sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pastoral atua para reduzir alcoolismo;160213


SOBRIEDAde

·   
A programação, que começou no dia 13 e segue até o dia 19, inclui atividades como palestras, missa de ação de graça e caminhada.

Na Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo, a Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Fortaleza está desenvolvendo uma série de atividades na Paróquia São Diogo, no bairro Cajazeiras. Palestras, missa de ação de graça e caminhada integram a programação, iniciada no último dia 13 e que prossegue até o próximo dia 19.

"O álcool vicia. Não seja a próxima vítima" é o tema central da programação, que traz com um dos destaques a palestra sobre alcoolismo, a ser proferida, às 20h de hoje, pelo major da Polícia Militar do Ceará, Edson Edálcio Aragão, do Conselho de Políticas Antidrogas, segundo informou ontem o coordenador paroquial Pastoral da Sobriedade, Carlos Cavalcante.

A pastoral, lembra o coordenador, existe há sete anos no Ceará e há 17 no País. Atualmente, desenvolve um trabalho preventivo com 27 grupos de autoajuda distribuídos nas paróquias da Capital. Cada grupo tem, em média, 20 participantes, que se reúnem semanalmente.

A Pastoral da Sobriedade é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), "numa ação concreta contra o alcoolismo", disse Cavalcante. A atuação se desenvolve em cinco frentes: prevenção, intervenção, recuperação, reinserção familiar e social e atuação política. Os grupos fazem reuniões com os dependentes e seus familiares.

"Acreditamos que, sozinhas, essas pessoas não conseguirão se libertar do alcoolismo", comentou Cavalcante, esclarecendo que o trabalho de libertação é feito através das reflexões em torno da palavra de Deus. 
A Pastoral da Sobriedade atua, ainda, contra dependência da ira, do consumismo, do sexo e até mesmo da internet, sobretudo do Facebook. "Hoje, muitos deixam até de viver para perder horas nas redes sociais", disse. 
  

MOMENTO DE REFLEXÃO;160213


"A felicidade é proporcional ao grau de esforço.""Só se sabe a felicidade depois que ela vai embora."
"A felicidade é algo que se multiplica, quando se divide."
"A felicidade não dá nunca aquilo que o seu nome promete."
"A felicidade está onde a pomos, mas nunca a pomos onde estamos."
"A felicidade não é uma recompensa, é uma consequência."
"A felicidade é como os relógios: quanto mais simples, melhor andam."
"A felicidade precisa de ser interrompida para ser sentida."
"A felicidade é tão frágil como o cristal."
"A felicidade cega mais do que o orgulho."
"Toda a felicidade é feita de coragem e trabalho."
"A felicidade do corpo consiste na saúde; e, a do espírito, no saber."
"A felicidade não é um destino aonde chegamos, mas uma maneira de viajar."
"Projetos de felicidade são a única felicidade que existe na terra."
"A felicidade é uma senhora com quem se não mantêm relações demoradas."
"A fórmula da felicidade é não viver do passado, nem do futuro, mas viver do presente."
"A felicidade que se espera, vê-se através de um microscópio."
"A felicidade e o desejo, não podem juntar-se."
"A felicidade não passa de um sonho; só a dor é real."
"A felicidade é como a sorte grande: só sai aos outros."
"A felicidade consiste em não ter inquietações."
"Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira."
"A felicidade não é um cavalo que a gente arreie a gosto."
"A felicidade tem asas, como o tempo."
"Felicidade é, não carecermos de a ter."
"Felicidade, cada um faz a sua."
"Felicidade completa não há."
"A felicidade repousa na verdade."
"Na felicidade tudo se esquece."
"Uma felicidade nunca vem só." 

EVANGELHO DO DIA;160213


Evangelho (Lucas 5,27-32)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

MINUTO DE SABEDORIA;160213


Um jovem descrente, desejando testar o conhecimento de um sábio, ergueu o punho fechado na frente do homem venerado.

"O que tenho em minha mão?" perguntou o jovem.

"Uma borboleta", foi a resposta.

"Está viva ou morta?" inquiriu o rapaz.

O ancião sabia que o jovem estava brincando com ele. Se respondesse morta, o jovem abriria a mão e deixaria a borboleta voar. Se respondesse viva, o rapaz fecharia a mão e esmagaria a criatura. Então respondeu:

"Está em suas mãos – fazer aquilo que deseja com ela."

"Se você pensar que pode, ou que não pode – estará certo."

"Quando todos os elementos estão fora do seu controle, lembre-se de que ainda pode controlar a sua reação.""O dinheiro é fogo. Pode destruir e aniquilar, ou iluminar e aquecer, dependendo da maneira pela qual é usado.”

NOTÍCIAS DA IGREJA;160213


Cardeal de Gana 

Um dos favoritos para suceder Bento XVI, segundo as previsões das casas de apostas, o cardeal Peter Turkson, de Gana, disse que seu maior desafio, se for ele eleito ao cargo, será manter uma doutrina católica ortodoxa e "ao mesmo tempo saber como aplicá-la sem se tornar irrelevante em um mundo onde acontecem mudanças contínuas".

