bem aventurada...   Surgiu um grande sinal no céu, uma mulher revestida de sol,  A lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa... Não com que se comparar, Perfeito é quem te criou, Se o Criador te coroou... Te coroamos, ó Mãe... Te coroamos, ó Mãe...Te coroamos, ó Mãe, Nossa Rainha...   (bis)

16 - Caminhando na praia deserta me vi a pensar  no mistério da Trindade Santa. Quando ao longe um menino tentava com uma concha, colocar o mar num buraquinho na areia. Logo me aproximei dizendo a ele  que era um trabalho em vão. Qual surpresa, era um anjo! Que me olhou e então me disse: “É mais fácil pôr o mar aqui, que compreenderes A Trindade e todo o seu mistério” Caminhando na praia deserta, me vi a pensar no mistério da Trindade Santa.


17 - Oh, minh’alma retorna a tua paz, Como criança bem tranquila no regaço acolhedor de sua mãe (2x)
Minha mãe, é a Virgem Maria. É ela, que agora vai me acolher, me abraçar, me perdoar, me compreender. Me acalmar, me ensinar, me educar, me formar, me amar (2x)
Oh, minh’alma, retorna a tua paz.

C. Final
18 - Senhor, eu quero obedecer a Tua voz. Derrama o Teu Espírito sobre todos nós. Senhor, eu quero mergulhar, me comprometer. Entrar na intimidade do Teu coração.
Derrama em nós Tua unção.
Derrama o Teu amor aqui. Derrama o Teu amor aqui. Faz chover sobre nós Água Viva (2x)   Uma igreja renovada. Povo santo reunido. Famílias restauradas, Pelo poder do Teu Espírito Derrama o Teu amor aqui. Derrama o Teu amor aqui. Faz chover sobre nós Água Viva (4x)

19- Quem é Esta que avança como Aurora / Temível como exército em ordem de batalha / Brilhante como o sol e como a lua / Mostrando os caminhos aos filhos seus / Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor / Oh, Oh, Oh, Meu Espírito exulta / em Deus, meu Salvador. /

20 -  Cristo quer fazer em mim uma obra nova e o meu coração quer modificar. (2x)    Ele tem muitos planos  pra mim vida quer me dar Basta abrir  o coração e ele agira.
Vem Espírito Santo, vem nos transformar. Vem Espírito Santo, teu amo nos dar(2x) Turururu  Turururu  a ....  a ... Turururu  Turururu  a ....  a ....

21 - Deus, quero louvar-tequero adorar-te, quero te servir, quero transmitir. Deus, quero louvar-te. Deus, quero louvar-te, quero adorar-te, sempre ao cantar eu só quero dar glórias ao meu Deus.Eu vou caminhando, vivendo o amor, erguendo os meus braços, eu louvo ao Senhor. Quero proclamá-lo no dia a dia, sempre cantando:Glória, aleluia! A l e l u i a...

                                                       Pastoral da Liturgia PJMJ

  

  Volante de Cânticos: Dias 19 - 31 de maio 2013  (  Pentecostes / Visitação de N. Senhora )

C. Entrada  (Pentecostes)
01-  Quando o Espírito de Deus soprou o mundo inteiro se iluminou. A esperança na terra brotou, e um povo novo deu-se as mãos e caminhou.
Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador. Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor.
Quando Jesus a terra visitou, a Boa Nova da justiça anunciou. O cego viu, o surdo escutou, e os oprimidos das correntes libertou.
Nosso poder está na união. O mundo novo vem de Deus e dos irmãos. Vamos lutando contra a divisão, e preparando a festa da libertação.

C. Entrada  (Santíssima Trindade.)
02 - Bom é poder está aqui amando, adorando e exaltando, a Santíssima Trindade que estará aqui para fazer santo o lugar.
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém. Louvemos e adoremos ao nosso Deus Trino.
Em nome do  Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém. Podes entrar Senhor, neste lugar. 


