sábado, 24 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA:251112


Evangelho (João 18,33b-37)



O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 33bPilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?”
34Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isto de mim?”
35Pilatos falou: “Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”
36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”.
37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?”
Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.


 

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

TERÇO DOS HOMENS PJMJ-COMUNIDADE S. JUDAS TADEU:241112

O TERÇO DOS HOMENS PJMJ, ANTÔNIO BEZERRA, PARABENIZA A COMUNIDADE DE SÃO JUDAS TADEU(QUINTINO CUNHA) PELA PASSAGEM DE SEU 6º DE ANIVERSÁRIO DE EVANGELIZAÇÃO NESTE DIA 24 DE NOVEMBRO DE 2012. AS COMUNIDADES FORAM ACOLHIDAS COM A RECITAÇÃO DO SANTO TERÇO MARIANO; EM SEGUIDA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA PRESIDIDA PELO MINISTRO DA EUCARISTIA FRANCISCO. PARA FINALIZAR FOI SERVIDO UM JANTAR ESPECIAL PARA TODAS AS COMUNIDADES CONVIDADAS. FEEEEEELIZ ANIVEEEEERSÁRIO A CUMUNIDADE DO TERÇO SAO JUDAS TADEU!!!























TERÇO DOS HOMENS PJMJ-RAINHA DA PAZ151112

O TERÇO DOS HOMENS PJMJ DA COMUNIDADE DE ANTÔNIO BEZERRA PARTICIPOU NESTE DIA 15 NOVEMBRO 2012, DO 8º ANIVERSÁRIO DO TERÇO DOS HOMENS DA COMUNIDADE RAINHA DA PAZ (QUINTINO CUNHA) PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO. AGRADECEMOS PRIMEIRAMENTE  A DEUS, NOSSA SENHORA E A COORDENAÇÃO DA RAINHA DA PAZ PELO CONVITE E O ACOLHIMENTO.
 FELIZ ANIVERSÁÁÁÁRIO!!!























EVANGELHO DO DIA:241112


Evangelho (Lucas 20,27-40)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se,35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

NOTICIAS DA IGREJA:241112


Bento XVI no Angelus: “Jesus não é um vidente – Tudo passa, mas a Palavra de Deus não muda”




“Jesus não é um ‘vidente’ e se ele fala do fim do mundo o faz, para dar uma “chave de leitura essencial” sobre o destino do homem”: foi o que disse Bento XVI durante o Angelus recitado, neste domingo, da janela de seus aposentos que dão para a Praça São Pedro.
O Santo Padre explicou o trecho do Evangelho de Marcos que se lê neste domingo em todas as igrejas do mundo, no qual há um discurso “escatológico” de Cristo, que explica “os últimos tempos”.
O discurso de Jesus, – disse Bento XVI – “é provavelmente o texto mais difícil dos Evangelhos” e a sua dificuldade deriva seja do conteúdo, seja da linguagem: fala de um futuro que supera as nossas categorias, e por isso Jesus utiliza imagens e palavras tiradas do Antigo Testamento, mas especialmente insere um novo centro, que é Ele mesmo, o mistério da sua pessoa e da sua morte e ressurreição”.
Há no trecho evangélico de hoje – continuou o Papa – “imagens cósmicas de gênero apocalíptico” como o sol que vai ficar escuro e a lua que não brilhará mais, mas Jesus não as usa como um “vidente”.
De fato, – recordou o Papa – “sabemos que na Bíblia a Palavra de Deus é a origem da criação” e “esse poder criador da Palavra divina se concentrou em Jesus Cristo”. “Por isso – sublinhou Bento XVI – Jesus não descreve o fim do mundo, e quando usa imagens apocalípticas, não se comporta como um ‘vidente’.
“Pelo contrário, – prosseguiu Bento XVI – Ele quer tirar seus discípulos de todos os tempos da curiosidade por datas, previsões, e em vez disso quer dar a eles uma chave de leitura profunda e essencial, e, especialmente, indicar o via justa a ser percorrida, hoje e amanhã, para entrar na vida eterna”.
“Tudo passa – lembra-nos o Senhor -, mas a Palavra de Deus não muda e perante essa cada um de nós é responsável pelo seu próprio comportamento.
Também nos nossos tempos – finalizou o Papa – não faltam calamidades naturais, e infelizmente, não faltam também guerras e violências. Também hoje temos necessidade de um fundamento estável para nossa vida e para a nossa esperança, ainda mais por causa do relativismo em que estamos imersos. Que a Virgem Maria nos ajude a acolher este centro na Pessoa de Cristo e na sua Palavra”.
Nas saudações em várias línguas o Santo Padre falando em espanhol, recordou a figura da Beata Maria Crescencia Perez, religiosa da Congregação das Filhas de Maria Santissima do Horto, elevata neste sábado às honras dos altares, em Pergamino, na Argentina.
Ela viveu na primeira metade do século passado – recordou Bento XVI – e é modelo de docilidade evangélia animada pela fé. “Louvemos o Senhor pelo seu testemunho”.

