quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MSG DO DIA:061212

"Não diga tudo quanto sabes
não faças tudo quanto podes
não creias em tudo quanto ouves
não gastes tudo quanto tens

porque
quem diz tudo quanto sabe
quem faz tudo quanto pode
quem crê em tudo quanto ouve
quem gasta tudo quanto tem

muitas vezes
diz o que não convém
faz o que não deve
julga o que não vê
gasta o que não pode"

EVANGELHO DO DIA:061212


Evangelho (Mateus 7,21.24-27


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

MOMENTO DE REFLEXÃ0:061212





O Natal acontece cada vez que nasce, no coração do mundo, alegria de sentir que Deus nos amou tanto que enviou o seu próprio filho, Jesus.

É Deus que vem até nós, na fragilidade de uma criança, para realizar o encontro do finito com o infinito, entre a pobreza da humanidade com a riqueza de Deus.

Vem para dizer que é tempo de acolher o pequenino, de semear esperanças no coração do Universo.

É multiplicar oportunidades de vida melhor para todos,é dividir para partilhar o pão que sacia a fome, que alimenta a verdade e fortalece o peregrino em busca de justiça.

Natal, enfim, é vida que nasce!
É amor que renasce, porque Deus vem se fazer um como nós.


Clélia Nogueira





SANTO DO DIA:061212

6 de dezembro

São Nicolau
Nicolau é também conhecido por São Nicolau de Mira e de Bari. Venerado, amado e muito querido por todos os cristãos do Ocidente e do Oriente. Sem dúvida alguma, é o santo mais popular da Igreja. Ele é padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, de Lorena, na França, de Mira, na Turquia, e de Bari, na Itália, das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas. Por tudo isso os dados de sua vida se misturam às tradições seculares do cristianismo.

Filho de nobres, Nicolau nasceu na cidade de Patara, na Ásia Menor, na metade do século III, provavelmente no ano 250. Foi consagrado bispo de Mira, atual Turquia, quando ainda era muito jovem e desenvolveu seu apostolado também na Palestina e no Egito. Mais tarde, durante as perseguições do imperador Diocleciano, foi aprisionado até a época em que foi decretado o Edito de Constantino, sendo finalmente libertado. Segundo alguns historiadores, o bispo Nicolau esteve presente no primeiro Concílio, em Nicéia, no ano 325.

Foi venerado como santo ainda em vida, tal era a fama de taumaturgo que gozava entre o povo cristão da Ásia. Morreu no dia 6 de dezembro de 326, em Mira. Imediatamente, o local da sepultura se tornou meta de intensa peregrinação. O seu culto se difundiu antes na Ásia, e o local do seu túmulo, fora da área central de Mira, se tornou meta de peregrinação.

O documento mais antigo sobre ele foi escrito por Metódio, bispo de Constantinopla, que em 842 relatou todos os milagres atribuídos a são Nicolau de Mira. Depois, mais de sete séculos passados da sua morte, "Nicolau de Mira" se tornou "Nicolau de Bari". Em 1087, a cidade de Bari, em Puglia, na Itália, sofria a subjugação dos normandos. E Mira já estava sob domínio dos turcos muçulmanos. Setenta marinheiros italianos desembarcaram nessa cidade e se apoderaram das suas relíquias mortais, transferindo-as para Bari. O corpo de são Nicolau foi acolhido, triunfalmente, pela população de Bari, que o elegeu seu padroeiro celestial. E ele não decepcionou: por sua intercessão os prodígios e milagres ocorriam com grande freqüência. Seu culto se propagou em toda a Europa. Então, a sua festa, no dia 6 de dezembro, foi confirmada pela Igreja.

A tradição diz que os pais de Nicolau eram nobres, muito ricos e extremamente religiosos. Que era uma criança com inclinação à virtuosidade espiritual, pois nas quartas e nas sextas-feiras rejeitava o leite materno, ou seja, já praticava jejum voluntário. Quando jovem, desprezava os divertimentos e vaidades, preferindo freqüentar a igreja. Costumava fazer doações anônimas em moedas de ouro, roupas e comida às viúvas e aos pobres. Dizem que Nicolau colocava os presentes das crianças em sacos e os jogava dentro das chaminés à noite, para serem encontrados por elas pela manhã. Dessa tradição veio a sua fama de amigo das crianças. Mais tarde, ele foi incluído nos rituais natalinos no dia 25 de dezembro, ligando Nicolau ao nascimento do Menino Jesus.

