sexta-feira, 31 de outubro de 2014

DIA DE TODOS-OS-SANTOS - 01 DE NOVEMBRO
A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro.

Segundo o ensinamento da Igreja, a intenção catequética desta celebração que tem lugar em todo o mundo, ressalta o chamamento de Cristo a cada pessoa para o seguir e ser santo, à imagem de Deus, a imagem em que foi originalmente criada e para a qual deve continuar a caminhar em amor. Isto não só faz ver que existem santos vivos (não apenas os do passado) e que cada pessoa o pode ser, mas sobretudo faz entender que são inúmeros os potenciais santos que não são conhecidos, mas que da mesma forma que os canonizados igualmente vêem Deus face a face, têm plena felicidade e intercedem por nós. O Papa João Paulo II foi um grande impulsionador da "vocação universal à santidade", tema renovado com grande ênfase no Segundo Concílio do Vaticano.

Nesta celebração, o povo católico é conduzido à contemplação do que, por exemplo, dizia o Cardeal Beato John Henry Newman: não somos simplesmente pessoas imperfeitas em necessidade de melhoramentos, mas sim rebeldes pecadores que devem render-se, aceitando a vida com Deus, e realizar isso é a santidade aos olhos de Deus.

A comunhão com os santos: «Não é só por causa do seu exemplo que veneramos a memória dos bem-aventurados, mas ainda mais para que a união de toda a Igreja no Espírito aumente com o exercício da caridade fraterna. Pois, assim como a comunhão cristã entre os cristãos ainda peregrinos nos aproxima mais de Cristo, assim também a comunhão com os santos nos une a Cristo, de quem procedem, como de fonte e Cabeça, toda a graça e a própria vida do Povo de Deus»


«A Cristo, nós O adoramos, porque Ele é o Filho de Deus;
quanto aos mártires, nós os amamos como a discípulos e imitadores do Senhor;
e isso é justo, por causa da sua devoção incomparável para com o seu Rei e Mestre.
Assim nós possamos também ser seus companheiros e condiscípulos!».

                                   Martyrum sancti Polycarpi 17, 3: SC 10bis, 232 (FUNK 1, 336).


Quando a Igreja, no ciclo anual, faz memória dos mártires e dos outros santos, «proclama o mistério pascal» realizado naqueles homens e mulheres que «sofreram com Cristo e com Ele foram glorificados, propõe aos fiéis os seus exemplos, que a todos atraem ao Pai por Cristo, e implora, pelos seus méritos, os benefícios de Deus».

«Os cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade». Todos são chamados à santidade: «Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito» (Mt 5, 48):

«Para alcançar esta perfeição, empreguem os fiéis as forças recebidas segundo a medida em que Cristo as dá, a fim de que [...] obedecendo em tudo à vontade do Pai, se consagrem com toda a alma à glória do Senhor e ao serviço do próximo. Assim crescerá em frutos abundantes a santidade do povo de Deus, como patentemente se manifesta na história da Igreja, com a vida de tantos santos» 

PJMJ - TERÇO DOS HOMENS

DIA DE FINADOS – 02 NOVEMBRO DE 2014

DIA DE FINADOS – 02 NOVEMBRO DE 2014

Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro, mais conhecido como dia de finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas.
A morte é o cessar definitivo da vida, seja ela humana, vegetal ou animal, que pode acontecer por diferentes motivos, como doenças, acidentes ou violência.
O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus.
As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração.
A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.
A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.
No dia de finados, as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam. É um dia muito triste, pois através das homenagens feitas, as pessoas voltam a sofrer a dor da perda, entristecendo-se e até chorando por saudade.
Esses sentimentos devem ser respeitados, pois não é fácil aprender a viver sentindo a falta de alguém que antes fazia parte de sua vida, que estava presente em tudo, que oferecia amor, dedicação e carinho. Com certeza, todas as pessoas sentem muito a ausência das pessoas que amam.

TH-PJMJ

Santa Missa – 02 Novembro 2014 - FIEIS DEFUNTOS


PARÓQUIA JESUS, MARIA E JOSÉ / ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
     Pastoral da Liturgia / pjmjfortaleza.blogspot.com.br
    Santa Missa – 02 Novembro 2014 - FIEIS DEFUNTOS


  Na esperança da ressurreição!
Neste dia de esperança, de comunhão com quem amamos e que já partiu, a Ressurreição de Jesus é uma luz para nossa fé na vida eterna. É esse o sentimento que hoje nos move a estar reunidos para fazer memória de nossos irmãos e irmãs, acreditando e esperando que estejam junto de Deus. Em Cristo está nossa certeza de que, vivendo e construindo seu Reino aqui, também o herdaremos na eternidade.