MOMENTO DE ORAÇÃO:241112


Família
                                                   
Problemas no relacionamento familiar
Senhor, concedei a mim e família, a graça de Vos buscar antes de todas as coisas, pois somente assim poderemos viver na unidade. Vinde com Vosso Espírito sobre meu lar e removei os problemas que em nós existam: males do corpo, da alma, do espírito, do coração. Que ajamos como se tudo dependesse de nós, mas certos de que somente por Vossa graça poderemos - mesmo em meio a sofrimentos, permanecer na Vossa paz. Que sejamos profundamente amigos, ajudemo-nos mutuamente a crescer na prática da fé e reavivemos sempre mais o amor que selamos diante de Vós, num compromisso sagrado e para sempre. Nada mais angustiante para os coraçõezinhos das crianças do que a insegurança diante de um pai e uma mãe, a quem tanto amam, discutindo, ofendendo-se mutuamente. Dai-nos saber amar profundamente, como amastes e amais Vossa Igreja. Que nos lembremos que o maior presente que nossos filhos podem receber, é o amor que exista entre nós, seus pais. Vinde, Senhor Jesus, restaurai minha família e as famílias do mundo inteiro. Amém.

Proteção à família - Autor: Padre Marcelo Rossi

Senhor Jesus Cristo, eu (nome completo) coloco a minha casa, a minha família (coloque o primeiro nome de cada familiar), todos os que moram comigo, sob a proteção do vosso sangue precioso.
Protegei esta casa de assaltos, incêndio, violência, calúnia, difamação, maldição, pragas, mau olhado e todo mal.
Qualquer pessoa que tenha má intenção, maldade, não consiga permanecer nesta casa nem passe por esta porta, em que entronizo esta oração.
E assim como lemos no livro do Êxodo capítulo 12 (quando o senhor protegeu as casas dos israelitas), que minha casa, por meio desta oração de proteção, seja marcada com o sangue do Senhor Jesus Cristo, sinal de proteção contra todo e qualquer tipo de flagelo.
Invoco a intercessão especial da Virgem Maria e de São Miguel Arcanjo confirmando esta oração.
Enfim, esta porta e toda a minha casa sejam seladas, marcadas e protegidas no sangue libertador de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. 
 



MINUTO DE SABEDORIA:241112


Deus está dentro de você!
Mas está também dentro de todas as demais criaturas que você encontra.
Mesmo naqueles que não agem com acerto, está habitando permanentemente a Divindade, que dos erros das criaturas humanas faz nascer o bem e o progresso.
Não julgue, pois, apressadamente, pois aquilo que lhe parece ser um erro pode ser o início de um resultado maravilhoso.