C. Entrada  (Corpo Cristo)
03 -  Todos convidados/ cheguem ao banquete do Senhor/
Festa preparada, bem participada/ Venham partilhar do pão do amor.
Cristo pão dos pobres/ Juntos nesta mesa/ Pois a Eucaristia faz a Igreja/
Cristo pão dos pobres/ Juntos nesta mesa/ Pois a Eucaristia faz a Igreja.
2. Vejam quanta fome/ Muitos lares sem ternura e pão/
Dor e violência, quanta resistência/ Vamos acolher a cada irmão.
3. Vamos gente unida/ Resgatar a paz desta cidade/
Ser o sal da terra, ser a luz do mundo/ Espalhar justiça e caridade.
4. Jovens e famílias/ vida nova venham assumir/
Evangelizando, Cristo anunciando/ Para o mundo novo construir.
5.Páscoa celebrada/ Nosso testemunho é conversão/
Corpo ofertado, sangue derramado/ Vou ser solidário na missão.
C. Entrada  (Mariano)
04  -  Uma entre todas foi a escolhida Foste tu Maria, a serva preferida.
Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.
Maria, cheia de graça e consolo. Vem caminhar com teu povo, nossa Mãe sempre serás (2x)
Roga pelos pecadores desta terra. Roga pelo povo que em seu Deus espera. Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador.


C. Ofertório (Pentecostes) 
05 -  As sementes que me deste e que não eram pra guardar./ Pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.
Refrão: Dos meus dons que recebi/ pelo Espírito do amor/ Trago os frutos que colhi/ e em tua mesa  quero pôr. (Bis)
2. Pelos campos deste mundo quero sempre semear/ Os talentos que me deste pra eu mesmo cultivar.
3. Quanto mais eu for plantado, mais terei para colher/ Quanto mais eu for colhendo, mais terei a oferecer.
 

Ofertório   (SS Trindade)
06 - Quando esse tudo era nada  só três Pessoas havia. Numa comunicação de amor, em total e perfeita harmonia. Uma doou-se na criação, a outra doou-se na encarnação. E a terceira se doa e trabalha na Igreja por nossa santificação.
Nossa oferta na Trindade Santa, de nossas vidas, talentos e bens, apresentemos pra que as consagrem, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Nossa oferta na Trindade Santa, de nossas vidas, talentos e bens, ofereçamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Temos que ser solidários, saber nossos bens partilhar. tal qual amor Trinitário, que se doa no comunicar. O Pai doou-se no Filho. O Filho se deu a nós por amor. E o Espírito Santo, no Pai e no Filho, prestemos o nosso louvor.

Ofertório  (Corpo Cristo)
07 -  Nesta mesa da irmandade a nossa comunidade se oferece a ti, Senhor. Nosso sonho e nossa luta, nossa fé, nossa conduta te entregamos com amor.
Novo jeito de sermos Igreja, nós buscamos, Senhor, na tua mesa (2x)  
1.        Neste pão te oferecemos, os mutirões que fazemos, a partilha, a produção. Neste vinho a alegria que floresce cada dia dentro da nossa união.
2.        Nesta Bíblia bem aberta encontramos a luz certa para aqui oferecer. Ela reúne o teu povo na busca de um mundo novo onde os pobres vão viver.

Ofertório  
(Visitação de N. Senhora)
08 - Uma noite de suor sobre o barco em alto mar. O céu começa a clarear: a tua rede está vazia. Mas a voz que te chama te mostrará um outro mar, e sobre muitos corações, a tua rede lançarás.
-Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz. E serás servo de cada homem, servo por amor: sacerdote da humanidade.
-Caminhavas no silêncio, esperando além da dor, que a semente que tu lançavas no bom terreno germinasse. Mas o coração exulta porque o campo já esta dourado: o grão maduro pelo o sol no celeiro pode entrar.