Em entrevista ao jornal britânico "The Daily Telegraph", o cardeal que pode se tornar o primeiro papa negro da história da Igreja Católica demonstrou sua visão conservadora sobre o casamento gay e outros "estilos de vida alternativos".

"Precisamos encontrar maneiras de lidar com os desafios impostos à sociedade e à cultura", disse ele, acrescentando que a Igreja precisava "evangelizar", ou converter, os que tinham abraçado "estilos de vida alternativos, tendências ou questões de gênero". Ele acrescentou: "Nós não podemos falhar em nossa missão de fornecer orientação".

Polêmicas

O cardeal Peter Turkson causou controvérsia no passado recente por insistir que os preservativos não eram a solução para prevenir o HIV.

O religioso declarou ter refletido sobre o enorme fardo pessoal de se tornar o líder da Igreja Católica. "Se eu fosse eleito, seria um sinal de uma série de mudanças. Vai ser uma experiência de mudança de vida e eu acho que é o que tem sido para Bento e aqueles que foram antes de nós", refletiu o clérigo, defendendo uma restauração da imagem do Vaticano.

Brasil quer papa moderno e aberto

Para o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, o novo papa tem que estar preparado para enfrentar os desafios da "pós-modernidade" FOTO: FUTURA PRESS

Rio de Janeiro Mais do que um papa latino-americano, a Igreja Católica precisa de um pontífice mais jovem, moderno e aberto ao diálogo, que contenha a sangria de fiéis na região que conta com a metade dos católicos do mundo, onde os evangélicos não param de crescer, avaliam "papáveis" e teólogos brasileiros.

O Brasil é o país com mais católicos do planeta, mas há várias décadas o número está em franca queda e existe o temor de que ocorra aqui e na região o mesmo que na Europa, onde os seminários de formação de sacerdotes estão quase vazios.

Quem será o encarregado de guiar a Igreja Católica, sacudida pela crise de denúncias de pedofilia, escândalos de corrupção e uma crescente concorrência, após a surpreendente renúncia - a primeira de um papa em seis séculos - de Bento XVI, um férreo defensor da ortodoxia?

"Pouco importa se o próximo papa for brasileiro, filipino, embora dificilmente seja um não europeu. Quero um homem aberto ao diálogo com o mundo moderno, ao diálogo inter-religioso. A Igreja Católica mantém vestígios medievais, não chegou à modernidade e tem dificuldades com o mundo digital", disse o sacerdote dominicano e escritor Frei Betto. Para o teólogo, o futuro papa deve derrubar os tabus sobre temas como o celibato dos sacerdotes, o sacerdócio das mulheres, o casamento entre homossexuais, o uso de preservativos e também o aborto em certas ocasiões.

Outro frei dominicano, o francês Henri Bourin des Roziers, que mora em um povoado isolado da Amazônia brasileira e defende os camponeses sem terra da região, pediu "o fim do grande teatro de luxo, de escândalos" do papa e que o novo pontífice "deixe de viver como um príncipe, que mude de vida e tenha uma vida de simplicidade". "O essencial é que seja um homem de diálogo com o mundo exterior e dentro da Igreja", disse.

Um dos líderes da Teologia da Libertação, Leonardo Boff, também disse esperar que o novo pontífice crie uma atmosfera mais aberta, dialogando com a cultura moderna.

Para o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, um dos 118 cardeais cotados para suceder Bento XVI e um dos cinco "papáveis brasileiros", o novo papa tem que estar preparado para enfrentar os desafios da "pós-modernidade". Já o arcebispo emérito de São Paulo, dom Claudio Hummes, avalia ser necessário eleger um papa mais jovem do que Bento XVI, de 85 anos, que anunciou a saída "por falta de forças". Para ele, por volta de "65 anos seria uma boa idade".

Fiel escudeiro não deixará o mestre

O fiel escudeiro do papa Bento XVI não abandonará seu mestre. O arcebispo alemão Georg Gänswein continuará sendo secretário pessoal do pontífice e também se mudará para Castel Gandolfo após a renúncia do papa, em 28 de fevereiro. Num segundo momento, ambos passarão a morar no mosteiro Mater Ecclesiae, dentro do Vaticano, que atualmente passa por reformas para receber os novos habitantes. A imprensa italiana destacou que, em meio a crises e traições, o alemão foi um dos principais aliados de Bento XVI.

Há poucos meses nomeado pelo papa também prefeito da Casa Pontifícia, ou seja, responsável pela organização dos eventos e audiências papais, Gänswein faz parte de um estreito grupo de pessoas que lida com o pontífice no cotidiano - nas refeições e nos aposentos, por exemplo. Além dele, também outros funcionários que serviram Bento XVI nos últimos oito anos, a chamada "família pontifícia" ou "memores", devem acompanhá-los na mudança.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o arcebispo Gänswein manterá ambas as funções mesmo após a eleição de um novo papa. Questionado pela imprensa sobre a possibilidade de Gänswein ser um meio de influência de Bento XVI no governo do sucessor, Lombardi negou. "Como prefeito da Casa Pontifícia ele tem uma função de governança", declarou. "Tem uma série de competências práticas, sobre logística e organização de audiências. Não é um problema".

