quarta-feira, 29 de maio de 2013

LITURGIA DIÁRIA;280513

Primeira Leitura (Eclo 36,1-2a.5-6.13-19)   Leitura do Livro do Livro do Eclesiástico. 1Tende piedade de nós, Senhor, Deus do mundo inteiro, e olhai! Mostrai-nos a luz do vosso amor. 2aInfundi o vosso temor em todos os povos que não vos procuram, para que saibam que não há outro Deus senão vós. 5Que eles vos reconheçam, como nós reconhecemos, que não há Deus além de vós, Senhor. 6Fazei novos milagres, renovai os prodígios. 13Reuni as tribos todas de Jacó, e dai-lhes a herança como no tempo antigo. 14Tende piedade do povo chamado pelo vosso nome, e de Israel, a quem tratastes corno primogênito. 15Compadecei-vos de vossa santa cidade. de Jerusalém, lugar de vossa morada. 16Enchei Sião de vossa majestade, e de vossa glória o templo. 17Dai testemunho daqueles que, desde o inicio, são vossas criaturas, realizai o que os profetas em vosso nome disseram. 18Dai a recompensa àqueles que esperam em vós, mostrai que os vossos profetas tinham razão. Escutai, Senhor, a oração dos vossos servos, 19pela benevolência que tendes para com vosso povo, conduzi-nos no caminho da justiça, e que o mundo inteiro reconheça que vós sois o Senhor, o Deus de todos os tempos.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 78)   — Tende compaixão e olhai por nós, Senhor! — Tende compaixão e olhai por nós, Senhor! — Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo. — Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados! — Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer! — Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos. 

Evangelho (Mc 10,32-45)   — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. — Glória a vós, Senhor!   Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com. medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre. queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: ‘Vos não sabeis o que pedis Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. E para aqueles a quem. foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João, 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo: 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor. 

MINUTO DE SABEDORIA;280513

CÉU E INFERNO
"Um homem , seu cavalo e seu cão , caminhavam por uma estrada. Depois de muito caminhar, esse homem se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente. 
Às vezes os mortos levam tempo para se dar conta de sua nova condição... A caminhada era muito longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede. Precisavam desesperadamente de água.
Numa curva do caminho, avistaram um portão magnífico, todo de mármore, que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro, o centro da qual havia uma fonte de onde jorrava água cristalina. 
O caminhante dirigiu-se ao homem que, numa guarita, guardava a entrada.* 
Bom dia! - disse.*
Bom dia! - respondeu o guarda.
* Que lugar é este, tão lindo? - perguntou.
* Isto aqui é o céu. - Foi a resposta...
* Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede...
* O senhor pode entrar e beber água à vontade, disse o guarda, indicando-lhe a fonte.
* Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede e...
* Lamento muito - disse o guarda - mas aqui não se permite a entrada de animais.
O caminhante ficou muito desapontado. 
Mas ele não beberia, deixando seus amigos com sede. Assim, prosseguiram no caminho.
Depois de muito andarem morro acima, com a sede e o cansaço multiplicados, chegaram num sítio cuja entrada era uma porteira velha semi-aberta. A porteira se abria para um caminho de terra, 
com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra. À sombra de uma das árvores, um homem estava deitado,cabeça coberta com um chapéu, parecia que estava dormindo:
* Bom dia! - saudou o caminhante.
* Bom dia! - respondeu o homem.
* Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cachorro...
* Há uma fonte naquelas pedras, disse o homem e indicando o lugar. 
Podem beber à vontade.
O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.
· Muito obrigado - disse ao sair.
* Voltem quando quiserem - respondeu o homem.
* A propósito - indagou o caminhante - qual é o nome deste lugar?
* Céu! - respondeu o homem.* Céu? 
Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu!
* Lá não é o céu: aquilo é o inferno. O caminhante ficou perplexo.
* Mas então - comentou - essa informação falsa deve causar grandes confusões.
* De forma alguma! - respondeu o homem, explicando:
 - Na verdade, eles nos fazem um grande favor,
 porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar seus amigos...