C. Comunhão  (Pentecostes)
09  - O Espírito é luz que ilumina convoca e anima a Igreja em missão. Renova a esperança e anuncia o dia da festa e da libertação.
Creio no Espírito Santo que renova o homem com a liturgia. Creio no Espírito Santo que mata a fome na Eucaristia.
Ao irmão que, faminto ao meu lado, sedento de paz, com fome de amor. Não falte a justa partilha, na mesa do pobre o pão do Senhor.
Ele ajuda a escrever a história, recriando a vida, faz um mundo novo. E faz na Igreja a memória de olhos abertos pra fome do povo.
 
 
Sua face em mistérios se encobre, no fogo, no vento, na água, no pão. Porém se revela no pobre, e se faz parceiro da libertação.

C. Comunhão   (SS Trindade)
10 - Ao recebermos, Senhor tua presença sagrada, pra confirmar teu amor, faz de nós tua morada. Surge um sincero louvor, brota a semente plantada. Faz-nos seguir teu caminho, sempre trilhar tua estrada.
Desamarrem as sandálias e descansem, este chão é terra santa, irmãos meus! Venham, orem, comam, cantem, venham todos. E renovem a esperança no Senhor.
O Filho de Deus com o Pai, e o Espírito Santo: nesta Trindade um só ser, que pede a nós sermos santos. Dá-nos, Jesus, teu poder de se doar sem medida. Deixa que compreendamos Que este é o sentido da vida.
Ao virmos te receber, nós te pedimos, ó Cristo, faze vibrar  nosso ser, indo ao encontro ao Pai Santo. Sem descuidar dos irmãos, mil faces da tua face. Faze que o coração sinta a força da Caridade.

C. Comunhão  (Corpo Cristo)
11 -  Bem vindos à mesa do Pai,/ onde o Filho se faz fraternal refeição./ É Cristo a forte comida,/ o pão que dá vida com amor-comunhão. Vinde, ó irmãos, adorai,/ vinde, adorai o Senhor./ A Eucaristia nos faz igreja,/ comunidade de amor. (bis)
2. Partimos o único pão,/ no altar refeição,/ ó mistério de amor!/ Nós somos sinais da unidade na fé,/ na verdade, convosco, ó Senhor!
3. No longo caminho que temos,/ o pão que comemos nos sustentará./ E Cristo, o pão repartido,/ que o povo sofrido vai alimentar.
4. Queremos servir a Igreja,/ na plena certeza de nossa missão./ Vivendo na Eucaristia,/ o pão da alegria e da libertação

C. Comunhão   (Visitação de N. Senhora)
12 - Quão grande graça após uma consagração feita por Pedro, por Tiago ou por João. A mãe que alimentou Jesus em seu ser comunga agora o Deus comunhão
Quanta alegria a de Maria, receber Jesus na Eucaristia. O corpo do Filho que um dia ela gerou, foi ela quem primeiro O comungou. Eu imagino que naquela refeição, estava junto aquela que sempre O seguiu. A Mãe que deu a luz o Cristo meu Senhor comeu do pão que o Filho serviu. Quanta alegria a de Maria que gerou O Deus que em seu ventre um dia alimentou. Ser novamente sua morada por isso és bendita e agraciada


13 - O Corpo que era Dele eu comerei agora. O Sangue que era Dele meu será. A Vida que era dele, eu viverei agora, o Sonho que era dele meu será. A farinha molhada na água é o pão. A farinha molhada na fé é Jesus. Eis o sonho que o mundo não quis entender. Quem não comer, não viverá. Muita uva amassada no pé é o vinho. Muita uva amassada na fé é Jesus. Eis o sonho que o mundo não quis entender. Quem não beber, não viverá.