Gänswein, de 56 anos, trabalha com Joseph Ratzinger desde quando o atual papa ainda era cardeal, na Congregação para a Doutrina da Fé, órgão que fiscaliza desvios teológicos e nos fundamentos da Igreja.  

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

EVANGELHO DO DIA;150213


Evangelho (Mateus 9,14-15)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

PAPA BENTO XVI PEDE RENOVAÇÃO NA IGREJA;150213



Cidade do Vaticano O papa Bento XVI pediu, ontem, uma verdadeira renovação da Igreja Católica, após uma reunião com o clero no Vaticano. O encontro aconteceu quatro dias após o pontífice anunciar que renunciará no próximo dia 28.

Em discurso durante a reunião com cardeais, o papa defendeu que sejam mantidas as metas do Concílio Vaticano II e que a renovação da instituição se mantenha.

Os bispos auxiliares da diocese e as centenas de sacerdotes lhe receberam com aplausos, vivas ao papa e outras mostras de carinho. Bento XVI entrou apoiado em um bastão, enquanto os aplausos se misturaram com o canto "Tu sei Petrus" (Tu és Pedro). Ele respondeu com um largo sorriso e dando várias vezes obrigado pelas mostras de carinho e uma vez sentado, detrás de uma mesa, falou com eles, sem texto previsto.

O pontífice agradeceu o afeto e o amor demonstrado pelo clero durante seus quase oito anos de pontificado. "Mesmo me retirando, estarei sempre perto de todos vocês na oração, e vocês estarão perto de mim, apesar de eu estar escondido do mundo".

Clausura
Falando aos sacerdotes da diocese de Roma, Bento XVI delineou uma vida de clausura adiante, assim que deixar o posto em duas semanas.

Logo depois da abdicação, Joseph Ratzinger - acredita-se que o Vaticano voltará a chamá-lo por seu nome de batismo - seguirá para o palácio apostólico em Castel Gandolfo, a cerca de 30 km de Roma. Depois da convocação do conclave, que deve ter início entre 15 e 20 março, ou após a escolha do novo papa, ele segue então para o mosteiro Mater Ecclesiae, instalado nos jardins da Cidade do Vaticano. Cercado de área verde, o edifício de quatro andares tem 12 quartos, biblioteca e capela. Fundado por João Paulo II em 1992, o imóvel, que serviu de lar para freiras até novembro, está em reforma.

Na reunião de cardeais de ontem, o vigário-geral de Roma, Agostino Vallini, saudou o pontífice Bento XVI, chamando-o de exemplo de vida. "Santo Padre, durante estes anos o senhor sempre nos pediu para o acompanharmos com a oração e, nestes dias difíceis, o pedido se tornou mais urgente", disse o cardeal Vallini.

A reunião com os sacerdotes da diocese de Roma já estava marcada, mas adquiriu um significado maior por ser a última vez que Bento XVI se pronunciará como papa antes de renunciar.

Na quarta, o líder da Igreja Católica disse que a divisão no clero e a falta de unidade "desfiguram o rosto da Igreja" e pediu a superação de "individualismos e rivalidades" durante a Quaresma, o período entre a quarta-feira de Cinzas e a Páscoa.

´Hipocrisia religiosa´
Sobre o assunto, o papa disse que Jesus denunciou a "hipocrisia religiosa, o comportamento de que buscam o aplauso e a aprovação do público". "O verdadeiro discípulo não serve a si mesmo ou ao público, mas ao Senhor, de maneira singela, simples e generosa".

Pancada
O Vaticano confirmou ontem que o papa Bento XVI bateu a cabeça durante a visita ao México, em março do ano passado. Segundo a Santa Sé, foi durante a viagem que o pontífice tomou a decisão de renunciar, que foi anunciada na segunda (11).

O jornal "La Stampa" afirmou que o acidente aconteceu em León, na região central mexicana, quando o papa estava no quarto dentro do convento dos capuchinhos, onde se hospedou na cidade. Ao se levantar de madrugada para ir ao banheiro, ele bateu a cabeça em uma pia.

De acordo com fontes do Vaticano, o golpe causou um corte na cabeça, que manchou o cabelo e as roupas de Bento XVI. Segundo o jornal, o papa então percebeu que não poderia suportar o peso de viagens tão longas.

QUEREMOS DEUS 2013;150213


 Organização do evento prepara superestrutura para prevenir acidentes, além da presença do Corpo de Bombeiros

Com a expectativa de reunir cerca de 50 mil pessoas no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), o Queremos Deus chega à sua 24ª edição no próximo dia 24. O evento será voltado para a juventude, com o tema "Que ninguém te menospreze por seres jovem... sede exemplo de fé" (Cf I Tim 4,12)", em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em julho no Brasil, e com a Campanha da Fraternidade deste ano, também centrada nos jovens.

