quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

EVANGELHO DO DIA:201212


Evangelho (Lucas 1,26-38)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

MINUTO DE SABEDORIA:201212


Deus está dentro de você!
Mas está também dentro de todas as demais criaturas que você encontra.
Mesmo naqueles que não agem com acerto, está habitando permanentemente a Divindade,
que dos erros das criaturas humanas faz nascer o bem e o progresso.
Não julgue, pois, apressadamente, pois aquilo que lhe parece ser um erro pode ser o início
de um resultado maravilhoso.

MOMENTO DE REFLEXÃO:201212



Olhar o presépio com os olhos do coração.


Sejamos como Maria: na contemplação, um olhar de ternura ao Menino Jesus e um coração capaz de acolher as surpresas de Deus.

Sejamos como José: no silêncio, a não-compreensão dos fatos, mas a plena aceitação do mistério de Deus.

Sejamos como os anjos: na alegria, o canto de glória por todos o céu e por toda a terra. "eis que anuncio a vocês uma grande alegria: um menino nasceu, um Filho nos foi dado" (Lc 2,10).

Sejamos como os pastores: na simplicidade, os passos apressados... apressados porque na direção Daquele que era o prometido, a esperança dos pobres e pequenos.

Sejamos como o boi e o burro: na generosidade, o cumprimento da própria missão. Nada melhor do que fazer bem o próprio papel, em tempo e lugar. Estar a serviço... o mundo precisa do que somos mais do que aquilo que temos ou fazemos.

Sejamos como a estrela: um percurso feito na calada da noite, de modo brilhante e convincente. Anunciar... a notícia se faz grande, percorre quilômetros e aponta a direção.

Sejamos como os Reis Magos: na esperança, o acreditar! Caminhar seguindo a estrela, acreditar seguindo o coração.

Sejamos, enfim, como Jesus: humilde, pequeno, pobre e simples. Na comunhão com o Infinito, com o Criador, um sim à vida. Eis-me aqui... vim para fazer a tua vontade.

Feliz natal!


Padre Antônio Geraldo Dalla Costa

SANTO DO DIA:201212

20 de dezembro

São Domingos de Silos
É historicamente reconhecida a influência das ordens religiosas na formação da sociedade européia na Idade Média. Numa época onde a força era a suprema lei e o valor militar de um homem se sobrepunha a todos os outros, os monastérios eram verdadeiros oásis de paz e os monges, os guardiões da cultura, do direito e da liberdade. Talvez o maior defensor dos valores monásticos tenha sido o religioso Domingos de Silos, que valorizava nos mosteiros o ensino não só da agricultura como dos demais ofícios e artes.

Domingos nasceu no ano 1000, em Navarra, Espanha, no seio de uma família pobre e cristã. Quando menino, foi pastor de ovelhas. Já desse período se conta que era bondoso ao extremo, oferecia leite de ovelha para alimentar os caminhantes pobres. Ao mesmo tempo, gostava muito de estudar, motivo que levou seus pais a entregá-lo ao padre da paróquia onde moravam. Ele criara uma escola ao lado da igreja.

Saiu-se tão bem que o padre quis ordená-lo sacerdote. Antes disso, Domingos resolveu experimentar a vida de eremita para depois, enfim, entrar num convento beneditino, onde descobriu sua verdadeira vocação, pois logo se tornou exemplo para os demais monges. Quando completou trinta anos, foi encarregado de restaurar e reabrir o Mosteiro de Santa Maria, havia muito tempo fechado. Para isso tornou-se esmoleiro, trabalhou como operário, fez de tudo um pouco para conseguir recursos e poder receber os candidatos à vida monástica. A surpresa veio, quando viu que, entre eles, estava seu próprio pai, além de alguns parentes.

Terminada essa obra, foi convidado a ser o abade do Mosteiro de São William de la Cogola. Foi perseguido, porém, pelo príncipe de Navarra, que tinha a intenção de apossar-se dos bens do convento. Assim, teve de refugiar-se em Castela. Lá, recebeu com prazer a missão de reavivar o Mosteiro de São Sebastião de Silos, em Burgos, quase desabitado e em decadência total. Domingos foi abade do mosteiro por mais de trinta anos, sendo considerado seu novo fundador. Imprimiu espírito novo, atividade intensa e fecunda, tornando-o um centro de cultura e cenáculo de evangelização.
Ao final da vida, era chamado de "apóstolo de Castela". Previu a data da própria morte, que ocorreu em 20 de dezembro de 1073. Festejado nesse dia pela Igreja como são Domingos de Silos, a sua popularidade é muito vasta. Depois de sua morte, o nome do abade foi impresso, na história da Espanha, ao lado de "el Cid Campeador", o libertador do povo espanhol do jugo dos invasores infiéis. SÃO DOMINGOS... ROGAI POR NÓS.
 




