sábado, 11 de maio de 2013

MINUTO DE SABEDORIA;110513


A gente todos os dias arruma os cabelos: por que não o coração?

 
Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar.
  •   
As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.
 
Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar.
 
Difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto.
 
Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.
 
Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede.
 
Longa viagem começa por um passo.
 
Não basta dirigir-se ao rio com a intenção de pescar peixes; é preciso levar também a rede 
Não há que ser forte. Há que ser flexível.
 
O cão não ladra por valentia e sim por medo.
 
O grande homem é aquele que não perdeu a candura de sua infância.
 
Os nossos desejos são como crianças pequenas: quanto mais lhes cedemos, mais exigentes se tornam.
 
Quem abre o coração à ambição, fecha-o à tranquilidade.
 
Se não queres que ninguém saiba, não o faças.
 
Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
 
Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.
 
Se você quer manter limpa a sua cidade, comece varrendo diante de sua casa.
  
Um erro da largura de um fio de cabelo pode causar um desvio de mil quilômetros.
 
Um homem feliz é como um barco que navega com vento favorável.
 
Limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente
 
Visão sem ação é sonho. Ação sem visão é pesadelo.
 
Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.

MOMENTO DE REFLEXÃO;110513


A ORAÇÃO DA MÃE
Numa pequena cidade no interior da Itália, todos os domingos, uma mãe ia a missa, com seus filhos. Começa a Segunda Guerra Mundial e os jovens são convocados a defender o país.
O filho mais velho é chamado, deixando-a muito aflita. Como fosse devota de Nossa Senhora e todos os dias rezasse o terço, entrega ao filho, o seu rosário. Ele retrucou: “Eu não vou usar isso. Nem sei rezar o terço!”
“Não se preocupe meu filho, a partir de hoje eu vou rezar o rosário todos os dias por você, tenha-o sempre por perto e ele será sua verdadeira arma.”
Para não deixar sua mãe mais preocupada, ele guardou o terço. 
No fronte, começando a batalha, ele é ferido e é constatada a sua morte. Ao término da sangrenta batalha com os alemães, os corpos são recolhidos e enterrados em valas. Ao ser jogado na vala, cai de seu bolso o terço dado por sua mãe e, por ser católico, resolvem enterrá-lo numa cova separada. Quando o separaram dos outros cadáveres, percebem que ainda está vivo e o levam para a enfermaria.
Já a salvo, um soldado que recolhia os corpos e os enterrava, entrega o terço em suas mãos e conta para ele que se não fosse por isso ele estaria enterrado na vala.
Emocionado ele diz: “A primeira coisa que vou fazer ao voltar, é aprender a rezar o terço e este aqui ficará sempre comigo”.
A fé daquela mãe e a intercessão da Mãe das mães salvaram física e espiritualmente aquele jovem.

  

LITURGIA DIÁRIA;110513


Evangelho (João 16,23b-28)

Sábado, 11 de Maio de 2013
6a Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 18,23-28)

Sábado, 11 de Maio de 2013
6a Semana da Páscoa

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos.24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era um homem eloquente, versado nas Escrituras.
25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.
27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 46)

Sábado, 11 de Maio de 2013
6a Semana da Páscoa

— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.
— Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!

Santo Inácio de Láconi

11 de Maio

Santo Inácio de LáconiFrancisco Inácio Vincenzo Peis, o segundo de nove irmãos, nasceu na cidade de Láconi, Itália, no dia 17 de novembro de 1701. Seus pais eram muito pobres, mas ricos de virtudes humanas e cristãs, educando os filhos no fiel seguimento de Jesus Cristo.

Inácio, desde a infância, sentiu um forte chamado para a vida religiosa. Possuía dons especiais de profecia, de cura e um forte carisma. Costumava praticar severas penitências, mantendo seu espírito sereno e alegre, em estreita comunhão com Cristo.

Antes de completar os vinte anos de idade, ele adoeceu gravemente e por duas vezes quase morreu. Nessa ocasião, decidiu que seguiria os passos de São Francisco de Assis e se dedicaria aos pobres e doentes, se ficasse curado. E assim o fez. Foi para a cidade de Cagliari para viver entre os frades capuchinhos do Convento do Bom Caminho. Mas não pôde ser aceito, devido à sua frágil saúde. Depois de totalmente recuperado, em 1721, vestiu o hábito dos franciscanos.