Na 24ª edição do Queremos Deus, que já se firmou como parte do calendário católico de Fortaleza, haverá um momento de oração pela escolha do novo papa e pelos cardeais que participarão do conclave Foto: Viviane Pinheiro


Para a realização do evento, a Renovação Carismática Católica prepara uma superestrutura que irá contar, inclusive, com a presença do Corpo de Bombeiros, para prevenir qualquer acidente. "Teremos duas guarnições, com dez bombeiros, ao todo, para evitar qualquer transtorno. Iremos vistoriar todas as instalações elétricas e também os equipamentos de som e estamos estudando a substituição de velas comuns por lâmpadas", destaca o major Valdyano da Luz, assessor adjunto do Corpo de Bombeiros. Os bombeiros também irão atuar se houver necessidade de socorro médico. "Estaremos preparados caso haja precisão de atendimento pré-hospitalar".

Na lista de atrações do evento, estão os cearenses da Banda Pegada Santa e da dupla Ítalo e Renno. Também o cantor, compositor e apresentador de TV catarinense Diego Fernandes, que, além de cantar seus sucessos, irá fazer a pregação no evento. Já a irmã Kelly Patrícia participará do momento mariano da celebração. Às 15h, o padre Antônio Furtado rezará o Terço da Misericórdia e o evento será encerrado às18h30, com missa celebrada pelo arcebispo da Capital, dom José Antônio Aparecido Tosi.

Entre as mudanças para essa edição do Queremos Deus, está o acesso principal ao CEU. "Como a Avenida Alberto Craveiro está em obras por conta da Copa 2014, o acesso será feito prioritariamente pela Avenida Dedé Brasil. Mas estamos tentando um acordo para que as autoridades, os músicos e alguns ônibus que venham do Interior possam entrar pela Avenida Alberto Craveiro", diz Paulo Mindêllo, coordenador geral do evento.

A assessoria de imprensa do Queremos Deus também garante que serão disponibilizados ônibus extras dos terminais da Parangaba e Messejana.

Orações
Realizado há 26 anos, o Queremos Deus já se firmou como parte do calendário católico da cidade. "Esse é um encontro muito importante para a nossa Igreja para a transformação dessa sociedade, cada vez mais consumista e secularizada e nós precisamos de Deus para que essa mudança ocorra", diz Mindêllo.

Na programação do Queremos Deus 2013, também deverá acontecer um momento de oração pela escolha do novo papa. "É possível que façamos esse momento intercedendo pelo novo papa, assim como pelo conclave e pelos cardeais que irão participar dessa importante decisão. Admiramos essa atitude de Bento XVI, porque não é fácil reconhecer-se limitado. É preciso muita coragem", avalia.

Paulo Mindêllo ainda destaca a organização do evento, que é formada pelas várias comunidades católicas. "Gostamos de falar da organização como formada pela família carismática, porque, na verdade, é isso que nós somos, uma família formada pelos membros mais antigos e pelos mais recentes, como o Shalom, a Comunidade Recado e outras", concluiu.

SAIBA MAIS
Programação
13h30 - Acolhida com o Ministério da Unidade

14h - Abertura oficial

14h20 - Banda Pegada Santa

14h40 - Terço da Misericórdia com o padre Antônio Furtado

15h25 - Pregação com Diego Fernandes

16h05 - Adoração ao Santíssimo Sacramento

16h50 - Apresentações de Diego Fernandes e Ítalo e Renno

18h - Momento mariano com a irmã Kelly Patrícia

18h30 - Encerramento com a Santa Missa, celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio

Mais informações
Ingressos: R$ 1 mais um quilo de alimento. Disponíveis nas lojas Bethseth, nas livrarias Paulus e Canção Nova e no dia do evento

KELLY GARCIA-JN DIÁRIO NORDESTE

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A renúncia de Bento XVI:


