sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SANTO DO DIA:161112

  

16 de novembro

Santa Gertrudes
A vida contemplativa foi a forma escolhida por santa Gertrudes para dedicar-se a Deus. Nascida em Eisleben, na Saxônia, em 1256, ao contrário do que alguns historiadores dizem, ela não pertencia à nobreza, mas seus pais eram bem estabelecidos e cristãos fervorosos.

Aos cinco anos de idade, foi entregue ao Mosteiro cisterciense de Helfa, onde cresceu adquirindo grande cultura profana e cristã. Possuidora de grande carisma místico, tornou-se religiosa consagrada. Conviveu no mosteiro com a grande mística Matilde de Magdeburg, mestra de espiritualidade, que escreveu em forma de poesia todas a sua preciosa vivência mística, depois encerrada num livro.

Matilde foi o personagem decisivo na vida interior de muitas jovens que dela se aproximavam. Era mestra de uma espiritualidade fortemente ligada ao chamamento místico. Com ela, Gertrudes desenvolveu a sua de modo muito semelhante, recebendo, em seguida, através de suas orações contemplativas, muitas revelações de Deus.

A partir dos vinte e cinco anos de idade, teve a primeira das visões que, como ela mesma narrou, transformaram sua vida. Toda a sua rica experiência transcreveu e reuniu no livro "Mensageiro do divino amor", talvez a mais importante obra cristã tendo como temática a teologia mística. Nele, também conta que, constantemente, era tomada por arrebatamentos sublimes e tristezas profundas advindas do estudo da Palavra.

Essa notável mística cristã do período medieval foi uma das grandes incentivadoras da devoção ao Coração de Jesus, culto que alcançaria enorme expansão, no futuro, com santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII.

Mais tarde, foi eleita abadessa, cargo que exerceu até o fim de seus dias. Adoeceu e sofreu muitas dores físicas por mais de dez anos até ir comungar com seu amado esposo, Jesus, na casa do Pai, em 1302.

A tradicional festa em sua memória, no dia 16 de novembro, foi autorizada e mantida nesta data pelo papa Clemente XII, em 1738. SANTA GERTRUDES...ROGAI POR NÓS.

MOMENTO DE REFLEXÃO:161112

 




Senhor, fala ao meu coração.
Eu falo. Mas por que você tem medo?
Contudo não sentia medo ao encontrar ilustres desconhecidos que o levaram
a deslizar pelos pântanos da vida!
E tem medo de mim, o único que conheceu mais que todos?
Você me conheceu. Ou será que não é verdade? Será que pode dizer que conhece pensamentos, sonhos e palpitações dos outros como conhece os meus?

Há tantos anos que conto tudo pessoalmente a ti.
Que sonhos conheces melhor que os meus?

Conheci você, e quem o conhece melhor que eu? Porventura alguém conseguiu entrever seus talentos quando ainda nem eram visíveis, sufocados que estavam por mil crostas? Porventura alguém se fixou em você como eu fiz, com determinação e segurança?
Já sabia de você quando você nem podia supor. E então, se o conheço tão bem e você tão bem a mim, por que tem medo?
Será que sou um fantasma?
Algum fantasma lhe fez companhia nas noites de medo e solidão?
Será que foi um fantasma que pelas mãos da Providência mandou alimento, moradia e roupas para vestir você e seus filhos?

Você diz: "Será que tudo não passa de fantasia e autosugestão?
E se tudo não passasse de loucura?"
Eu lhe respondo: "É loucura subir juntos o monte da felicidade, ou era loucura confiar cegamente em pessoas mais cegas do que você?É, por acaso, loucura a dimensão do espírito sobre a qual quero fazê lo voar, ou será que não é mais loucura permanecer plantado no chão quando, ao contrário, nosso Pai nos fez gigantes espirituais com asas para voar?
Não tenha medo, não é uma loucura.

Fique tranqüilo, siga me, agarre se às minhas asas e comece a voar comigo. Quando eu sentir firmeza no seu vôo, então deixarei que voe sozinho!
Mas vai ter de voar sozinho, porque não posso ser seu eterno guardião. Precisa tomar se adulto e me ajudar porque foi para difundir o amor que deixei você me conhecer, foi para ser amado e mostrar aos outros, através da relação de amor, meu e seu, que o amor de Deus é coisa séria e concreta. Para que vejam e, vendo, também sintam o mesmo desejo. Foi por isso que deixei que me conhecesse."
A asa de reserva.

Senhor, às vezes ouso pensar
que tu só tens uma asa; a outra está escondida: talvez para me mostrar
que também não queres voar sem mim.
Foi por isso que me deste a vida: para que eu fosse teu companheiro de vôo. Viver é abrir a asa, a única asa, com a confiança de quem sabe que no vôo tem um grande amigo, tem a ti. Ensina me, então, a levantar vôo contigo .