Frei Inácio de Láconi, como era chamado, foi enviado para vários conventos e, após quinze anos, retornou ao Convento do Bom Caminho em Cagliari, onde permaneceu em definitivo. Ali, ficou encarregado da portaria, função que desempenhou até à morte. Tinha o verdadeiro espírito franciscano: exemplo vivo da pobreza, entretanto de absoluta disponibilidade aos pobres, aos desamparados, aos doentes físicos e aos doentes espirituais, ou seja, aos pecadores, muitos dos quais conseguiu recolocar no caminho cristão.

Durante seus últimos cinco anos de vida, Inácio ficou completamente cego. Mesmo assim continuou cumprindo com rigor a vida comum com todos os regulamentos do convento. Morreu no dia 11 de maio de 1781. Depois da morte, a fama de sua santidade se fortaleceu com a relação dos milagres alcançados pela sua intercessão.

Frei Inácio de Láconi foi beatificado pelo Papa Pio XII em 1940 e depois canonizado por este mesmo Santo Padre em 1951. O dia designado para sua celebração litúrgica foi o de sua morte: 11 de maio.

Santo Inácio de Láconi, rogai por nós!
 

terça-feira, 7 de maio de 2013

MOMENTO DE REFLEXÃO;070513


·                                 Uma Conversa com Deus 
·                                 2. Imaginemos a oração do Pai-Nosso meditada numa conversa com Deus.
·                                 3. Pai-nosso que estais no céu...” Sim? Estou aqui.... Por favor, não me interrompa, estou rezando! Mas você me chamou! Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou rezando... ” Pai-nosso que estais no céu”... Você voltou a me chamar... Fiz o quê? Você disse: “Pai-nosso que estais no céu” Então estou aqui. Como posso lhe ajudar? Mas eu não quis dizer isso... eu estou rezando... Rezo o Pai-nosso todos os dias, me sinto bem rezando assim É como se fosse um dever E não me sinto bem até concluir a oração...
·                                 4. Mas como você pode dizer “Pai-Nosso”, se não se lembra que todos são teus irmãos, como pode dizer “que estais no céu”, se não sabe que o céu é a paz, que o céu é amor infinito? Realmente ainda não tinha pensado nisso... Mas, continue com a oração... “Santificado seja o Vosso nome...” Espera aí! O que você quer dizer com isso? Quero dizer... quer dizer, é... sei lá o que significa... Como é que eu vou saber? Faz parte da oração, só isso! “Santificado” significa digno de respeito, santo, sagrado... Agora entendi. Mas nunca tinha pensado no sentido dessa palavra “SANTIFICADO”... Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu...
·                                 5. Você está falando sério? Claro! Porque não? E o que você faz para que isso aconteça? O que faço? Nada! É que faz parte da oração Além disso, seria bom que o Senhor tivesse um controle de tudo o que acontecesse no Céu, e na Terra também Tenho controle sobre você? Bem, eu freqüento a igreja! Não foi isso que Eu perguntei. De que forma você trata os seus irmãos, qual a maneira como você gasta o seu dinheiro, e o pouco tempo que você dedica a Mim?
·                                 6. Por favor Senhor. Pára de criticar! Desculpa. Pensei que você estava pedindo para que fosse feita a minha vontade. Se isso acontecer tem que ser com aqueles que rezam, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza e a comunidade Está certo, tens razão. Acho que nunca aceito a sua vontade, pois reclamo de tudo: se cai chuva, peço sol, se faz muito sol reclamo do calor, se faz frio, continuo a reclamar, se estou doente peço saúde, não cuido dela, deixo de me alimentar convenientemente ou como demasiado... É ótimo você reconhecer tudo isso. Vamos trabalhar juntos Eu e você... mas olha, vamos ter vitórias e derrotas.... Eu estou gostando dessa sua nova atitude...
·                                 7. Olha Senhor, preciso terminar agora Esta oração está demorando muito mais do que o costume... Vou continuar: o pão-nosso de cada dia nos dai hoje... Espere! Você está pedindo pão material? Nem só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando você me pedir o pão, lembre-se daqueles que nem conhecem o pão. Pode me pedir o que quiser, desde que me veja como um Pai amoroso! Estou interessado na próxima parte da sua oração. Continue! Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; E o seu irmão desprezado? Senhor, ele já me criticou várias vezes e não era verdade o que dizia... Agora não consigo perdoar. Preciso de me vingar...
·                                 8. Mas, e a sua oração? O que quer dizer a sua oração? Você me chamou e eu estou aqui, quero que saia desta oração transfigurado, estou apreciando a sua honestidade Mas não é bom carregar o peso da ira dentro de si, não acha? Acho que me sentiria melhor se me vingasse! Não sente não! Vai se sentir pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pense na tristeza que me causaria e pense na sua tristeza agora. Eu posso mudar tudo para você. Basta querer... Pode? Mas como? Perdoe o seu irmão, Eu lhe dou o meu perdão e alivio... Mas Senhor, eu não posso perdoar... Então não me peça perdão também!
·                                 9. Mais uma vez está certo! Mais do que querer me vingar, quero a paz com o Senhor. Está bem, está bem... eu perdôo a todos, mas me ajuda Senhor... Mostre-me o caminho certo... para mim e para os meus inimigos O que você me pede é maravilhoso, estou muito feliz com você... E você... como estás se sentindo? Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca tinha me sentido assim! É tão bom falar com Deus... Mas ainda não terminamos a oração. Continue...
·                                 10. E não me deixeis cair em tentações, mas livrai-nos do mal... Ótimo, vou fazer exatamente o que me pede, mas não se coloque em situações onde possa ser tentado... O que quer dizer com isso? Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar em coisas ruins e em intrigas... Abandone a maldade e o ódio... Isso tudo vai conduzi-lo pelo caminho errado... Não use tudo isso como uma saída de emergência! Não estou entendendo! Claro que entende! Você já fez isso comigo várias vezes. Você entra no erro e depois corre para me pedir socorro... Senhor, estou envergonhado!
·                                 11. Você pede ajuda, mas logo em seguida volta a errar, para em seguida, mais uma vez negociar comigo! Estou com muita vergonha, me perdoa Senhor! Claro que perdôo! Sempre perdôo quem está disposto a perdoar também, mas não se esqueça, quando me chamar, lembre-se da nossa conversa, medite em cada palavra que fala! Termine a sua oração...
·                                 12. Terminar? Está bem... Amém! O que quer dizer “Amém”? Não sei, é o final da oração... Você só deve dizer “Amém” quando aceita dizer tudo o que eu quero, quando concorda com a minha vontade, quando segue os meus mandamentos, porque “AMÉM” quer dizer: assim seja, concordo com tudo o que orei...
·                                 13. Senhor, obrigado por me ensinar esta oração e por me fazer entendê-la... Eu amo cada um dos meus filhos, amo mais ainda aqueles que querem sair do mau caminho e se libertar... Eu te abençôo e fica com a minha paz! Obrigado, Senhor! Estou muito feliz por saber que você é meu amigo!