CANTO  DE ENTRADA:   
1 1.Me chamaste para caminhar na vida contigo/ Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás/ Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma/ É difícil agora viver sem lembrar-me de ti. // Te amarei Senhor, te amarei, Senhor/ Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti (2x). // 2. Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem resposta/ Eu pensei numa fuga esconder-me, ir longe de ti/ Mas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzido/ É difícil agora viver sem lembrar-me de ti. // 3. Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário/ Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração/ Vem, ensina-me a viver a vida na tua presença/ No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união.
2.  1.A vida pra quem acredita, não é passageira ilusão e a morte se torna bendita, porque é a nossa libertação. // (Refrao:) Nós cremos na vida eterna, e na feliz ressurreição, Quando de volta à casa paterna, com o Pai os filhos se encontrarão. // 2-No céu não haverá tristeza, doença, nem sombra de dor, No céu só haverá a certeza de viver feliz com o Senhor. // 3-O Cristo será neste dia a luz que há em todos a brilhar, a Ele imortal melodia os eleitos hão de entoar.

ATO PENITENCIAL:     
3- Pai, eu vim aqui pra te pedir perdão. Contrito e arrependido está, meu coração  (2x)
Pai, eu sei que eu errei. Pai, eu sei que eu te magoei. Pai, eu sei que eu pequei.  Pai, eu sei que eu te machuquei. Mas agora te peço, Pai: as minhas culpas todas apagai.
Me ressuscita, misericórdia infinita (2x)
HINO DE LOUVOR:   
4- Glória, glória, ao pai, criador, ao filho, redentor, e ao espírito, glória! (bis)
Ao pai, criador do mundo, Ao filho, redentor dos homens, E ao espírito de amor demos sempre glória! E ao espírito de amor demos sempre glória! // Glória, glória, ao pai, criador, ao filho, redentor, e ao espírito, glória! (bis)

ACLAMAÇÃO:
5 - Aleluuia,  Aleluuia... como o Pai me amou assim também eu vos amei.  Aleluuia, Aleluuia... como estou no Pai, permanecei em mim.
Vós todos que sofreis aflitos, vinde a mim! Repouso encontrarão os vossos corações /Dou graças a meu Pai que revelou ao pobre, ao pequenino no seu grande amor! //

6-  Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! 
Ponho-me a ouvir o que o Senhor dirá. Ele vai falar, vai falar de paz
 // Pela minha voz e pelas minhas mãos Jesus Cristo vai, vai falar de paz.// 
CANTO DAS OFERTAS:    
7 Eu não sou nada e do pó nasci, mas Tu me amas e morrestes por mim // Diante da cruz só posso exclamar Teu sou, Teu sou.// Toma minhas mãos te peçoToma meus lábios, te amo Toma minha vida, ó Pai Teu sou. //
-Quando de joelhos te olho ó Jesus vejo tua grandeza e minha pequenez que posso dar-te eu? Só meu ser Teu sou, teu sou.// (Refrão)
 
8 - Minha vida tem sentido, cada vez que eu venho aqui / E te faço o meu pedido de não me esquecer de ti. / Meu amor é como este pão, que era trigo, que alguém plantou depois colheu / E depois tornou-se salvação,e deu mais vida e alimentou o povo meu./
Eu te ofereço este pão! Eu te ofereço meu amor! (bis) // -Minha vida tem sentido, cada vez que eu venho aqui, e te faço o meu pedido de não me esquecer de ti. / Meu amor é como este vinho,que era fruto, que alguém plantou, depois colheu; /
E depois encheu-se de carinho,  e deu mais vida, e saciou o povo meu. / (Refrão)

SANTO:  
9 -Santo, Santo / Santo é o Senhor... Deus do universo do céu e da terra. (2x) //Hoosaana, hoosaana, Hoosaana nas alturas.    (2x)   (Refrão) // Bendito o que vem em nome do Senhor, Hosana nas alturas, nas alturas.  (2x) // Hoosaana, hoosaana, Hoosaana nas alturas.    
 
10-Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo. Os céus e a terra proclamam a vossa glória. // Hosana nas alturas, Hosana nas alturas(2x) // Bendito o que vem em nome do Senhor. (2x) Hosana nas alturas, hosaana nas alturas!(2x)

PAZ:    
11 - Aperte a minha mão, irmão, quero te dar a paz do meu Senhor / Me dê um abraço forte, bem mais forte do que forte / num gesto de amor. // A paz do Senhor quero te dar meu irmão / com toda a alegria que existe no meu coração. (2x) //
 
12- Paz, paz de Cristo! Paz, paz que vem do amor te desejo irmão! Paz que é felicidade de ver em você Cristo nosso irmão!

Se algum dia na vida, você de mim precisar, saiba que sou seu amigo, pode comigo contar.

O mundo dá muita voltas agente vai se encontrar, quero na volta da vida a sua mão apertar.

CANTO DE COMUNHÃO:    
13- Eu vim para que todos tenham vida/ Que todos tenham vida plenamente. (2x)
1-Reconstrói a tua vida em comunhão com teu senhor/ Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão/ Onde está o teu irmão/ eu estou presente nele.  // 2- Eu passei fazendo o bem/ eu curei todos os males/ Hoje és minha presença junto a todo sofredor/ Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.  // 3-Entreguei a minha vida pela salvação de todos/ Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes/ Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.  // 4-Vim buscar e vim salvar o que estava já perdido/ Busca, salva e reconduz a quem perdeu toda a esperança/ Onde salvas teu irmão/ tu me estás salvando nele. //5-Este pão meu corpo e vida/ para a salvação do mundo/ É presença e alimento/ nesta santa comunhão/ Onde está o teu irmão/ eu estou também com ele. //6- Salvará a sua vida quem a perde quem a doa/ eu não deixo perecer nenhum daqueles que são meus/ Onde salvas teu irmão/ tu me estás salvando nele. // 7-Da ovelha desgarrada eu me fiz o bom pastor/ Reconduze, acolhe e guia a que de mim se extraviou/ Onde acolhes teu irmão, tu me acolhes, também, nele.
  