C. Meditação
14 -  Vinde, ó Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis. (2x)
-Acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito, E tudo será criado e renovareis a face da terra. (2x)    -Doce, doce Espírito Santo, exemplo quero ser da mãe do meu senhor.   -Doce, doce Espírito Santo, fazei também de mim, morada do senhor.   *Como um sacrário vivo levando o amor, revelando coisas que eu não sei, mistérios do grande autor, se eu conhecer, por nada eu trocarei. (2x)     *Se eu conhecer por nada eu trocarei. (3x)
 
15 - Se um dia um anjo declarou que Tu eras cheia de Deus, Agora penso quem sou eu para não te dizer, também: Cheia de graça, ó Mãe... Cheia de graça, ó Mãe, Agraciada...
Se a palavra ensinou que todos hão de concordar, E as gerações te proclamar, agora eu também direi:
Tu és bendita, ó Mãe... Tu és bendita, ó Mãe...Bem aventurada...   Surgiu um grande sinal no céu, uma mulher revestida de sol,  A lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa... Não com que se comparar, Perfeito é quem te criou, Se o Criador te coroou... Te coroamos, ó Mãe... Te coroamos, ó Mãe...Te coroamos, ó Mãe, Nossa Rainha...   (bis)

16 - Caminhando na praia deserta me vi a pensar  no mistério da Trindade Santa. Quando ao longe um menino tentava com uma concha, colocar o mar num buraquinho na areia. Logo me aproximei dizendo a ele  que era um trabalho em vão. Qual surpresa, era um anjo! Que me olhou e então me disse: “É mais fácil pôr o mar aqui, que compreenderes A Trindade e todo o seu mistério” Caminhando na praia deserta, me vi a pensar no mistério da Trindade Santa.


17 - Oh, minh’alma retorna a tua paz, Como criança bem tranquila no regaço acolhedor de sua mãe (2x)
Minha mãe, é a Virgem Maria. É ela, que agora vai me acolher, me abraçar, me perdoar, me compreender. Me acalmar, me ensinar, me educar, me formar, me amar (2x)
Oh, minh’alma, retorna a tua paz.

C. Final
18 - Senhor, eu quero obedecer a Tua voz. Derrama o Teu Espírito sobre todos nós. Senhor, eu quero mergulhar, me comprometer. Entrar na intimidade do Teu coração.
Derrama em nós Tua unção.
Derrama o Teu amor aqui. Derrama o Teu amor aqui. Faz chover sobre nós Água Viva (2x)   Uma igreja renovada. Povo santo reunido. Famílias restauradas, Pelo poder do Teu Espírito Derrama o Teu amor aqui. Derrama o Teu amor aqui. Faz chover sobre nós Água Viva (4x)

19- Quem é Esta que avança como Aurora / Temível como exército em ordem de batalha / Brilhante como o sol e como a lua / Mostrando os caminhos aos filhos seus / Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor / Oh, Oh, Oh, Meu Espírito exulta / em Deus, meu Salvador. /

20 -  Cristo quer fazer em mim uma obra nova e o meu coração quer modificar. (2x)    Ele tem muitos planos  pra mim vida quer me dar Basta abrir  o coração e ele agira.
Vem Espírito Santo, vem nos transformar. Vem Espírito Santo, teu amo nos dar(2x) Turururu  Turururu  a ....  a ... Turururu  Turururu  a ....  a ....

21 - Deus, quero louvar-tequero adorar-te, quero te servir, quero transmitir. Deus, quero louvar-te. Deus, quero louvar-te, quero adorar-te, sempre ao cantar eu só quero dar glórias ao meu Deus.Eu vou caminhando, vivendo o amor, erguendo os meus braços, eu louvo ao Senhor. Quero proclamá-lo no dia a dia, sempre cantando:Glória, aleluia! A l e l u i a...

                                                       Pastoral da Liturgia PJMJ

  

MINUTO DE SABEDORIA;140513




Eu estava correndo e de repente um estranho trombou em mim:
- Oh, me desculpe, “por favor,", foi a minha reação.
E ele disse:
- "Ah, desculpe-me também, eu simplesmente nem te vi!"

Nós fomos muito educados um com o outro, aquele estranho e eu. Então, nos despedimos e cada um foi pro seu lado.


Mas em nossa casa, acontecem histórias diferentes.
Como nós tratamos aqueles que amamos...???

Mais tarde naquele dia, eu estava fazendo o jantar e meu filho parou do meu lado tão em silêncio que eu nem percebi. Quando eu me virei, tomei o maior susto e lhe dei uma bronca.