Eram oito horas da manhã quando o telefone tocou.  Em pleno Carnaval, descansando fora do Rio, eu dormia até mais tarde.  A voz vinha de longe, e lentamente ativava as sinapses de meu cérebro.  Quando escutei “a renúncia do papa de Bento XVI ao cargo”, o choque de adrenalina me fez acordar de vez. Pedi um tempo para me inteirar da situação.  E fui verificar.  Era verdade. 
Em meio às plumas e paetês das escolas de samba, a notícia da renúncia do papa começou a ganhar volume e espaço.  E a assombrar a todos!  Nunca antes...jamais se viu...como pode ser...por quê?  Lembrei-me de outras ocasiões, quando minha mãe me avisou: “O papa morreu”. E eu lhe disse que se enganava por pensar que se referia a Paulo VI.  E era João Paulo I, o papa Sorriso.  Ali também havia a surpresa e o sabor do inesperado.  Ali também experimentávamos perplexidade. 
Bento XVI não morreu.  E isto faz toda a diferença.  Foi um papa lúcido e em plena posse de suas faculdades mentais que anunciou na Praça São Pedro sua decisão inabalável de renunciar ao cargo de bispo de Roma e de sucessor de Pedro.  Marcou data e prazo: 28 de fevereiro.  Agradeceu a todos que o ajudaram em seus quase oito anos de papado, pediu perdão pelos erros e...entregou a Igreja nas mãos de seu Supremo e Único Pastor, Jesus Cristo, assim como ao cuidado maternal de sua mãe Maria. 
Surpresa como todos diante do inesperado gesto de Bento XVI, aos poucos fui sentindo o peso e a importância desta decisão e deste anúncio.  Parece-me de uma grandeza impressionante, de uma coragem enorme e de uma inspiração evangélica. Nunca durante este pontificado senti tão presentes o sopro e o impulso do Espírito como neste anúncio dado na Praça de São Pedro no último dia 11 de fevereiro. 
A decisão livre e minuciosamente refletida e pensada de Bento XVI pode ter um enorme significado para a Igreja.  Porque se o papa pode deixar seu cargo por motivos de idade, por sentir que lhe faltam as forças e o vigor físicos para exercer como deveria a posição que ocupa, a mesma interpelação se abre para outros segmentos eclesiais.  Por que não teriam de fazer o mesmo os superiores das ordens e congregações religiosas masculinas e femininas? Por que se eternizam em cargos de chefia tantos coordenadores de movimentos leigos que não se mostram dispostos a dar um passo para liberar o caminho aos mais jovens? 
Antes do papa, a Igreja havia já assistido à renúncia do superior geral dos jesuítas, o holandês Peter Hans Kolvenbach.  Depois de 25 anos à frente da Companhia de Jesus, a ordem mais forte da Igreja, padre Kolvenbach apresentou sua renúncia.  Já vinha tentando fazê-lo desde o pontificado de João Paulo II, que nunca a aceitou.  No entanto, depositou-a nas mãos do papa Ratzinger, que entendeu perfeitamente seu desejo e sua decisão. 
O “Papa Negro” – como é chamado o geral dos jesuítas – ao renunciar prenunciava esta outra renúncia, a do papa sucessor de Pedro. Em ambos a mesma atitude de fundo: liberdade interior e desapego do poder.  Sair porque vê conscientemente seus limites.  Afastar-se do cargo porque reconhece humildemente não ter condições objetivas de exercê-lo. Deixar o poder que lhe foi outorgado pelo colégio cardinalício e reconhecido por toda a Igreja nas mãos desse mesmo colégio para que escolha um sucessor.  
No dia 28 de fevereiro, Bento XVI se retirará à sede de Castelgandolfo, no sul de Roma, e deixará o governo após quase oito anos de papado.  Depois de eleito seu sucessor, viverá na cidade do Vaticano, dedicando-se àquilo que ama fazer: ao estudo, à escrita, à oração. 
Com sua atitude nitidamente na contramão da lógica do poder, Bento XVI abre o caminho a uma reformulação do papado, que já deveria há muito ter sido feita na Igreja Católica.  Seu sucessor, seja ele quem for, encontrará esse precedente aberto, e isso certamente deverá impactar em seu comportamento, em seu estilo de governar e na compreensão que terá de seu cargo e ministério. 
Com seu gesto extremamente humilde e realista, Bento XVI deixa a autoridade que lhe foi conferida como papa, mas permanece investido de outra autoridade, mais evangélica, mais inspirada e inspiradora, mais perene: a autoridade do testemunho. Foi um confessor – como os do cristianismo primevo – aquele que, fragilizado pela idade e pelo cansaço, com a voz tênue e quase inaudível, reconheceu seus limites e abdicou do poder que detinha.  Assim entrava na esfera daquela humildade que deve ser mais forte e presente ainda nos que detêm cargos de mando, tal como ensinou o Mestre Jesus de Nazaré. 
Se faltasse ainda algo para convencer-nos da beleza do acontecimento que ungiu a Igreja inteira com a renúncia do papa, talvez fosse importante prestar atenção ao respeito atento e admirativo que esta despertou naqueles que mais divergiam de suas ideias e de seu magistério.  O teólogo brasileiro Leonardo Boff, por exemplo, declarou que a atitude de Bento XVI merece toda admiração e respeito. Assim também o teólogo suíço Hans Küng, com quem Ratzinger teve alguns embates bem conhecidos: "A decisão de Bento XVI merece grande respeito, é legítima, compreensível e também corajosa. Nunca esperei que este papa conseguisse me surpreender, algum dia, de maneira tão positiva". 
A nós, que somos espectadores e testemunhas deste evento histórico-teologal, que a atitude do papa nos inspire e ilumine nesta Quaresma, que agora começamos. 

MINUTO DE SABEDORIA;140213


Um pescador certa vez pescou um salmão. Quando viu seu extraordinário tamanho, exclamou: "Que peixe maravilhoso! Vou levá-lo ao Barão! Ele adora salmão fresco."

O pobre peixe consolou-se, pensando: "Ainda posso ter alguma esperança."

O pescador levou o peixe à propriedade do nobre, e o guarda na entrada perguntou: "O que tem aí?"

"Um salmão", respondeu o pescador, orgulhoso.

"Ótimo", disse o guarda. "O Barão adora salmão fresco."