Mais tarde, quando já era bispo, um pai, não tendo o dinheiro para constituir o dote de suas três filhas e poder bem casá-las, havia decidido mandá-las à prostituição. Nicolau tomou conhecimento dessa intenção, encheu três saquinhos com moedas de ouro, o dote de cada uma das jovens, para salvar-lhes a pureza. Durante três noites seguidas, foi à porta da casa daquele pai, onde deixava o dote para uma delas. Existem muitas tradições e também lendas populares que se criaram em torno deste santo, tão singelo e singular.

A sua figura bondosa e caridosa, símbolo da fraternidade cristã, mantém-se viva e impressa na memória de toda a cristandade. Agora, também na da humanidade toda, porque perpetuada através dos comerciantes nas vestes de Papai Noel nos países latinos, de Nikolaus na Alemanha e de Santa Claus nos países anglo-saxões. Mesmo sob falsas vestes, são Nicolau nos exemplifica e recorda o seu grande amor às crianças e aos pobres e a alegria em poder servi-los em nome de Deus. São Nicolau... Rogai por nós.

domingo, 2 de dezembro de 2012

CÂNTICOS, EVANGELHO E MIN. DE SABEDORIA 03 DEZEMBRO 2012


           Terço dos Homens Paróquia Jesus, Maria e José
Antônio Bezerra - Segunda-feira 03 DEZEMBRO 2012
               
                Canto de Aclamação do Evangelho:   
     -Como são belos os pés do mensageiro / que anuncia a paz /
 Como são belos os pés do mensageiro / que anuncia o Senhor /
-Ele vive, Ele reina, / Ele é Deus e Senhor.  (2x)
-O meu Senhor chegou com toda a glória / vivo Ele está, Ele está /
 Bem junto a nós, Seu Corpo Santo a nos tocar / e vivo eu sei, Ele está. /

  - O Senhor esteja conosco.
  -Ele está no meio de nós.
  -Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.    
   (Mt 8,5-11)
 -Glória a vós, Senhor.

      Naquele tempo, quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um; Vai!, e ele vai; e a outro: Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: Faze isto! E ele o faz”. Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam:  “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentaram à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e jacó”.

 Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.


 


Canto de Entrada:

Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás. 
Contigo pelo caminho, Santa Maria vai.
Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem.
Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem.
 


Cantos de Meditação:

1-Santa Maria, rogai por nós, que recorremos a vós   (2x)
  
2-Também sou teu povo Senhor /e estou nessa estrada / somente a tua  
    graça, me basta e mais nada.  (2x)

3 -Com Maria quero caminhar, Ave Maria /
    Junto dela quero sempre está, Ave Maria /

4–Salve ó Maria / Salve ó Maria /
        Teu povo te chama com fé / Maria de Nazaré.  (2x)


5 - Nossa Senhora, me dê à mão / cuida do meu coração / da minha vida /
      Do meu destino. / Nossa Senhora me dê à mão / cuida do meu coração /  
     da minha vida  /  Do meu destino / do meu caminho / cuida de mim.



    Jesus, Maria e José nossa família vossa é  /// www.tercodoshomenspjmj.blogspot.com.br  


    TERÇO DOS HOMENS PARÓQUIA JESUS, MARIA E JOSÉ ANTÔNIO BEZERRA 03 DE DEZEMBRO DE 2012

       MINUTO DE SABEDORIA:

 Visite os pobres e enfermos.
Pelo menos uma vez por semana dedique algumas horas a consolar um coração aflito.
O consolo que você levar, mesmo com sacrifício de sua parte, é a garantia de que está
cumprindo um dever de cristão e de homem.
Não espere que o procurem, para agir fraternalmente, amparando os fracos e confortando
os tristes.
Nem pense que você está dando mais do que recebe: quem consola um coração triste, na
realidade recebe muito mais do que dá.
 .

  Paróquia Jesus, Maria e José nossa família vossa é...    
     WWW.tercodoshomenspjmj.blogspot.com.br