"Saia do meu caminho filho!"
E eu disse aquilo com certa braveza.
E ele foi embora, certamente com seu pequeno coração partido.
Eu nem imaginava como havia sido rude com ele.
Quando eu fui me deitar, eu podia ouvir a voz calma e doce de Deus me dizendo:

- "Quando falava com um estranho, quanta cortesia você usou!
Mas com seu filho, a criança que você ama, você nem sequer se preocupou com isso! Olhe no chão da cozinha, você verá algumas flores perto da porta.
São flores que ele trouxe pra você.
Ele mesmo as pegou; a cor-de-rosa, a amarela e a azul.
Ele ficou quietinho para não estragar a surpresa e você nem viu as lágrimas nos olhos dele."

Nesse momento, eu me senti muito pequena.
E agora, o meu coração era quem derramava lágrimas.
Então eu fui até a cama dele e ajoelhei ao seu lado.

- "Acorde filho, acorde. Estas são as flores que você pegou pra mim?"
Ele sorriu, - "Eu as encontrei embaixo da árvore.
Eu as peguei porque as achei tão bonitas como você!
Eu sabia que você iria gostar, especialmente da azul"

Eu disse:
- "Filho, eu sinto muito pela maneira como agi hoje.
Eu não devia ter gritado com você daquela maneira."

-"Ah mamãe, não tem problema, eu te amo mesmo assim!!"

- "Filho, eu também te amo. E eu adorei as flores, especialmente a azul."

Você já parou pra pensar que, se morrermos amanhã, a empresa para qual trabalhamos poderá facilmente nos substituir em uma questão de dias.
Mas as pessoas que nos amam, a família que deixamos para trás, sentirão essa perda para o resto de suas vidas?
E nós raramente paramos pra pensar nisso.

Às vezes colocamos nosso esforço em coisas muito menos importantes que nossa família, que as pessoas que nos amam, e não nos damos conta do que realmente estamos perdendo.
Perdemos o tempo de sermos carinhosos, de dizer um "Eu te amo", de dizer um "Obrigado", de dar um sorriso, ou de dizer o quanto cada pessoa é importante pra nós.

Ao invés disso, muitas vezes agimos com rudeza, e não percebemos o quanto isso machuca os nossos queridos.

A família é o nosso maior bem!!

Autor Desconhecido.
 

MOMENTO DE REFLEXÃO;140513


A outra mãe
Neide tinha somente 14 anos quando resolveu deixar a roça e tentar a vida na cidade grande. 

Chegou ao Rio de Janeiro e, sem qualificação profissional alguma, teve algumas dificuldades. Minha avó a admitiu em sua casa e a ensinou a cozinhar, arrumar a casa e até a andar pelas ruas sem medo. 

Os anos se passaram. Quando eu tinha somente 3 meses de vida, Neide foi morar conosco e ser a minha babá. 

Mais anos se passaram, nasceram meus irmãos. Algumas babás chegaram e foram embora, e Neide ficou. 

Babá de três crianças, com pouco mais de um ano de diferença entre si. 

O que é uma babá? É alguém que é paga para trocar fraldas, levar as crianças à pracinha, brincar, pôr para dormir. Pois é, acho que Neide nunca foi minha babá. 

Não que ela não tenha feito tudo isso, mas nunca o fez como babá somente. 

Neide me ensinou, por exemplo, a fazer conta de dividir. E, no ano seguinte, ao meu irmão. E, no seguinte, à minha irmã. 

Isso foi uma daquelas coisas interessantes da vida: três filhos de um economista brilhante e uma advogada com pós-graduação na Alemanha, estudando num dos melhores colégios da cidade, mas que só aprenderam a fazer conta com aquela outra mãe, a que viera da roça e não tinha nem o segundo grau completo. 

Por vezes, minha mãe, que trabalhava fora, tentou convencer Neide a voltar a estudar. Quis que ela aprendesse a dirigir e lhe ofereceu um carro de presente. Ela, porém, recusou. 