TERÇO EM FAMÍLIA;270513


Aconteceu nesta Segunda-feira dia 27 de maio de 2013, o Santo Terço em Família no Salão da Sagrada Família da nossa Igreja Matriz, na qual contamos com a presença de mais de Oitenta Pessoas (80) entre Componentes do Terço e seus Familiares. Logo após, recepcionamos as Famílias com um momento social (bolos, refrigerantes e salgados)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

MOMENTO DE REFLEXÃO;270513

Provérbios Populares

 


É na necessidade que se conhece o amigo.


Mais vale um pássaro na mão do que cem voando.


Pense duas vezes antes de agir.


Depois da tormenta, sempre vem a bonança.


Aprenda todas as regras e transgrida algumas.


De grão em grão, a galinha enche o papo.


Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.


Não confie na sorte. O triunfo nasce da luta.


Dizei-me com quem andas e eu te direi quem és.


A união faz a força.


Se cair, do chão não passa.


Aqui se faz, aqui se paga.


Os últimos serão os primeiros.


Quem tem boca vai a Roma.


Pense rápido, fale devagar.


Melhor um pardal na mão do que um pombo no telhado.


É melhor prevenir do que remediar.


À noite todos os gatos são pardos.


Quem não tem cão caça com gato.


Uma andorinha só não faz verão.


Dia de muito, véspera de pouco.


Desgraça pouco é bobagem.


Papagaio come milho, periquito leva fama.


Os melhores homens são os que as mulheres julgam melhores.


Falar é prata, calar é ouro.


Nunca puxe o tapete dos outros, afinal você também pode estar em cima dele.


Quem tudo quer, tudo perde.


Devagar se vai longe.


Agora, Inês é morta.


Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.

MINUTO DE SABEDORIA;270513

           TERÇO DOS HOMENS PARÓQUIA JESUS,
                MARIA E JOSÉ - ANTÔNIO BEZERRA
                   FORTALEZA - CEARÁ = BRASIL

               MINUTO DE SABEDORIA:
 
Era uma noite iluminada... Um anjo apareceu a uma família muito rica e falou para a dona da casa: estou te trazendo uma boa notícia: esta noite o Senhor Jesus virá visitar a tua casa! Aquela senhora ficou entusiasmada. Jamais acreditara ser possível que esse milagre acontecesse em sua casa. Tratou de preparar uma excelente ceia para receber a Jesus. Encomendou frangos, assados, conservas, saladas e vinhos importados. De repente, tocou a campainha. Era uma mulher com roupas miseráveis, com aspecto de quem já sofrera muito... Senhora, disse a pobre mulher, será que não teria algum serviço para mim? Tenho fome e tenho necessidade de trabalhar. Ora bolas, retrucou a dona da casa. Isso são horas de vir me incomodar? Volte outro dia. Agora estou muito atarefada com uma ceia para uma visita muito importante. A pobre mulher se foi... Pouco mais tarde, um homem, sujo de graxa, veio bater-lhe à porta. Senhora, falou ele, o meu caminhão quebrou bem aqui na esquina. Não teria a senhora, pôr acaso, um telefone para que eu pudesse me comunicar com um mecânico? A senhora, como estava ocupadíssima em limpar as pratas, lavar os cristais e os pratos de porcelana, ficou muito irritada: Você pensa que minha casa é o que? Vá procurar um telefone público... Onde já se viu incomodar as pessoas dessa maneira? Por favor, cuide para não sujar a entrada da minha casa com esses pés imundos! E a anfitriã continuou a preparar a ceia: abriu latas de caviar, colocou a champanhe na geladeira, escolheu na adega os melhores vinhos e preparou os coquetéis. Nesse meio tempo, alguém lá fora bate palmas. Será que agora está chegando Jesus? - pensou ela emocionada. E com o coração batendo acelerado, foi abrir a porta. Mas se decepcionou. Era um menino de rua, todo sujo e mal vestido... Senhora estou com fome. Dê-me um pouco de comida! Como é que eu vou te dar comida, se nós ainda não ceamos? Volta amanhã, porque esta noite estou muito atarefada... não posso te dar atenção... Finalmente a ceia ficou pronta. Toda a família esperava, emocionada, o ilustre visitante. Entretanto, as horas iam passando e Jesus não aparecia. Cansados de tanto esperar, começaram a tomar aqueles coquetéis especiais que, pouco a pouco, já começaram a fazer efeito naqueles estômagos vazios, até que o sono fez com que se esquecessem dos frangos, assados e de todos os pratos saborosos. Na manhã seguinte, ao acordar, a senhora se viu, com grande espanto, na presença do anjo. Será que um anjo é capaz de mentir? Gritou ela. Eu preparei tudo esmeradamente, aguardei a noite inteira e Jesus não apareceu. Porque você fez isso comigo? Porque essa brincadeira? Não fui eu que menti... Foi você que não teve olhos pra enxergar, explicou o anjo. Jesus esteve aqui em sua casa pôr três vezes: na pessoa da mulher pobre, na pessoa do caminhoneiro e na pessoa do menino faminto, mas a senhora não foi capaz de reconhecê-lo e acolhê-lo em sua casa...




