quarta-feira, 22 de julho de 2015

Paróquia Jesus, Maria e José 220715

Semana Nacional da Família 2015 


SEMANA NACIONAL DA FAMILIA 2015

TEMA NACIONAL: “O AMOR É A NOSSA MISSÃO: A FAMILIA PLENAMENTE VIVA ”

DIA 09 DOMINGO - ABERTURA FESTIVA NA MISSA DAS FAMÍLIAS 18:30HS COM A PARTICIPAÇÃO DAS COMUNIDADES PASTORAIS E MOVIMENTOS (COMO DE COSTUME).

DIA 10 SEGUNDA - TERÇO DAS FAMILIAS NA MATRIZ (PASTORAL FAMILIAR E TERÇO DOS HOMENS)

DIA 11 TERÇA – MISSA DO SILOÉ PELAS FAMÍLIAS NO DISCIPULADO DE JESUS CRISTO. (Próximo à Capela São Francisco das Chagas)

DIA 12 QUARTA – PALESTRA SOBRE FAMILIA AS 19HS NA CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS(COM. DA GIA) PALESTRANTE A CONFIRMAR (COORDENAÇÃO DA COMUNIDADE E PASTORAL    FAMILIAR)

DIA 13 QUINTA – LOUVOR E PALESTRA SOBRE O TEMA DA SEMANA DA FAMILIA, PALESTRANTE SR. KARBAGE (COORDENAÇÃO DA CAPELA SANTA TEREZINHA)

DIA 14 SEXTA – EVANGELIZAÇÃO NA PRAÇA IPIRANGA COM CELEBRAÇÃO EUCARISTICA COM
FREI JURANDIR (A CONFIRMAR)

DIA 15 SABADO – CAMINHADA COM MARIA (ARQUIDIOCESE)

DIA 16 DOMINGO – TARDE JOVEM- INICIANDO ÁS 15:HS COM O TERÇO DA MISERICORDIA E ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO, LOUVOR E APRENSENTAÇÃO DE UMA PEÇA COM O GRUPO ÁGAPE. (COM.RAINHA DA PAZ, LIRIO DA TRINDADE, PASTORAL DA JUVENTUDE E PASTORAL DAS ARTES)

DIA 16 DOMINGO – ENCERRAMENTO APARTIR DAS 18:30 NA MISSA DAS FAMILIAS



thpjmj

MOMENTO DE REFLEXÃO THPJMJ220715

A Justiça

 

Quando criança eu tinha a mania de me sentir sempre injustiçado. Por um ou outro motivo, não me tinham feito justiça, sem perceber que, para mim, a “injustiça” era sempre qualquer restrição feita aos meus desejos, fantasias e vontades. 

E invariavelmente arrebentava em lágrimas de protesto. 

Um dia papai me chamou e disse: 

- Meu filho, vamos combinar uma coisa. Você sabe que papai não gosta de ver você triste, não é? Então nós vamos fazer o seguinte: cada vez que você chorar, escreva num papel a causa. Coloque o papel no vaso azul, ali, sobre a escrivaninha. Deixe passar alguns dias e leia-o. Se achar que o assunto ainda o está aborrecendo, venha a mim, conte-me o caso e eu lhe prometo que corrigirei a injustiça que tiverem feito contra você. Combinado? 

Estava combinado. Nos primeiros dias eu enchi o vaso azul de anotações. Passadas no preto e branco, minhas queixas me pareciam perfeitamente justificadas. 

Passaram-se os dias e meu pai voltou a falar comigo. 

- Você já pode começar a reexaminar os seus papéis. Depois venha falar comigo. 

Comecei. Mas, estranhamente, constatei que minhas queixas eram banais e que, na realidade, não havia naquilo nada que pudesse motivar aborrecimento. 

Abreviei o espaço dos dias e, depois, passei a examinar os papéis horas depois dos acontecimentos. 

Verifiquei que não tinha nenhuma injustiça a exigir a reclamação de papai. E parei de chorar várias vezes ao dia, como estava acostumado a fazer. 

Hoje compreendo que tudo foi uma brincadeira de papai. Todavia, com grande habilidade ele me levou a refletir antes de agir. E desenvolveu em mim a compreensão a respeito do que é justiça e injustiça em face do nosso egocentrismo, exigência de privilégios e pretensões descabidas. 

Com isso meu espírito de tolerância ganhou uma amplitude que me tem beneficiado ao longo de toda a vida.
Da obra "E, Para o Resto da Vida...", Wallace Leal V. Rodrigues, ed. O Clarim.