O peixe deduziu que havia motivos para ter esperança. O pescador entrou no palácio, e embora o peixe mal pudesse respirar, ainda estava otimista. Afinal, o Barão adora salmão, pensou ele.

O peixe foi levado à cozinha, e todos os cozinheiros comentaram o quanto o Barão gostava de salmão. O peixe foi colocado sobre a mesa e quando o Barão entrou, ordenou: "Cortem fora a cauda, a cabeça, e abram o salmão."

Com seu último sopro de vida, o peixe gritou em desespero: "Por que você mente? Se realmente me ama, cuide de mim, deixe-me viver. Você não gosta de salmão, gosta de si mesmo!"

MOMENTO DE REFLEXÃO;140213


   A CONVERSÃO DE PAULO

Saulo, pois era assim que Paulo se chamava antes de aceitar a Jesus ele  era um homem de pequena estatura, homem natural de Tarso uma cidade da região da Cílicia (Atos 21.39), era  judeu , era também um importante religioso  que não gostava dos cristãos  então ele prendia homens e mulheres com correntes , algemas, levava eles para a prisão e por conta disso muitos cristãos fugiam para outras cidades com medo.
Mais Saulo sabendo disso resolveu levar a perseguição aos cristãos para outras cidades também, assim, Saulo partiu para Damasco, cerca de 240 km distante, provido de credenciais que lhe dariam autoridade para, encontrando os “que eram do caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém” (Atos 9:2).
 E Saulo durante a viagem, dia após dia, no pó da estrada e sob o calor escaldante do sol viu ao longe a cidade de Damasco, mais aconteceu uma coisa da qual Saulo não esperava:  uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue? — Quem é o senhor? — perguntou ele. A voz respondeu: — Eu sou Jesus, aquele que você persegue  e  Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não podia ver nada. Então homens que viajavam com ele o pegou pela mão e o levaram para Damasco,e  lá ele ficou três dias sem poder ver e durante esses dias não comeu nem bebeu nada. Em Damasco morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela apareceu o Senhor, chamando: — Ananias! Ele respondeu: — Aqui estou, Senhor! E o Senhor lhe disse: — Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo da cidade de Tarso e Ananias obedeceu ao Senhor disse mais a Ananias : — Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel. Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa. Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: — Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo. No mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo. Ele se levantou e foi batizado; depois ele comeu alguma coisa e ficou forte como antes. Saulo ficou  alguns dias com os Cristãos em Damasco e começou imediatamente a anunciar Jesus nas sinagogas, dizendo: — Jesus é o Filho de Deus. Todos os que ouviam Saulo ficavam admirados e perguntavam: — Não é este o homem que em Jerusalém estava matando os Cristãos? Não foi ele que veio até aqui para prender e levar essa gente aos chefes dos sacerdotes?
Mas as mensagens de Saulo se tornavam cada vez mais poderosas. E as provas que ele apresentava de que Jesus era o Messias eram tão fortes, que os judeus que moravam em Damasco ficavam calados, sem ter o que dizer.
Deus através do seu filho Jesus, que  resgatou Paulo e o perdoou de todos os seus pecados, mudou seu coração e o seu nome para Paulo, para que ele fosse um grande pregador da Palavra de Deus.
APLICAR O PLANO DE SALVAÇÃO
Deus é conhecedor de tudo o que fazemos, inclusive ele sabe como  está  o nosso coração ele  sabe se ele está sujo(cheio de pecado) ou não,  pois assim como Ele viu o coração de  Paulo, Ele  pode ver o nosso também.

EVANGELHO DO DIA;140213


Evangelho (Lucas 9,22-25)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

MOMENTO DE REFLEXÃO;130213


 O saco de carvão

O pequeno Zeca entra em casa, batendo os pés no assoalho com força. Seus pai, que estava indo para o quintal  fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo, chama o menino para uma conversa. Zeca, de oito anos de idade, o acompanha   desconfiado . Antes que seu pai dissesse alguma   coisa , fala irritado:
- Pai,  estou com muita raiva. O Juca não devia ter feito isso comigo. Desejo tudo de ruim pra ele, quero matar esse cara.
Seu pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho que continua a reclamar:
O Juca me humilhou na frente dos meus amigos e ainda por cima colocou  eles contra mim! Não aceito isso!
- Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.

O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou calado.
Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:
- Filho, faça de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amigo Juca, e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou. O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa.
O pai que espiava tudo de longe se aproxima do menino e lhe pergunta:
- Filho, como está se sentindo agora?
- Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.

O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e lhe fala com carinho:
- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo.
Que susto! Só se conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos.

O pai, então, lhe diz ternamente:
- Filho, você viu que a camisa quase não sujou; mas, olhe só para você! O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por isso, antes que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, saibamos que a mágoa e o rancor e outros sentimentos ruins ficam sempre em nós mesmos.
Cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras;
Cuidado com suas palavras; elas se transformam em ações;
Cuidado com suas ações; elas se transformam em hábitos;
Cuidado com seus hábitos; eles moldam o seu caráter;
Cuidado com seu caráter; ele decidirá o seu destino.