SANTO DO DIA:241112

 24 de novembro

Santo André Dung-Lac e companheiros
A evangelização do Vietnã começou no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. São quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres. Enfim, em todos os lugares onde buscaram refúgio. Foram bispos, sacerdotes e leigos de diversas idades e condições sociais, na maioria pais e mães de família e alguns deles catequistas, seminaristas ou militares.

Hoje, homenageamos um grupo de cento e dezessete mártires vietnamitas, beatificados no ano jubilar de 1900 pelo papa Leão XIII. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870. Dentre eles muito se destacou o padre dominicano André Dung-Lac, tomado como exemplo maior dessas sementes da Igreja Católica vietnamita.

Filho de pais muito pobres, que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote em 1823. Durante seu apostolado, foi cura e missionário em diversas partes do país. Também foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas nunca concordou com esse patrocínio.

Uma citação sua mostra claramente o que pensava destes resgates: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer". Finalmente, foi decapitado em 24 de novembro de 1839, em Hanói, Vietnã.

Passada essa fase tenebrosa, veio um período de calma, que durou cerca de setenta anos. Os anos de paz permitiram à Igreja que se reorganizasse em numerosas dioceses que reuniam centenas de milhares de fiéis. Mas os martírios recomeçaram com a chegada do comunismo à região.

A partir de 1955, os chineses e os russos aniquilaram todas as instituições religiosas, dispersando os cristãos, prendendo, condenando e matando bispos, padres e fiéis, de maneira arrasadora. A única fuga possível era através de embarcações precárias, que sucumbiam nas águas que poderiam significar a liberdade, mas que levavam, invariavelmente, à morte.

Entretanto o evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita, pois quanto mais perseguido maior se tornou seu fervor cristão, sabendo que o resultado seria um elevadíssimo número de mártires. O papa João Paulo II, em 1988, inscreveu esses heróis de Cristo no livro dos santos da Igreja, para serem comemorados juntos e como companheiros de santo André Dung-Lac no dia de sua morte.  Santo André e Companheiros... Rogai por nós

 

MOMENTO DE REFLEXÃO:241112

AS SEMENTES DE DEUS"

Um rapaz entrou numa loja e viu um senhor no balcão.
Maravilhado com a beleza do lugar, perguntou-lhe:
- Senhor, o que se vende aqui?
- Todos os dons de Deus.
- E custam muito? - voltou a perguntar.
-Não custam nada. Aqui tudo é de graça.
Contemplou a loja e viu que havia jarros de amor, vidros de fé, pacotes de esperança, caixinhas de salvação, muita sabedoria, fardos de perdão, pacotes grandes de paz e muitos outros dons de deus.
TOMOU CORAGEM E PEDIU:
- Por favor, quero o maior jarro de amor de Deus, todos os fardos de perdão e um vidro grande de fé, prá mim e prá toda minha família.
ENTÃO, o senhor preparou tudo e entregou-lhe um pequeno embrulho que cabia na palma da sua mão.
INCRÉDULO,ele disse:
- MAS COMO PODE ESTAR AQUI TUDO O QUE PEDI?
SORRINDO O SENHOR LHE RESPONDEU:
- MEU QUERIDO IRMÃO, NA LOJA DE DEUS NÃO VENDEMOS FRUTOS, SÓ SEMENTES. PLANTE-AS !!!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA:231112


Evangelho (Lucas 19,45-48)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

MINUTO DE SABEDORIA:231112


Esteja certo de que a felicidade de sua vida não pode vir de fora.
Você só poderá encontrar a felicidade quando souber fazê-la nascer dentro de seu coração,
quando aprender a ajudar a todos indistintamente, com suas ações, suas palavras e seus
pensamentos.
Pense positivamente, desculpando a todos, e sentirá a maior felicidade de sua vida na alegria
de viver bem.