·                      
        Juliana Ramires Texto: “Uma Conversa Com Deus” Música: “Jesus Que Ma Joie Demeure” Bach juliana_ramires@hotmail.com

TERÇODOSHOMENSPJMJ/CONVITE;070513

A teoria da relatividade pode explicar muitos segredos do universo, no entanto o amor de mãe não é relativo, é absoluto.Ser Mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra. São apenas três letras As desse nome bendito. Também no céu existe três letras e Nelas cabe o infinito. O TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA JESUS, MARIA E JOSÉ,  DA COMUNIDADE DE ANTÔNIO BEZERRA, CONVIDA A TODOS PARA DOMINGO DIA 12 DE MAIO DIAS DAS MÃES, ÀS 07Hs (Manhã) PARA PARTICIPARMOS DA SANTA MISSA E HOMENAGEAR TODAS AS MÃES. A PAZ DE CRISTO, ESTEJA EM NOSSAS FAMÍLIAS.

LITURGIA DIÁRIA;070513


Evangelho (João 16,5-11)

Terça-Feira, 7 de Maio de 2013
6a Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Primeira leitura (Atos dos Apóstolos 16,22-34)

Terça-Feira, 7 de Maio de 2013
6a Semana da Páscoa

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 22a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas.23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco.
25À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 26De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui”.
29Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?”31Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família”.
32Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os de sua família. 33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 137)

Terça-Feira, 7 de Maio de 2013
6a Semana da Páscoa

— Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.
— Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

Santa Flávia Domitila

7 de Maio

Santa Flávia DomitilaEra esposa do governador romano chamado Flávio Clemente, pertencente à família dos flavianos.

Os imperadores Vespaziano, Tito e Domiciano pertenciam também a esta família. Os dois primeiros não aplicaram o edito de Nero, que tornava cada cristão um criminoso, mas Domiciano sim. Com interesses econômicos e de impostos, oprimia judeus e cristãos.

Flávia, cujo marido permitia que ela vivesse a fé, vivia a caridade. Socorria os pobres, cuidava do enterro dos mártires. Porém, seu esposo foi assassinado por Domiciano, que não admitia ter uma cristã em sua família. Ele então desterrou Flávia para uma ilha, onde sofreu muitos maus tratos e foi martirizada.

Peçamos a intercessão da santa de hoje, para que o nosso testemunho seja atual na fé e expresso na caridade.

Santa Flávia Domitila, rogai por nós!