EVANGELHO DO DIA;130213

Evangelho (Mateus 6,1-6.16-18)

Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2013
Quarta-feira de Cinzas

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

EVANGELHO DO DIA;120213


Evangelho (Marcos 7,1-13)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’.
11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

A PARÁBOLA DOS LAVRADORES MALVADOS (Marcos 12: 1-11)

1  E COMEÇOU a falar-lhes por parábolas: Um homem plantou uma vinha, e cercou-a de um valado, e fundou nela um lagar, e edificou uma torre, e arrendou-a a uns lavradores, e partiu para fora da terra.
2  E, chegado o tempo, mandou um servo aos lavradores para que recebesse, dos lavradores, do fruto da vinha.
3  Mas estes, apoderando-se dele, o feriram e o mandaram embora vazio.
4  E tornou a enviar-lhes outro servo; e eles, apedrejando-o, o feriram na cabeça, e o mandaram embora, tendo-o afrontado.
5  E tornou a enviar-lhes outro, e a este mataram; e a outros muitos, dos quais a uns feriram e a outros mataram.
6  Tendo ele, pois, ainda um seu filho amado, enviou-o também a estes por derradeiro, dizendo: Ao menos terão respeito ao meu filho.
7  Mas aqueles lavradores disseram entre si: Este é o herdeiro; vamos, matemo-lo, e a herança será nossa.
8  E, pegando dele, o mataram, e o lançaram fora da vinha.
9  Que fará, pois, o SENHOR da vinha? Virá, e destruirá os lavradores, e dará a vinha a outros.
10  Ainda não lestes esta Escritura: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Esta foi posta por cabeça de esquina;
11  Isto foi feito pelo Senhor E é coisa maravilhosa aos nossos olhos?
Esta parábola refere-se à culpa da nação judaica. Os judeus haviam transformado o reino de Deus em propriedade particular, demonstraram desprezo por sua palavra e se recusaram a obedecer ao seu Filho Jesus Cristo. As igrejas atuais demonstram a mesma atitude dos lavradores malvados, quando rejeitam a Palavra de Cristo, os seus autênticos mensageiros criam uma igreja conforme sua mentalidade.   

TEMPO DE CONVERSÃO;120213


O que é a quaresma?

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.
40 dias
A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.
A prática da Quaresma data do século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.

MISSA DAS CINZAS;130213


Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Haroldo Lobo-Nássara, 1940


Atravessamos o deserto do Saara O sol estava quente Queimou a nossa cara
 Viemos do Egito E muitas vezes Nós tivemos que rezar Allah! allah! allah, meu bom allah! 
Mande água pra ioiô Mande água pra iaiá Allah! meu bom allah


O CARNAVAL ACABOU! VC QUE BRINCOU, CURTIU, VC QUE ESQUECEU DE REZAR!!!
NÃO ESQUEÇA QUE AMANHÃ DIA 13 DE FEVEREIRO 2013, AO MEIO DIA NA PARÓQUIA JESUS, MARIA E JOSÉ, MISSA DAS CINZAS; PARA QUE VC CONVERTER SEUS PECADOS, PEDIR PERDÃO ATÉ MESMO PORQUE ESTAMOS TAMBÉM ENTRANDO NO PERÍODO DA QUARESMA. THPJMJ.

BENTO XVI ANUNCIA DEMISSÃO:110213


 Bento XVI anuncia demissão
O papa anunciou nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, que se demitirá no dia 28 de fevereiro
Notícia publicada em 11/02/2013.
Cidade do Vaticano (RV) - Bento XVI anunciou esta segunda-feira que se demitirá no dia 28 de fevereiro. Eis o texto integral do anúncio:
Caríssimos Irmãos,

convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.

BENEDICTUS PP XVI
Fonte: Rádio Vaticano

MISSA EM DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA130213


                   SANTA MISSA 13 DE FEVEREIRO DE 2013
    TERÇO DOS HOMENS PARÓQUIA JESUS, MARIA E JOSÉ

 Canto de Entrada:   
1-  Senhor, Deus de nossos pais, aqui estamos / Teu amor, alegres, vimos celebrar.
Tua graça, que nos salva, nós buscamos / Nossa vida colocamos neste altar.
Somos povo da Aliança, caminhando na esperança, Conduzidos por tua mão!
Com os pés no chão da vida, rumo à Páscoa tão querida te pedimos conversão!
2- 
A Palavra nos anima e orienta / Fortalece e dá sentido à nossa cruz.
O teu pão nos une a todos, nos sustenta / Por caminhos da justiça nos conduz.
3- Nesta casa, reunidos em família / Aprendemos o valor da oração,
do jejum que nos educa na partilha /  No amor, que faz a gente ser irmão.
 
4- Celebrando a Eucaristia ensaiamos / Nossa Páscoa, vida plena em comunhão.
Pelas lutas e conquistas te louvamos / Tua bênção te pedimos pra missão.
 