                                                                    Jesus, Maria e José nossa família vossa é...                                               
                                                                  WWW.tercodoshomenspjmj.blogspot.com.br

domingo, 26 de maio de 2013

TERÇO DOS HOMENS-CONVITE:260513


Cristo, a ponte sobre o abismo

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.
O pecado originou-se na busca dos próprios interesses. Lúcifer, o querubim cobridor, desejou ser o primeiro no Céu. Procurou dominar os seres celestes, afastá-los de seu Criador, e receber-lhes, ele próprio, as homenagens. Portanto, apresentou falsamente a Deus, atribuindo-Lhe o desejo de exaltação própria. Tentou revestir o amorável Criador com suas próprias más características. Assim enganou os anjos. Assim enganou os homens. Levou-os a duvidar da palavra de Deus, e a desconfiar de Sua bondade. Como o Senhor seja um Deus de justiça e terrível majestade, Satanás os fez considerá-Lo como severo e inclemente. Assim arrastou os homens a se unirem com ele em rebelião contra Deus, e as trevas da miséria baixaram sobre o mundo.
Terra obscureceu-se devido à má compreensão de Deus. Para que as tristes sombras se pudessem iluminar, para que o mundo pudesse volver ao Criador, era preciso que se derribasse o poder enganador de Satanás. Isso não se podia fazer pela força. O exercício da força é contrário aos princípios do governo de Deus; Ele deseja unicamente o serviço de amor; e o amor não se pode impor; não pode ser conquistado pela força ou pela autoridade. Só o amor desperta o amor. Conhecer a Deus é amá-Lo; Seu caráter deve ser manifestado em contraste com o de Satanás. Essa obra, unicamente um Ser, em todo o Universo, era capaz de realizar. Somente Aquele que conhecia a altura e a profundidade do amor de Deus, podia torná-lo conhecido. Sobre a negra noite do mundo, devia erguer-Se o Sol da Justiça, trazendo salvação “sob as Suas asas”. Malaquias 4:2.
O plano de nossa redenção não foi um pensamento posterior, formulado depois da queda de Adão. Foi a revelação “do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos”. Romanos 16:25. Foi um desdobramento dos princípios que têm sido, desde os séculos da eternidade, o fundamento do trono de Deus. Desde o princípio, Deus e Cristo sabiam da apostasia de Satanás, e da queda do homem mediante o poder enganador do apóstata. Deus não ordenou a existência do pecado. Previu-a, porém, e tomou providências para enfrentar a terrível emergência. Tão grande era Seu amor pelo mundo, que concertou entregar Seu Filho unigênito “para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16.
Desde que Cristo veio habitar entre nós, sabemos que Deus está relacionado com as nossas provações, e Se compadece de nossas dores. Todo filho e filha de Adão pode compreender que nosso Criador é o amigo dos pecadores. Pois em toda doutrina de graça, toda promessa de alegria, todo ato de amor, toda atração divina apresentada na vida do Salvador na Terra, vemos “Deus conosco”.
Amanhã segunda-feira dia 27 de maio de 2013, no salão da Sagrada Família, iremos rezar juntos o terço em família com nossas famílias. Sinta-se todos convidados.