14-  1.Vem, e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao pai / Guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir / Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim / De onde vim, aonde vou, por onde irás, irei também.  /  Lá, lá, lá...  .  Lá, lá, lá...
2. Vem, eu te direi o que ainda estás a procurar / A verdade é como o sol e invadirá teu coração /
Sim, eu irei e aprenderei minha razão de ser / Eu creio em ti que crês em mim e a tua luz verei a luz. // 3. Vem, e eu te farei da minha vida participar / Viverás em mim aqui, viver em mim é o bem maior / Sim, eu irei e viverei a vida inteira assim / Eternidade é na verdade, o amor vivendo sempre em nós. // 4. Vem, que a terra espera quem possa e queira realizar / Com amor, a construção de um mundo novo muito melhor! / Sim, eu irei e levaria teu nome aos meus irmãos / Iremos nós e o teu amor vai construir enfim a paz!

CANTO DE MEDITAÇÃO / FINAL:
15-1.Quem nos separá?/ Quem vai nos separar?/ Do amor de Cristo/ Quem nos separá?/ Se ele é por nós/ Quem será, quem será contra nós?/
Quem vai nos separar do amor de Cristo quem
será? // 2-Nem a espada/ ou perigo/ Nem os erros dos meus irmãos/ Nenhuma das criaturas/ Nem a condenação. //


3.Nem a vida/ Nem a morte/ Nem os anjos ou principados/ Nem o passado/ nem o presente/ O futuro nem as potestades. // 4. Nem a altura, Nem o abismo, Tão pouco a perseguição, Nem a angustia, a dor, a fome,
Nem a tribulação.//
 
16- 1. Eu pensei que podia viver por mim mesmo, Eu pensei que as coisas do mundo Não iriam me derrubar / O orgulho tomou conta do meu ser, E o pecado devastou o meu viver / Fui embora, disse ao Pai: Dá-me o que é meu! Dá-me a parte que me cabe da herança! / Fui pro mundo, gastei tudo, me restou só o pecado / E hoje eu sei que nada é meu / Tudo é do Pai.
Tudo é do Pai! / Toda honra e toda a Glória, É dele a vitória alcançada em minha vida.
Tudo é do Pai! Se sou fraco e pecador, bem mais forte é o meu Senhor Que me cura por Amor!
 
17-1.Tenho esperado este momento, Tenho esperado que viesses a mim / Tenho esperado que me fales, Tenho esperado que estivesses assim. / Eu sei bem o que tens vivido, Sei também que tens chorado / Eu sei bem que tens sofrido, Pois permaneço ao teu lado. // Ninguém te ama como eu, (2x) olhe pra Cruz esta é a minha grande prova, Ninguém te ama como eu. (Repete) // 2. Eu bem sei o que me dizes, Ainda que nunca me fales. / Eu sei bem o que tens sentido, ainda que nunca me reveles. / Tenho andado ao seu lado, junto a ti permanecido / Eu te levo em meus braços, pois sou teu melhor amigo. - (Refrão) Ninguém te AM...

18- 1. Deus esta aqui neste momento/ sua presença é real em meu viver/ Entregue sua vida e seus problemas/ fale com Deus, ele vai ajudar você.
Deus lhe trouxe aqui/ Para aliviar os seus sofrimentos/ Ele é autor da fé/ Do principio ao fim/ de todo esse momento// e ainda se vier/ Noites traiçoeiras/ se a cruz pesada for/ Cristo estará contigo/ e o mundo pode até/ fazer você chorar/ mas Deus te quer sorrindo// 2. Sejam/ quais forem seus problemas/ Fale com Deus/ ele vai ajudar você/ Depois da dor/ vem sempre à alegria/ Fale com Deus/ Ele não o deixará sofrer./

19- 1. Se as águas do mar da vida quiserem te afogar/ Segura na mão de Deus e vai // Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar/ Segura na mão de Deus e vai. // Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus,/ pois ela, ela te sustentará/ Não temas segue adiante e não olhes para trás/ Segura na mão de Deus e vai // 2. Se a jornada é pesada e te cansas da caminhada/ Segura na mão de Deus e vai Orando, jejuando, confiando e confessando/ Segura na mão de Deus e vai. // 3. O Espírito do Senhor sempre te revestirá/ Segura na mão de Deus e vai Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará/ Segura na mão de Deus e vai

TERÇO DOS HOMENS - PJMJ  - nivandoliveira@Gmail.com   87487504
pjmjfortaleza.blogspot.com.br