Ato Penitencial 1:  
Convertei-vos e crede no Evangelho, Eis o tempo favorável (2x)
1 - Tirarei de vós um coração de pedra, E porei em vós um coração de carne!
2 - Dar-vos-ei o meu espírito de vida, Mudarei a escravidão em liberdade!
3 - Retornai de coração arrependido, Porque Deus é compassivo e indulgente!
Ato Penitencial 2:  
 1- Converter ao evangelho / Na palavra acreditar /Caridade e penitência /Quem as cinzas abraçar.
Não esqueças: somos pó / E ao pó vamos voltar.
2- Não as vestes, mas o peito / O Senhor manda rasgar / "Jejuai, mudai de vida / Em sua face a chorar."
Não esqueças : somos pó / E ao pó vamos voltar.
3- Quão bondoso é nosso Deus / Inclinado a perdoar / Quem dos males se arrepende / Compaixão vai encontrar.
Não se esqueça somos pó / E ao pó vamos voltar.
4- Chora e diz o sacerdote / Entre a porta e o altar: /"Pela vida do meu povo / Vão meus lábios suplicar."
Não esqueças: somos pó / E ao pó vamos voltar.
5- Convertei-vos, povo meu / Do senhor vamos lembrar / Eis o tempo prometido /As ovelhas vem salvar.
Não esqueças: somos pó / E ao pó vamos voltar.
 Aclamação do Evangelho:  
Jesus Cristo sois bendito, o Ungido de Deus Pai. (2x)
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.
 Ofertório
Todo povo sofredor / O seu pranto esquecerá / Pois o que plantou na dor / na alegria colherá. (2x)
1 - Retornar do cativeiro, Fez-se sonho verdadeiro, Sonho de libertação /
Ao voltarem os exilados, Deus trazendo os deportados, Libertados pra Sião /
2 - Nós ficamos tão felizes, Nossa boca foi sorrisos, Nossos lábios, só canções /
Nós vibramos de alegria, O Senhor fez maravilhas, Publicaram as nações /
3 - Ó Senhor, Deus poderoso, Não esqueçais o vosso povo A sofrer na escravidão /
Nos livrai do cativeiro, Qual chuvada de janeiro Alagando o sertão /
4 - Semeando na agonia, Espalhando cada dia A semente do amanhã /
A colheita é uma alegria, Muito canto e euforia: É fartura, é Canaã /
 Santo:  
- Eu celebrarei, cantando ao Senhor e só nele me alegrarei /  (2x)
- Eu louvo e adoro, porque tens triunfado /  (2x)
- Santo é o Senhor, Rei do universo /  (3x)   Porque grande és. /
-Ó ó, Hosana nas alturas /  (3x)  Porque grande és. /
-Bendito és, bendito o que vem / (3x)  Em nome de Deus. /
-Ó ó, Hosana nas alturas /  (3x) Porque grande és. (2X)

 Amem:  

Canto de Paz:  
Esteja sempre com você, a paz do Senhor Jesus /  (3x)
Esteja  sempre com você meu irmão, a paz do Senhor Jesus. /

                                 + Cordeiro de Deus...
 Comunhão:  
1 - Ó Pai, teu povo busca vida nova / Na direção da Páscoa de Jesus./
Em nossa fronte, o sinal das cinzas / Na caminhada, vem ser força e luz!/

Provai e vede como Deus é bom,
Feliz de quem no seu amor confia!
Em Jesus Cristo se faz graça e dom,
Se faz Palavra e Pão na Eucaristia.

2 -  Quando, na vida, andamos no deserto / E a tentação vem nos tirar a paz,/
A fortaleza e a palavra certa  / Em ti buscamos Deus de nossos pais. /
3 –  Peregrinamos entre luz e sombras/ A cruz nos pesa, o mal nos desfigura,/
Mas na oração e na Palavra achamos / A tua graça, que nos transfigura /
4 -  Ó Deus, conheces nosso sofrimento / Há muita dor, é grande a aflição /
Transforma em festa nossa dor-lamento / Acolhe os frutos bons da conversão /
5 -  Quando o pecado nos consome e fere / E em ti buscamos a paz do perdão /
O nosso rio de aflição se perde / No mar profundo do teu coração /
6 -  Por que ficar em coisas já passadas / O teu perdão liberta e nos renova /
O teu amor nos abre nova estrada / Traz alegria e paz, nos revigora /

 Canto Final:  
1 -  Sei que perguntas, juventude, de onde veio / Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro /
Eu fiz brotar em ti desde o materno seio / Essa vontade de mudar o mundo inteiro /

Refrão:
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Eu tenho fome de justiça e de amor,
Quero ajudar a construir um mundo novo.
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Para formar a rede da fraternidade,
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade.
Eis-me aqui, envia-me Senhor! (2x)

2 - Levem a todos meu chamado à liberdade / Onde a ganância gera irmãos escravizados  /
Quero a mensagem que humaniza a sociedade / Falada às claras, publicada nos telhados /
3 - Para salvar a quem perdeu a esperança / Serei a força, plena luz a te guiar/
Por tua voz eu falarei, tem confiança / Não tenhas medo, novo Reino a chegar /
    

                        nivandoliveira@Gmail.com                      www.tercodoshomenspjmj.blogspot.com.br