Dom Tonino Bello
Do livro: A civilização da ternura - Paulinas

MINUTO DE SABEDORIA:161112


Não perca sua serenidade!
Quando a irritação nos move, a saúde se descontrola, os órgãos se perturbam e sofremos terrivelmente.
Se o amigo o traiu, se sua parenta inventou uma calúnia, se aquele a quem você ajudou
cometeu uma injustiça, uma ingratidão, perdoe!
São pessoas enfermas: tenha pena delas.
Mas você, não perca sua serenidade, não dê a entender que foi atingido.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MINUTO DE SABEDORIA:141112


Deus está dentro de nós em todas as circunstâncias da vida.
Quer você esteja praticando um boa ação, quer esteja agindo errado, Deus está dentro de
você.
Quer você sinta felicidade, quer esteja ferreteado pelo sofrimento, Deus está dentro de você.
Procure não esquecer esta verdade, em nenhum momento de sua vida: DEUS ESTÁ
DENTRO DE VOCÊ!

EVANGELHO DO DIA:141112


Evangelho (Lucas 17,11-19)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão?18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA:141112

 
 

14 de novembro

São Serapião
Procedente de família cristã da nobreza inglesa, Serapião nasceu em Londres no ano 1179. Seu pai era Rotlando Scoth, capitão da esquadra do rei Henrique III. Muito jovem, já estava atuando ao lado do pai na cruzada comandada pelo lendário Ricardo Coração de Leão. Porém, no retorno, o navio naufragou próximo de Veneza e a viagem continuou por terra. Nesse percurso, acabaram prisioneiros do duque da Áustria, Leopoldo, "o Glorioso", que libertou o rei e seu pai. Mas Serapião e os demais tiveram de ficar.

Logo o duque percebeu que o jovem militar, além de bom militar, era bom cristão, muito bondoso e caridoso. Por isso o manteve na Corte. Mais tarde, quando recebeu a notícia da morte dos pais, Serapião decidiu ficar na Áustria. Com os soldados do duque, seguiu para a Espanha, para auxiliar o exército cristão do rei Afonso III, que lutava contra os invasores muçulmanos. Quando chegaram, eles já tinham sido expulsos.

Serapião decidiu ficar e servir ao exército do rei Afonso III, para continuar defendendo os cristãos. Participou de algumas cruzadas bem sucedidas, até que, em 1214, o rei Afonso III morreu em combate. Serapião, então, voltou para a Áustria e alistou-se na quinta cruzada do duque Leopoldo, que partiu em 1217 com destino a Jerusalém e depois ao Egito.

O vai-e-vem da vida militar em defesa dos cristãos levou, novamente, Serapião para a Corte espanhola, em 1220. Dessa feita, acompanhando Beatriz da Suécia, que ia casar-se com Fernando, rei de Castela. Foi quando conheceu o sacerdote Pedro Nolasco, santo fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, os chamados frades mercedários, os quais se dedicavam em defesa da mesma fé, mas não guerreando contra os muçulmanos, e sim buscando libertar do seu poder os cristãos cativos, mesmo que para isso tivessem de empenhar suas próprias vidas.

Serapião ingressou na Ordem e recebeu o hábito mercedário em 1222. Junto com Pedro Nolasco e Raimundo Nonato, santo co-fundador, realizou várias redenções. Na última, que ocorreu em Argel, na África, teve de ficar refém para libertar os cristãos que estavam quase renegando a fé, enquanto o outro padre mercedário viajou rapidamente para Barcelona para buscar o dinheiro. Mas o superior, Pedro Nolasco, estava na França. Quando foi informado, escreveu uma carta ao seu substituto na direção para arrecadar esmolas em todos os conventos da Ordem e enviar o dinheiro para libertar Serapião o mais rápido possível.

Como o resgate não chegou na data marcada, os muçulmanos disseram a Serapião que poderia ser libertado se renegasse a fé cristã. Ele recusou. Enlouquecidos, deram-lhe uma morte terrível. Colocado numa cruz em forma de X, como o apóstolo André, teve todas as juntas dos seus ossos quebradas, e assim foi deixado até morrer. Tudo aconteceu no dia 14 de novembro de 1240, em Argel, atual capital da Argélia.

O culto que sempre foi atribuído a são Serapião, protetor contra as dores de artrose, foi confirmado em 1625 pelo papa Urbano VIII. A festa religiosa ao santo mártir mercedário ocorre no dia de sua morte.São sarapião...Rogai por nós.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA:131112


Evangelho (Lucas 17,7-10)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SANTO DO DIA:131112

 


13 de novembro

Santo Estanislau Kostka
Apelidado de "anjo" na infância, Estanislau Kostka atingiu a juventude guardando todas as virtudes, como um anjo realmente. Mas não faltaram oportunidades para entregar-se aos prazeres mundanos, pois pertencia a uma família polonesa nobre e poderosa.