Na época, lembro que me revoltava com a inércia de Neide. Queria que ela evoluísse. Mal sabia que ela desempenhava com maestria a profissão que tinha escolhido abraçar: ser nossa mãe. 

O tempo passou. Nós crescemos. Um dia, chegou a notícia. O pai de Neide, diabético, precisava ter parte de sua perna amputada. 

Novos cuidados iam ser necessários e a mãe de Neide, já uma senhora, não teria condições de tomar conta do marido sozinha. 

Foi assim que aos 17 anos, tive de me despedir da minha segunda mãe que, depois de quase 30 anos na cidade, com minha família, precisou voltar para a roça. 

Ela nunca teve filhos biológicos. Mas seria tolice dizer que ela não foi mãe. Ela foi a melhor mãe que uma criança pode ter, e eu fui a criança mais feliz do mundo por ter sido criada não por uma, mas por duas mães maravilhosas. 

* * * 

O texto retrata a homenagem de uma pessoa agradecida a alguém que, em sua vida, representou um grande papel. 

Em muitas vidas, ocorre assim. Serviçais são contratados e surpreendem pela dedicação com que desempenham as tarefas, muito além do próprio dever. 

Quase sempre são Espíritos amigos que se comprometem a zelar pelos seus afeiçoados. Surgem então, na feição de criaturas que se transformam em anjos guardiões de vidas, e atravessam os anos, em total dedicação. 

Estão com os seus tutelados no primeiro dia de aula, segurando-lhes a mão. Verificam se eles fizeram a lição de casa. Inspecionam o banho dos menores, preocupam-se com os horários das refeições e dos medicamentos. 

Acompanham-nos a festinhas e, muitas vezes, se transformam em confidentes dos adolescentes. 

Nos tempos da escravatura, eram chamadas de amas de leite. Hoje, de babás. O nome, em verdade, não importa. 

O que importa é reconhecer que Deus coloca em nossas vidas seres especiais, no auxílio à nossa tarefa de pais e mães. 

Cumpre reconhecer-lhes as presenças e lhes render as homenagens do coração que goza da ventura de merecer o seu apoio para a sagrada missão de orientar os próprios rebentos. 

* * * 

A gratidão pode se expressar de várias formas. Algumas crianças a traduzem de forma espontânea, colocando apelidos carinhosos naqueles que as cercam de cuidados. 

Por vezes, a expressão que escolhem, no vocabulário da alma, é o doce nome de mãe.
 


LIOTURGIA DIÁRIA;140513


Evangelho (João 15,9-17)

Terça-Feira, 14 de Maio de 2013
São Matias, Apóstolo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.
11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me es­colhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 1,15-17.20-26)

Terça-Feira, 14 de Maio de 2013
São Matias, Apóstolo

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’
21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição.”23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolhestes 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!”.
26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 112)

Terça-Feira, 14 de Maio de 2013
São Matias, Apóstolo

— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres. 

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.
— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?
— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo.

São Matias

São MatiasNós estamos em festa com toda a Igreja, pois lembramos a santidade de vida de um escolhido do Espírito Santo para o grupo dos apóstolos. São Matias era um discípulo que acompanhou Jesus no tempo de Seu apostolado e foi tão fiel na vivência dos ensinamentos do Mestre, que tornou-se testemunha de Sua ressurreição.
No livro dos Atos dos Apóstolos, estão registrados os fatos que levaram à escolha de um discípulo que ocupasse o lugar deixado por Judas, o traidor: “…é preciso, pois, que um dentre eles se torne conosco testemunha de sua ressurreição. Apresentaram então dois homens: José chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias” (Atos 1,22-23).
São Matias recebeu em Pentecostes a efusão do Espírito Santo, e tornou-se um apóstolo ardoroso como os demais, testemunha do Ressuscitado. Evangelizou na Palestina e na Ásia Menor, e morreu mártir por apedrejamento.
São Matias, rogai por nós!