 

CÂNTICOS MISSA DIA 22-12-12 THPJMJ


SANTA MISSA 22 DE DEZEMBRO DE 2012
TERÇO DOS HOMENS PARÓQUIA JESUS, MARIA E JOSÉ

 Canto de Entrada:    Nº 01
1-A família está reunida, num sinal de amor  e muita fé. Tendo à frente a Sagrada Família de Jesus, Maria e José. (2x)
2- Liberdade o povo deseja, e a Sagrada Família conduz, os seus filhos num reto caminho, de verdade, de amor e de luz.
3- A Sagrada Família é exemplo para aquele que diz ser cristão. E espera um dia encontrar, o caminho da libertação.  

 Deus Trino: Em nome do Pai... (Rezado ou Cantado)

Cântico Conveniente:    Nº 37
1-   É no campo da vida que se esconde um  tesouro. Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha. É presente de Deus,  é o céu já aqui, o amor mora ali e se chama família.
Como é bom Ter a minha família, como é bom. Vale à pena vender tudo o mais para poder comprar, este campo que esconde um tesouro que é puro Dom. É meu ouro, meu céu, minha paz, minha vida, meu lar.
2.   Até mesmo o céu desejou ser família, para que a família desejasse ser céu. Nela se faz a paz no ouvir, no falar. E na arte de amar, o amargor vira mel.
3.   Na família a mentira não se dá com a verdade. E a fidelidade sabe o peso da cruz. Porque lá há amor, há renuncia e perdão, há também oração e o chefe é Jesus.
4.   Surgem falsos brilhantes enganado a família. Tão sutil armadilha de um doce sabor. A riqueza maior é de Deus a presença, na saúde ou doença, na alegria ou na dor.

Ato Penitencial:   Nº 07
1 -   Convite gentil, não sei desprezar. Que importa o que foi! Eu vim pra curar! Quem nega o perdão em nome da lei, não quer ver o mundo irmão.
Perdão, ó Senhor, misericórdia. Perdão Senhor Deus da vida (2x)
2.    Não posso aceitar o zelo fatal, do fogo do céu em troca do mal. Eu vim me propor, não vim pra forjar, resposta com tal furor.
3.    Tecer elogios por coisa qualquer, revela, afinal, o quanto se quer. Porém escutai: mais vale cumprir, o quanto ensinei do Pai.

Aclamação do Evangelho:   Nº 18
1- Como Maria, eu agora vou ouvir, a Boa Nova que é a Palavra do Senhor.
Guardando sempre em toda a minha vida, esta mensagem de justiça e amor.
Palavra do meu Senhor. Boa Nova de Salvação. Caminho de verdade e de libertação (2x)

 Ofertório:   Nº 22
1-   Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual. Vai apresentar ao Pai teu Menino: Luz que nasceu no Natal / E, junto à sua cruz, quando Deus morrer fica de pé / Sim, Ele te salvou, mas o ofereceste por nós com toda fé /

2-   Nós vamos renovar este sacrifício de Jesus. Morte e Ressurreição, vida que brotou de sua oferta na cruz / Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação / Culto agradável a Deus é fazer a oferta do próprio coração /


Santo:   Nº 32
1- Eu celebrarei, cantando ao Senhor, e só Nele me alegrarei. (2x)
Eu o louvo e adoro porque tens triunfado (2x)
Santo é o Senhor, Deus do universo  (3x)  Porque Grande és.
Ó, ó, hosana nas alturas  (3x)  Porque Grande és.
Bendito é, bendito o que vem  (3x)  em nome de Deus 


Amem:    A, a,a,amém...