Nascido em 28 de outubro 1550, até a idade de treze anos Estanislau viveu na casa dos pais. Aos quatorze, eles o enviaram para estudar no seminário dos padres jesuítas em Viena, junto com o irmão mais velho e o tutor. Mas o seminário logo foi fechado pelo imperador Maximiliano e toda a comunidade estudantil acabou abrigada no castelo de um príncipe protestante. Aquele ambiente cheio de festas e jogos de prazeres em nada combinava com Estanislau, que buscava uma vida de virtudes e oração, dentro da doutrina cristã.

A situação para ele era das mais inadequadas, entretanto agradou o irmão e o tutor, que passaram a requisitar sua participação nesses jogos. Não bastasse isso, o tal príncipe protestante queria impedir os católicos de irem à missa receber a comunhão. Depois, também era atormentado pelos colegas, que zombavam muito de sua preferência pela vida religiosa.

Mas a luta contra o ambiente hostil e a vida de privações a que se obrigava acabaram por minar a saúde do rapaz. Frágil, ficou doente a ponto de quase perder a vida, mas o salvaram a fé profunda e a confiança em Maria Santíssima, de quem era devoto. Durante um sonho, um anjo apareceu para dar-lhe a eucaristia, e a Virgem Mãe também, curando-o ao colocar-lhe o Menino Jesus nos braços. Maria, em sua aparição, também o convidou a ingressar na Companhia de Jesus.

Estanislau, que já pensava em ser um padre jesuíta, contou tudo à família, que fora a Viena verificar como os filhos estavam vivendo e estudando. Aproveitou para dizer que queria mesmo ser um sacerdote. A oposição dos seus pais foi total. Tentou insistir, mas foi inútil. Então, fugiu sozinho, a pé e vestido de mendigo, para despistar se o perseguissem.

De Viena, na Áustria, foi para Treves, na Alemanha, percorrendo setecentos quilômetros até chegar a uma casa provincial dos jesuítas. O provincial, na época, era Pedro Canísio, que o recebeu com amabilidade, mas teve de enfrentar a reação do pai do jovem, que ameaçou fazer expulsar todos os jesuítas da Polônia caso o filho não voltasse ao convivo da família. Mas Estanislau manteve-se irredutível.

Aos dezessete anos, Estanislau foi enviado para Roma, com uma carta de recomendação ao superior geral da Ordem, são Francisco de Bórgia, que com carinho o encaminhou para complementar o noviciado e os estudos de teologia no Colégio Romano. Foram apenas nove meses entre os jesuítas, mas plenos de trabalho, estudo, dedicação e disciplina, exemplares. Até ser acometido por uma febre misteriosa e, no dia 15 de agosto de 1568, festa da Assunção de Nossa Senhora, partir docemente ao encontro de Deus.

O seu túmulo tornou-se local de muitas graças e rota de peregrinação. O papa Bento XIII canonizou-o em 13 de novembro de 1726, e designou esta data para celebrar a festa em memória do padroeiro dos noviços.
 

TERÇO DOS HOMENS PJMJreunião terço 12nov12

O COMPANHEIRO MONTENEGRO CONVIDADO PARA COORDENAR A REUNIÃO

COORDENADOR ALVES FILHO ACOLHENDO A COMUNIDADE PJMJ PARA A REUNIÃO
ESTÊNIO, NOS TRAZENDO UM MINUTO DE SABEDORIA


MARCOS GOMES, LEITURA E REFLEXÃO DO EVANGELHO-Lc17,1-6


ARINALDO, RECITAÇÃO DO 1º MISTERIO GLORIOSO


PARA ESTA REUNIÃO CONTAMOS COM A PRESENÇA DE 39 COMPANHEIROS MISSIONÁRIOS

FRANCINÉ, RECITAÇÃO 2º MISTÉRIO GLORIOSO

TIMBÓ, RECITAÇÃO 3º MISTÉRIO GLORIOSO

LEONOR, RECITAÇÃO 4º MISTÉRI GLORIOSO


JAIRO, RECITAÇÃO DO 5º MISTÉRIO GLORIOSO


PESSOAS QUE NOS VISITAM PELA 1ª VEZ - SINTAM SE ACOLHIDAS PELO  AMOR DO PAI E O AMOR DE MARIA E DE TODOS OS HOMENS DO TERÇO PJMJ


MOMENTO DE ORAÇÃO POR ESTAS PESSOAS ACOLHIDAS -AVE MARIA......








MOMENTO DE CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

BENÇÃO FINAL PELO NOSSO COORDENADOR Sr ALVES FILHO