SANTO DO DIA:231112

 



23 de novembro

São Clemente I
Clemente foi o quarto papa da Igreja de Roma, ainda no século I. Vivia em Roma e foi contemporâneo de são João Evangelista, são Filipe e são Paulo; de Filipe era um dos colaboradores e do último, um discípulo. Paulo até citou-o em seus escritos. A antiga tradição cristã apresenta-o como filho do senador Faustino, da família Flávia, parente do imperador Domiciano. Mas foi o próprio Clemente que registrou sua história ao assumir o comando da Igreja, sabendo do perigo que o cargo representava para sua vida. Pois era uma época de muitas perseguições aos seguidores de Cristo.

Governou a Igreja por longo período, de 88 a 97, quando levou avante a evangelização firmemente centrada nos princípios da doutrina. Enfrentou as divisões internas que ocorriam. Foi considerado o autor da célebre carta anônima enviada aos coríntios, que não seguiam as orientações de Roma e pretendiam desligar-se do comando único da Igreja. Através da carta, Clemente I animou-os a perseverarem na fé e na caridade ensinada por Cristo, e participarem da união com a Igreja.

Restabeleceu o uso do crisma, seguindo a tradição de são Pedro, e instituiu o uso da expressão "amém" nos ritos religiosos. Com sua atuação séria e exemplar, converteu até Domitila, irmã do imperador Domiciano, também seu parente, fato que ajudou muito para amenizar a sangrenta perseguição aos cristãos. Graças a Domitila, muitos deixaram de sofrer ou, pelo menos, tiveram nela uma fonte de conforto e solidariedade.

Clemente I expandiu muito o cristianismo, assustando e preocupando o então imperador Nerva, que o exilou na Criméia. A essa altura, assumiu, como papa, Evaristo. Enquanto nas terras do exílio, Clemente I encontrou mais milhares de cristãos condenados aos trabalhos forçados nas minas de pedra. Passou a encorajá-los a perseverarem na fé e converteu muitos outros pagãos.

A notícia chegou ao novo imperador Trajano, que, irritado, primeiro ordenou que ele prestasse sacrifício aos deuses. Depois, como recebeu a recusa, mandou jogá-lo no mar Negro com uma âncora amarrada no pescoço. Tudo aconteceu no dia 23 de novembro do ano 101, como consta do Martirológio Romano.

O corpo do santo papa Clemente I, no ano 869, foi levado para Roma pelos irmãos missionários Cirilo e Metódio, também venerados pela Igreja, e entregue ao papa Adriano II. Em seguida, numa comovente solenidade, foi conduzido para o definitivo sepultamento na igreja dedicada a ele. Na cidade de Collelungo, nas ruínas da propriedade de Faustino, seu pai, foi construída uma igreja dedicada a são Clemente I. A sua celebração ocorre no dia da sua morte. São Clemente... Rogai por nós.

MOMENTO DE REFLEXÃO:231112








Irmãos, não temais os pecados dos homens, amai o homem ainda no seu pecado, porque esta imagem do amor de Deus é também o cume do amor sobre a terra.

Amai toda a criação divina no seu conjunto e cada grão de areia.
Amai cada pequena folha, cada raio de sol!
Amai os animais, amai as plantas, amai cada coisa!

Se amardes todas as coisas, colhereis nelas o mistério de Deus.
Uma vez recolhido, começareis a conhecê-lo sem interrupção cada dia mais e mais profundamente.

E terminareis por amar todo o mundo com um amor agora total e universal...
Amai particularmente as crianças, essas são sem pecado, como os anjos, e vivem para nossa ternura, para a purificação de nossos corações, e são para nós como uma indicação.
Ai de quem ofende as crianças!...

Alguns pensamentos, especialmente em presença do pecado humano, vos deixam perplexos, e vos perguntais: 'Devo recorrer à força ou ao amor humilde?'

Decidi sempre: recorrerei ao amor humilde.
Se tomardes uma vez para sempre esta decisão, podereis subjugar o mundo inteiro.

O amor humilde é uma força formidável, a maior de todas, como não existe outra.


Stárets Zósima