Canto de Paz:   Nº 35
1- Aperte a minha mão, irmão quero te dar a paz, do meu Senhor. Me dê um abraço forte, bem mais forte do que forte, num gesto de amor.
A paz do Senhor quero te dar, meu irmão. Com toda alegria que existe em meu coração  (2x)

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo / tende piedade;(2x)
Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo / dai-nos a paz /
Dai-nos a vossa paz... A vossa paz.

Comunhão:   Nº 49
- Tua presença meu Senhor posso notar. Vejo as pegadas que deixaste em nosso altar.
Onde em mistério tu te mostras sem que os olhos possam ver. Mas o percebe o coração que sabe crer.
-Crer que o altar é o lugar da comunhão. Onde humano e divino dão-se às mãos.
E os sabores desta terra se misturam aos do céu.
Frutos da vida que nos mostram quem Tu És.
-Te adorarei, Senhor, de todo coração. Te louvarei, te bendirei, Te glorificarei, Senhor.
E enquanto espero e tua volta eu volto aqui. Te receber em mim eterniza a minha vida. (2x)
-Tua presença meu Senhor posso sentir. Vejo as pegadas que deixaste em meu jardim.
Onde as belezas desta terra prenunciam as do céu. Só pode ver o coração que sabe crer.
-Crer que o eterno neste tempo já se faz. E a vida humana neste altar é muito mais.
Nele antecipa-se à chegada de quem nunca se ausentou. Pois a saudade é uma forma de ficar.

Pós-Comunhão:   Nº 29
1- Diante de tua presença me encontro, Senhor, Deus infinito / O teu olhar me acompanha e sabes quem sou /
Ao enxergar tua grandeza e minha pequenez / Eu reconheço que minha história é nada sem o teu amor /
2-Por isso venho te buscar. Porque eu preciso, meu Deus, em teus braços estar /
Morar em teu coração e entregar-me a ti, inteiramente /
Me abandonarei em ti, Senhor / Em ti repousarei /
A tua ternura me acolhe / Um refúgio seguro encontrei /
O meu coração venho a ti render / Toma meu ser, meu querer /
Recebe, Senhor, minha vida Como prova viva de amor / Em teu altar, Senhor / (repete II)
Me abandonarei no teu amor / Em teu altar Senhor / (2x) Final.

 Canto Final:   Nº 66
- Busca em Jesus a plenitude do Santo Espírito e do seu amor. Deixa que Ele te envolva em seu calor. Deixa Jesus cuidar das coisas que atormentam o teu viver. Qual luz do alto Ele virá sobre o teu ser.

Oh, oh, oh! Cristo. Meu Cristo, vem em mim morar (2x)

Ó! Vem cantar com alegria, encher de paz meu coração. Ergue teus braços, louva a Deus em oração. A ele dá tuas tristezas, desilusões e tua cruz. Então terás a vida em nome de Jesus.



                                         www.tercodoshomenspjmj.blogspot.com.br  

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MOMENTO DE REFLEXÃO:171212


 
 Parábola, Julgando PessoasUma senhora ia fazer uma viagem de avião e, no caminho da sala de embarque, resolveu compraruma revista e um pacote de biscoitos.Já na sala, sentou-se numa poltrona para descansar e ler um pouco enquanto o vôo não era chamado.Ao Lado dela, sentou-se um homen e, quando ela pegou o primeiro biscoito, ele também pegou um. A senhora sentiu-se ultrajada, mas não disse nada e apenas pensou: “Que sujeito abusado e atrevido”.
A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um e a senhora ia ficando tão iradaque não conseguia reagir, e seu rosto crispado deixava á mostra toda a sua revolta com aquele homem.Restava apenas um biscoito e ela pensou: “O que esse cara vai fazer agora”?E então o homem pegou o biscoito e partiu-o ao meio deixando a outra metade para ela. Ela não suportando mais aquela situação, fechou a revista com fúria, pegou sua bolsa e dirigiu-se ao embarque.
 Já dentro do avião, ela sentou-se á sua poltrona e, para sua supresa, seu pacote de biscoitos estava inctacto em sua bolsa. A vergonha e sentimento de culpa vieram á tona no vermelho da sua face e não havia mais como se desculpar.O homem havia dividido os biscoitos dele sem se sentir revoltado ou indignado enquanto ela bufava de ódio por julgar errada a situação.

SANTO DO DIA:171212

 
17 de dezembro

São João da Mata
A missão de salvar cristãos prisioneiros dos turcos foi mostrada a João da Mata em uma visão que teve ao celebrar logo a sua primeira missa. Essa foi a motivação que tornou possível a Ordem da Santíssima Trindade e da Redenção dos cativos, ou somente Padres Trinitários, como são conhecidos, que tinha como objetivo resgatar cristãos presos e mantidos como escravos pelos inimigos muçulmanos. Nessa época, o Império Otomano, dos turcos muçulmanos, dominava aquelas regiões.

A nova Congregação foi fundada em 1197 por João da Mata, com o apoio do religioso Félix de Valois, considerado seu co-fundador, também celebrado pela Igreja. A autorização da Igreja veio através do papa Inocêncio III, um ano depois. Mas João, antes de procurar o auxilio de seu contemporâneo Félix, já levava uma vida social e religiosa voltada para a luta a favor dos oprimidos.

João da Mata nasceu em 23 de junho de 1152, em Francon, no sul da França, e desde pequeno mostrou sua preocupação para com os injustiçados. Ele chegava a dividir com os pobres todo o dinheiro que recebia dos pais para seu divertimento. Depois de tornar-se sacerdote e ter-se doutorado em teologia em Paris, procurou Félix, que vivia recluso e solitário, com o qual conviveu por três anos. Nesse período, planejaram a criação da nova Ordem e a melhor maneira de lutar pela liberdade dos cristãos, então subjugados, segregados e muitos mantidos em cativeiro.

Para isso ele ergueu, então, a primeira comunidade em Cerfroi, região deserta nos arredores de Paris, que depois se tornou a Casa-mãe da Ordem dos Trinitários. De lá os sacerdotes missionários formados passaram a soltar os cativos, levando-os, em triunfo, a Paris. O próprio João da Mata organizou uma expedição à África, onde resgatou, pessoalmente, um grande número de cristãos em cativeiro. Em uma segunda viagem, caiu nas mãos dos muçulmanos, foi espancado e deixado sangrando pelas ruas de Túnis, na Tunísia.

Recuperou-se, reuniu os cristãos e os embarcou num navio que devia levá-los a Roma. O barco acabou sendo atacado, teve as velas rasgadas e o leme quebrado. Os registros e a tradição contam que João da Mata tirou o manto, rezou, transformou-o numa vela, pediu a Deus que guiasse o navio e, assim, chegaram ao porto da cidade italiana de Óstia. Depois, muitos outros cristãos foram libertados dessa maneira, na África, pelos integrantes que engrossavam a nova Congregação.

A Ordem dos Trinitários cresceu tanto que seu fundador teve de construir várias outras casas comunitárias, tamanha era a solicitação para o ingresso. João da Mata morreu santamente, no dia 17 de dezembro de 1213. O papa Inocêncio XI elevou à honra dos altares são João da Matha, cuja celebração foi estabelecida para o dia de sua morte. São João da Mata... Rogai por nós.


 

MSG DO DIA;171212

MINHA EXPERIENCIA COM O NATAL

UM DIA DEPOIS DE UMA VIGILIA CHEGUEI EM CASA ANIMADO PARA PARTICIPAR DA CEIA DO NATAL.ISSO SE NÃO ME FALHA A MEMORIA EM 98.

QUANDO ME PREPARAVA PARA COLOCAR A COMIDA DA CEIA EM MEU PRATO O ESPIRITO DE DEUS ME DIRIGIU A SEGUINTE PERGUNTA:PODE-SE PARTICIPAR DA MESA DO SENHOR E DA MESA DOS DEMONIOS?
CONFESSO QUE FIQUEI SURPRESO POIS NÃO E SEMPRE QUE OUVIMOS A VOZ DO ESPIRITO SANTO FALANDO EM NOSSO INTERIOR AO NOSSO ESPIRITO.
DEPOIS DESSE FATO AO ANALISAR O NATAL VERIFIQUEI QUE E UMA FESTA PAGÃ E SUAS COMIDAS SÃO OFERECIDAS AOS IDOLOS E A BIBLIA MOSTRA QUE TUDO QUE E OFERECIDO AOS IDOLOS QUEM RECEBE SÃO OS DEMONIOS.

MEDITE NESTES VERSICULOS 

EVANGELHO DO DIA:171212


Evangelho (Mateus 1,1-17)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.